Cada letra na escala representa uma diferença percentual no consumo de combustível em comparação com a média do mercado. Por exemplo, um pneu classificado como “B” pode consumir cerca de 3% a mais de combustível do que a média, enquanto um pneu classificado como “F” pode consumir 18% a mais.
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.
A etiqueta mostra neste critério uma graduação de resistência ao rolamento, que vai de “A” até “G”, no qual “A” é o mais eficiente e “G” é o menos eficiente na classe de consumo de combustível. A seta mais escura, neste caso “B”, indica o nível de performance de pneu.
O ruído de rolamento do pneu é medido em decibéis e o número exato é apresentado na parte inferior da etiqueta. Os pneus com um baixo nível de ruído apresentam entre 67 e 71 dB. O nível mais elevado representa ondas sonoras entre 72 e 77 dB.
Para que você tenha uma referência sobre esse ponto, os níveis de ruído máximos permitidos por categoria de veículo são: 75 dB em veículos de passeio; 77 dB para veículos comerciais leves e utilitários; 78 dB para veículos comerciais (ônibus e caminhões).
Um pneu marcado com 68 dB será significativamente mais silencioso do que um com 75 dB. 8. Ruído dos Pneus e Conforto na Condução Além do impacto ambiental, o ruído dos pneus também afeta o conforto da condução.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
Para carros de passeio, rodas com aro entre 15 e 17 polegadas são adequadas e oferecem um equilíbrio entre estabilidade e economia de combustível. Além disso, rodas de alumínio são mais leves e criam menos atrito do que rodas de aço.
Cada letra na escala representa uma diferença percentual no consumo de combustível em comparação com a média do mercado. Por exemplo, um pneu classificado como “B” pode consumir cerca de 3% a mais de combustível do que a média, enquanto um pneu classificado como “F” pode consumir 18% a mais.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.
A última letra indica o índice de velocidade máxima recomendada para o pneu de moto específico. No exemplo utilizado, a letra V indica rodar até 240 km/h.
É possível também medir a profundidade dos sulcos utilizando uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso o contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente.
Divide-se o valor pela quantidade de meses: 300 / 15 = 20. R$ 20 é o valor mensal da troca de pneus. Depois, é só aplicar o método de dividir o valor mensal pela quilometragem rodada. Se o caminhão rodou 10.000 km no mês, então: 20 / 10.000 = 0,002.
Os sinais mais claros de que você precisa trocar os pneus do carro são facilmente observáveis. Se existe discrepância de desgaste, se os sulcos já não estão como deveriam ou, até mesmo, se existem bolhas, furos e cortes. Todos estes são fatores que influenciam fortemente na hora de tomar a decisão de trocar os pneus.
Instalar rodas maiores em um automóvel não só afeta o desempenho como também eleva o consumo de combustível. Ou seja, o efeito meramente estético acaba comprometendo o desempenho.
Outro item é o consumo de combustível: quanto maior o atrito com o asfalto, maior o consumo. Ele é classificado de A até G: quanto mais próximo do A (A, B ou C), menor o consumo de combustível. Quanto mais lá embaixo na classificação, F ou G, maior o consumo – que interessa para o seu bolso.
Se a ideia é instalar pneus maiores, lembre-se que quanto maior for o pneu, mais pesado ele será e isso faz com que o motor do carro tenha que se esforçar mais para mover o veículo, resultando em maior gasto de combustível.
Qual a melhor calibragem para economizar combustível?
Ele é mais exigido quando os pneus não estão calibrados. Por isso, não judie do seu motor. Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro gasta 10% mais combustível.
Dirigir em alta velocidade. Além de ser um perigo extra a quem está dentro do veículo, dirigir em alta velocidade, principalmente em curvas, contribui muito para o desgaste excessivo dos pneus. Você está gastando muito o “ombro” desta peça, reduzindo sua vida útil e dirigibilidade.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Os pneus mais silenciosos do mercado é o Bridgestone Turanza Serenity Plus. 🌟 O Turanza Serenity Plus é o modelo silencioso proposto pela marca Bridgestone. Um pneu que tem o poder de oferecer um rendimento quilométrico muito elevado e se destaca por ser pouco ruidoso no contato da roda com o pavimento. . . .
Caso não saiba, todo pneu é submetido a testes, recebendo uma pontuação que chamamos de classificação. As mesmas são A, B e C. Ou seja, pneus de classe A são considerados ótimos, B bom e C médios. Essas informações estão sempre gravadas na lateral do pneu, e também podem estar presentes na embalagem.
Uma coisa que você pode fazer é certificar-se de que seus pneus estão inflados com a pressão correta. Pneus com pressão insuficiente criarão mais ruído na estrada do que pneus com pressão adequada. Além disso, você pode reduzir o ruído da estrada do seu carro mantendo-o limpo.