Se tiver alguma dívida pendente, o sistema indicará as empresas ou instituições relacionadas. Veja o passo a passo para fazer a consulta pelo site: Acesse o site serasa.com.br. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”.
Acesse https://www.serasa.com.br/ e clique em "Consultar CPF e score grátis" Faça login ou cadastre seu CPF no sistema. Clique em "Meu CPF" e verifique se há pendências, que estão separadas entre dívidas, protestos, cheques sem fundo, falências e ações judiciais.
Com o acesso criado e liberado, basta clicar em “Consulte seu CPF” para checar registros de inadimplência em seu nome. O SPC Brasil também disponibiliza um aplicativo para baixar no Google Play e na Apple Store.
O Serasa está mais vinculado a dívidas bancárias, como empréstimos não pagos, cheque especial, entre outras modalidades de pendências; O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por sua vez, está mais associado a dívidas com lojistas, como parcelas de compras não pagas.
Como consultar dívidas no CPF para Limpar Nome no SPC, SERASA e Outros - com Cae Galvão
Quanto tempo a pessoa fica com o nome sujo no SPC?
O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.
Basta entrar em contato com o Ministério ou a Secretaria da Fazenda da sua localidade. Na maioria dos casos, é possível consultar tudo diretamente pela internet. Da mesma forma que ocorre nas demais dívidas, neste caso, o órgão responsável também envia a notificação antes de fazer a suspensão do CPF ou CNPJ.
Existem outras instituições de análise de crédito, como o SCPC/ Boa Vista e o próprio Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que também monitoram o histórico financeiro dos consumidores. Logo, se você não encontrar seu nome no Serasa, pode ser porque ele esteja negativado somente nesses birôs.
Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.
Entre no site do BC e digite seu CPF (Caso não tenha conta no sistema Gov.com ou precise recuperar sua senha, digite seu CPF na página de acesso e insira os dados pessoais solicitados) Digite sua senha do Gov (a mesma utilizada para acessar a carteira de habilitação digital ou carteira de vacinaçãol)
O termo “caducar” é usado para expressar o momento em que uma dívida deixa de constar nos cadastros de inadimplentes mesmo sem ter sido quitada. Para que isso aconteça, ela precisa estar ativa há pelo menos cinco anos.
É verdade que depois de 5 anos o nome limpa no Serasa?
Sim. Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.
Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.
Como saber se meu nome está sujo grátis pela internet?
Acesse o site serasa.com.br. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”. Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso. São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.
Na Serasa, constam dados de pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas em aberto junto às instituições financeiras. Essas dívidas podem ser provenientes de cartões de crédito, cheque especial e/ou empréstimos.
A consulta de dívida ativa é bastante simples de ser feita. Basta entrar em contato com o Ministério ou a Secretaria da Fazenda da sua localidade. Na maioria dos casos, é possível consultar tudo diretamente pela internet.
A consulta dos débitos pode ser feita pelos sites do Detran dos respectivos estados, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), uma espécie de CPF do veículo, que pode ser encontrado no CRLV do automóvel. A pesquisa também pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de cada estado.
A inadimplência poderá acarretar o apontamento da dívida nos órgãos de proteção ao crédito, bem como possível penhora de bens e contas bancárias em garantia dos débitos.
Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente. Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.
O que acontece se eu não pagar uma dívida depois de 5 anos?
Afinal, a dívida caduca após 5 anos? O advogado civil do escritório FRK Advogados Luiz Carlos Waisman Fleitlich explica que o credor tem o prazo de cinco anos, a partir da data de vencimento da dívida, para cobrá-la judicialmente. Depois disso ele perde o direito de cobrar o devedor na Justiça.
Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.
Um ano para dívidas com seguros (veicular, vida, residencial, entre outros) e hospedagem. Dois anos para prestações alimentares. Três anos para empréstimos bancários de qualquer natureza. Quatro anos para pretensões relativas à tutela.
Como saber se a dívida foi vendida? Quando a questão é “banco vendeu minha dívida e agora”, para saber se o débito foi mesmo vendido, é recomendável entrar em contato com a instituição financeira original com a qual a dívida foi contraída e solicitar informações sobre a situação atual.