Essa é uma dúvida muito comum e a dica para lembrar qual número da lixa ideal é lembrar que quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será. Ou seja, é uma lógica inversamente proporcional. De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina).
Ao observar a numeração da lixa para madeira, se você encontrar um número entre 40 e 60, é sinal de que ela é de grãos grossos e serve para realizar o desbaste inicial, como tirar camadas superficiais de verniz ou tinta. Vale notar que, quanto menor for o número, mais intensa é a retirada de partes da superfície.
Identifique o objetivo da preparação: se o objetivo for remover irregularidades grandes, como rebarbas ou resíduos de massa corrida, opte por uma lixa de grão mais grosso. Se for apenas suavizar a superfície, uma lixa de grão médio ou fino pode ser suficiente.
Grão muito fino (150, 180 ou 220): Ideal para processo de semiacabamento. Grão fino (100 ou 120): Ideal para preparar a madeira antes de pintura e envernização. Grão médio (80): Ótimo para lixar superfícies que requerem lixa média a grossa.
Com a superfície definida, outra característica em que é preciso ficar atento é a numeração que vem em cada produto. É bem simples: a lixa deve ser usada para superfícies lisas e finas se tiver um número alto. No caso de uma numeração baixa, como 40, significa que o seu uso é indicado para superfícies rústicas.
As lixas são usadas para corrigir imperfeições, contaminantes, deixar as superfícies opacas ou dar mais brilho, nivelar, polir, e facilitar o processo de repinturas, aumentando a aderência a novas camadas de tinta ou verniz. Um item multifuncional, sendo muito útil para pinturas e reparação de materiais.
Serve para retirar desníveis da madeira, farpas e preparar para o acabamento. Mas, como escolher o número da lixa? A dica principal é saber que, quanto maior o número da lixa, mais fina ela é. Ou seja, de acordo com a variação dos tipos de lixa, a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina).
Sua função é preparar o material natural para um acabamento perfeito, nivelando, removendo imperfeições e qualquer resquício de tinta, de verniz ou outro material aplicado. Também serve para nivelar paredes após a aplicação de argamassa para preparação de pintura.
Se a superfície estiver mais firme, sem muito excesso de reboco e tinturas quebradiças, você pode utilizar lixas 220 ou 240, que são mais finas. Já se sua parede apresenta partes mais grosseiras, a indicação é de lixas 80 ou 100.
A numeração de cada lixa está diretamente ligada a quantidade de grãos que aquela lixa possuí, quando mais alto o número, mais grãos ela possuí e mais delicado é seu lixamento. Os números nas lixas podem variar de 24 a 1.000, sendo os menores valores as lixas mais grossas, e os mais altos as lixas mais finas.
Granulações. As lixas têm graduações, e essa especificação chama-se Grão ou Grana. As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600. Quanto menor o número, mais grossa será a lixa, e naturalmente, quanto maior, mais fina.
A Lixa 100 Vòlia é uma lixa de granulometria grossa. Indicada para manutenção de unhas em gel e para retirar excessos dos alongamentos em acrílicos. Possui formato bumerangue que auxilia no lixamento de vários ângulos e possui a mesma granulagem dos dois lados, aumentando a vida últil da sua lixa.
Lixas mais grossas possuem números menores e são utilizadas para desbaste pesado. Já as lixas de grãos finos possuem números maiores e são utilizadas para dar acabamento.
Qual tamanho de lixa devo usar? O número da lixa está relacionado à quantidade de grãos do material abrasivo por polegada quadrada. Consequentemente, quanto maior o número da lixa, mais fina ela é e menor o seu poder de desbaste. São consideradas lixas grossas as de número 20 até 80.
Essa é uma dúvida muito comum e a dica para lembrar qual número da lixa ideal é lembrar que quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será. Ou seja, é uma lógica inversamente proporcional. De acordo com a variação dos tipos de lixa a granulação varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina).
Mas se você não sabe o que é granulação de lixa, essa também é uma informação que merece a sua atenção no momento da compra. Quanto menor for o número da lixa, mais grossa essa ferramenta será. Ou seja, no caso da lixa massa quartzolit, a lixa com granulação #80 é mais grossa que a de #220, mais fina e delicada.
A granulometria das lixas para metal varia entre lixas finas (240 a 5000), lixas médias (entre 100 e 200) e lixas grossas (8 a 80). Dependendo do tipo de trabalho, é preciso se atentar ao número de granulação da sua lixa.
A Lixa Massa e Madeira 180 da Atlas permite remover as imperfeições de superfícies, proporcionando um melhor acabamento na pintura. INDICAÇÃO DE USO: - Indacada para preparação de paredes que irão receber tintura, preparação e acabamento fino em massas e para lixamentos em madeira.
Para escolher a lixa manual ideal, você deve saber em que material você vai usá-la – se madeira, metal ou gesso – e se é para um trabalho mais pesado ou mais leve. Além disso, as lixas são ideias para remover resíduos, preparar superfícies, nivelar, dar acabamento, entre outros.
A lixa diamantada conta com grãos de diamante sintético, o que a torna extremamente dura e resistente. Ela é ideal para lixar e polir materiais muito duros, como vidro, cerâmica, porcelanato e pedras naturais, como granito e mármore.