Localize a válvula do pneu, geralmente uma válvula Schrader, e remova a tampa. Assegure-se de utilizar a ferramenta adequada para evitar danos à válvula. Infle os pneus até atingir a pressão desejada, conferindo com o manômetro para assegurar que a pressão esteja dentro dos limites recomendados.
Porém, para essa pergunta, não existe uma única resposta. Isso porque a pressão é equivalente ao peso do ciclista, o aro, a largura do pneu e o tipo do solo. Por exemplo, se você quer saber como encher pneu de bicicleta com aro 29, seu peso for 60 kg e a largura do pneu for 60 mm, a pressão correta será 29 psi.
É crucial ajustar a pressão dos pneus conforme as especificações, considerando variações de acordo com o tamanho do pneu, o peso da bicicleta e o do ciclista. A pressão ideal para os pneus pode variar de 30 a 50 PSI, ressaltando a importância de conhecer a calibragem específica para seu equipamento.
É aconselhável não exceder 8,5 bar, mesmo para um ciclista com 100 kg. Para ciclistas mais leves, com 50 kg ou menos, o limite inferior de 6 bar é o mínimo abaixo do qual não é aconselhável descer, ou corre-se o risco de trilhar a câmara-de-ar nos buracos.
Uma regra geral é enchê-lo até que ele fique duro ao apertar, ou seja, que você não consiga deformá-lo apertando forte. Chegando nesse ponto, pare de encher, suba na bicicleta e tente ver se com o seu peso o pneu está deformando muito. Se tiver, encha mais um pouco até deformar menos.
De acordo com a tabela, por exemplo, a calibragem para pneu com aro 29 varia entre 30 a 40 psi. Esse mesmo intervalo é indicado para os modelos com câmara do pneu com aro 26. Por isso, o ciclista deve se atentar ao peso e ao tipo de pneu para descobrir a pressão certa.
A maioria dos pneus de mountain bike são calibrados entre 25 e 40 PSI. Todos os pneus têm a faixa de pressão ou pressão máxima recomendada pelo fabricante (em PSI e/ou bar) marcada em suas paredes laterais e/ou aros.
Você pode ter a opção de encher um pneu de bicicleta em um posto de gasolina ou com um compressor de ar. Se for o caso, é importante proceder com extremo cuidado.
Para bicicletas aro 20 coloque de 25 a 35 PSI. Para speeds (Caloi 10 e afins) pode ser colocado de 70 a 120 PSI. Caso queira calibrar seu pneu porém não tenha malícia com o equipamento do posto, pode vir a uma de nossas lojas e fazemos a calibragem de seu pneu gratuitamente.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla.
Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
No posto, ajuste o calibrador para a pressão desejada. Conecte-o à válvula do pneu com cuidado, pois as bombas de ar de postos são poderosas e podem encher o pneu rapidamente. Monitore a pressão durante o processo e interrompa a inflação assim que alcançar a pressão ideal.
A pressão ideal varia conforme o modelo da bicicleta e o tamanho dos aros, tornando-se essencial aferir a pressão correta. Use um manômetro para verificar a pressão atual dos pneus, garantindo que esteja dentro da faixa recomendada.
Um pneu esvaziar-se sozinho, lentamente, é normal. O ar aprisionado no pneu da bicicleta compõe-se de moléculas de azoto e de oxigénio. Estas moléculas, muito finas, podem passar através da câmara de ar e do pneu. É esta permeabilidade que origina o esvaziar.