A cifose é observada olhando o paciente de perfil ou de lado, onde é possível notar a popular “corcunda” na região dorsal. Em situações normais, a cifose torácica pode variar entre 20 e 45 graus. Quando há uma curva torácica acima de 45 graus estamos diante de um caso de Hipercifose.
O cálculo dos três índices de cifose (KIX, KIFint, KIFT12) foi realizado segundo Hinmann,11 utilizando a Equação 1. KI = largura x 100 Equação 1 comprimento De posse dos três índices de cifose (KIX, KIFint e KIFT12), os mesmos foram inseridos na Equação 2, proposta por Greendale et al.
Sua curvatura não impacta esteticamente, exceto quando apresenta-se acentuada, gerando a corcundez. Portanto, quando ultrapassa o limite comum de até 45 graus, a cifose pode indicar sérios problemas, como a hipercifose ou até mesmo o agravamento de doenças neuromusculares.
COMO SABER O GRAU DA HIPERCIFOSE (CORCUNDA) - 4º EPISÓDIO - Fisioprev com Guilherme Stellbrink
É possível corrigir a cifose?
A cifose pode ser corrigida por meio de colete e exercícios de correção postural. Em casos mais avançados, a depender do grau da cifose, a correção deve ocorrer com cirurgia (artrodese da coluna).
Cifose congênita frequentemente piora com o passar dos anos. Além do problema estético, há risco de compressão dos nervos. Por esse motivo, é frequente necessidade de correção cirúrgica da cifose congênita. Trata-se de deformidade tipo cifose, rígida, que surge durante a fase de adolescência.
A cifose é observada olhando o paciente de perfil ou de lado, onde é possível notar a popular “corcunda” na região dorsal. Em situações normais, a cifose torácica pode variar entre 20 e 45 graus. Quando há uma curva torácica acima de 45 graus estamos diante de um caso de Hipercifose.
Na maioria dos casos, a concurdez ocasionada pela hipercifose não gera dor ou qualquer sintoma além de um incômodo estético; no entanto, há pacientes que se queixam de dores nas costas e outros sintomas como consequência da hipercifose.
A resposta é SIM! Se essa dor nas costas causar uma incapacidade permanente para o exercício da atividade do trabalhador e ele preencher as demais condições para ter acesso a aposentadoria por Invalidez.
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.
Dessa forma, o ortopedista cuida de problemas ósseos, traumas (fraturas, torções e luxações), tumores ósseos, osteoartrose e deformidades da coluna (escoliose, hérnia, cifose etc.).
Novamente, alguns graus cifose são normais – entre 20-50 graus; curvas superiores a 50 graus são consideradas anormais. A coluna com cifose pode parecer normal, ou pode desenvolver uma aparência “corcunda”. A cifose leve pode causar alguns problemas.
Em muitos casos, a fisioterapia, exercícios de fortalecimento muscular e dispositivos ortopédicos podem ser recomendados para melhorar a postura e a curvatura. Em casos mais graves ou quando a hipercifose é causada por uma condição médica subjacente, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a curvatura.
Entre 10 a 20 graus: curva leve, já demandando a necessidade de acompanhamento especializado; De 20 a 40 graus: curva moderada; Mais de 40 a 45 graus: curva moderada a grave.
Embora a reversão completa possa não ser possível em todos os casos, existem várias intervenções que podem melhorar significativamente a postura e reduzir a progressão da curvatura.
Aliás, cifose nem é doença, mas uma leve curva para a frente (plano sagital) da coluna, que é natural e observada em todas as pessoas. Portanto, cifose é apenas a descrição de um tipo de curvatura. Quando ela é acentuada demais, aí sim, estamos diante de uma patologia que é chamada de hipercifose.
É possível reverter a corcunda? “Sim, é possível! Recebemos vários pacientes com esse problema aqui na clínica. É possível ter bons resultados com um plano de tratamento que inclui sessões de fisioterapia, exercícios e criação de consciência corporal”, enfatiza Pedro.
Um Raio X extra longo da coluna vertebral visa o estudo da coluna numa única imagem, sendo um exame importante em algumas patologias, como são exemplo os desvios da coluna (escoliose, cifose, lordose).
Este cálculo pode ser feito com exames impressos ou por programas de computador. O ângulo de Cobb deve evidenciar a angulação máxima da curva da escoliose. Para sua mensuração, são desenhadas duas retas nas vertebras mais inclinadas dentro da concavidade da curva, tanto superiormente, quanto inferiormente.
Você precisa passar com um fisioterapeuta que te avaliará, orientará e realizará o tratamento adequado para que posteriormente você mantenha uma atividade física na academia. Sem orientações adequadas você pode piorar suas alterações posturais.
A cirurgia de Hipercifose realizada pelo cirurgião ortopédico Dr. Felipe Lopes, é um procedimento de alta complexidade que consiste em corrigir o que se chama de corcunda. A cirurgia alivia as dores, normaliza a postura e oferece qualidade de vida ao paciente.
É comum o usuário inclinar o pescoço para baixo quando está mexendo no celular. E quem passa o dia enviando mensagens, checando o Facebook e lendo e-mails no aparelho pode estar pressionando demasiadamente a coluna cervical e afetando a postura.