Portanto, para saber o peso suportado por uma laje pré-moldada em um projeto específico, é necessário consultar o projeto estrutural desenvolvido por um engenheiro civil ou estrutural capacitado.
Um dos métodos utilizados para verificar a capacidade de carga de uma laje é a prova de carga. A prova de carga consiste em aplicar uma carga conhecida à laje e monitorar sua resposta. Se a laje suportar a carga sem apresentar danos, então ela é considerada segura.
Para se ter uma noção, lajes maciças de 10cm de espessura suportam com segurança a grosso modo 250kgf/m², portanto não é surpresa quando ouvimos uma notícia que uma laje caiu devido ao excesso de pessoas.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
COMO CALCULAR O PESO PROPRIO DA LAJE, VIGA E PILAR I Como estimar o peso de cada elemento estrutural
O que pode fazer uma laje cair?
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Quantos centímetros de concreto vai em cima da laje H8?
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12. Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área.
O cálculo estrutural para verificar se a laje do imóvel aguenta a instalação dessa piscina deve considerar, por exemplo, a presença de vigas, que ajudarão a suportar a pressão do peso, e também a orientação do prédio, que demonstra para qual lado a face do empreendimento recebe maior incidência solar.
As sobrecargas de caráter temporário são aquelas que estão presentes sobre a laje por um período de tempo específico e também por conta de algum evento específico que está sendo realizado naquele momento. Em geral são os materiais estocados e entulhos, aguardando para serem removidos.
➢ Quando se trata de uma parede de tijolo cerâmico atuando sobre a laje atuando segundo uma linha, calcula-se o peso da parede linear por metro que multiplicado por seu comprimento dá o peso total, que como simplificação dividido pela área da peça dá a carga de parede por m² de laje.
Como saber se a laje aguenta o peso da caixa d'água?
Você deve verificar junto ao fabricante da laje, pois o cálculo é feito pela área de apoio da caixa. Portanto, implica em você saber qual o tipo de caixa que irá utilizar e passar essas informações ao fabricante da laje. A caixa de água cheia tem peso de 1000 Kg mais o peso próprio.
Consultar o engenheiro que fez o cálculo da construção inicial e checar a memória das fundações, pilares e vigas, para saber se a estrutura foi dimensionada com “folga de carga” para receber mais peso, como uma laje de piso, elevação dos pilares existentes, novas vigas, revestimentos cerâmicos e outros.
Sim, dependendo do módulo de elasticidade da estrutura é também dos fatores naturais, excepcionais é do peso próprio da estrutura. Por exemplo: Nessa época de inverno é comum o solo estar mais "flexível" é juntamente com o peso próprio da estrutura pode gerar esses tremores que chamamos de módulo de elasticidade.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
Apoios são elementos estruturais dispostos horizontalmente que servem para sustentar a estrutura do escoramento da Laje. Pode ser um dos pavimentos da edificação, uma viga, ou mesmo o chão da obra.
Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos. Já as treliças H8 são indicadas para obras de menor porte, como construções residenciais e comerciais com até dois pavimentos.
“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.
Uma das causas mais recorrentes para o desabamento de laje durante a concretagem, refere-se à ausência de escoramentos, fôrmas ou estruturas de suporte suficientes para sustentação do seu peso.
Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.