O caminho mais fácil é pelo app Receita Federal. Baixe o app na sua loja de aplicativo, entre com a sua conta Gov.br e acesse o meu imposto de renda. Lá aparecerão todas as suas declarações entregues e se houver alguma pendência ela estará identificada. Havendo pendência terá também as orientações de como solucioná-la.
É o que se chama de malha fiscal, ou "malha fina" como é popularmente conhecida. Você pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets).
Caso você caia na malha fina, a notificação enviada pela Receita indicará quais documentos ela precisa analisar. Como você acompanhou, cair na malha fina significa que pode haver pontos de inconsistência na sua declaração do IR, e você deverá corrigi-los ou prestar os esclarecimentos ao Fisco.
Mesmo apresentando os documentos que comprovam os rendimentos ou deduções, a Receita pode entender que há erro por documento que não seja hábil ou idôneo, podendo gerar a cobrança de uma multa de 75% do valor do total e juros.
IMPOSTO DE RENDA COM PENDÊNCIAS - COMO VERIFICAR SE CAI NA MALHA FINA DA RECEITA FEDERAL
Como faço para regularizar quando cai na malha fina?
Acesse o sistema Meu Imposto de Renda e clique na opção Pendências de malha. Os documentos devem ser enviados via processo digital. Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em "Solicitar serviço via processo digital".
Ao checar a situação da declaração poderão aparecer as seguintes mensagens: não entregue; declaração na base de dados da Receita Federal; em processamento; processada; em fila de restituição; com pendências; em análise; retificada; cancelada; e em tratamento manual.
Quais são as consequências de cair na malha? O contribuinte que cai na malha fina pode não receber a restituição. Outra consequência é ter que pagar multa, que pode chegar a 75% sobre o valor do imposto devido. Além disso, o CPF do contribuinte também pode ficar irregular.
O caminho mais fácil é pelo app Receita Federal. Baixe o app na sua loja de aplicativo, entre com a sua conta Gov.br e acesse o meu imposto de renda. Lá aparecerão todas as suas declarações entregues e se houver alguma pendência ela estará identificada.
Segundo Valdir Amorim, especialista em IR da IOB, desde 2019, os contribuintes que caem na malha fina são comunicados normalmente 24 horas após a entrega, mas esse prazo pode variar conforme a demanda da Receita.
A probabilidade de cair na malha fina é relativamente pequena. Apenas cerca de 3,14% das declarações feitas em 2023 caíram na malha fina. Dos 43.481.995 formulários entregues, somente 1.366.778 tiveram alguma pendência identificada até o mês de setembro de 2023.
O fisco tem um calendário de lotes residuais, que começa em outubro e vai até dezembro de 2025. Nesta segunda-feira (23), é aberta a consulta ao último lote oficial de 2024. O pagamento dos valores cai na conta no próximo dia 30.
Receita Federal orienta sobre cuidados com malha fina no Imposto de Renda 2024. A Receita Federal informou que quase 1,5 milhão de declarações caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Os problemas de dedução foram o principal motivo para as declarações serem retidas, com 57,4% dos casos.
Desde 2003, as administradoras são obrigadas a informar à Receita dados sobre as operações efetuadas por meio dessa modalidade de pagamento. Todas as operações superiores a R$ 5 mil devem ser informadas.
Como a Receita Federal notifica quem caiu na malha fina?
Se a sua declaração cair na malha fina, você pode receber um Termo de Intimação Fiscal. A intimação é enviada pela Receita sempre que for necessário apresentar documentos para comprovar informações prestadas na declaração.
Então, a declaração dos lucros, independentemente do valor, é fundamental para não cair na malha fina do Imposto de Renda. Os lucros com vendas de ações de até R$ 20 mil em um único mês são isentos de Imposto de Renda para pessoa física. Mas, acima desse valor, você deve pagar 15% sobre os ganhos.
Você pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço "Pendências de malha".
Se o contribuinte recebeu notificação sobre alguma pendência, mas não fez nada para retificá-la, a multa a ser paga é de 75% sobre o imposto devido, corrigida pela variação da Selic.
Veja: Acesse o e-CAC, site de atendimento virtual da Receita Federal; Faça login com seus dados e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”; Vá para a aba “Processamento” e escolha a opção “Pendências de Malha”.
Possíveis irregularidades no IRPF 2024: como verificar e corrigir. Contribuintes do Imposto de Renda 2024 podem ter caído na malha fina. Para verificar, acesse o e-CAC da Receita Federal. Se houver pendências, é possível corrigir por declaração retificadora.
No portal “Meu Imposto de Renda”, basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha” e corrigir os campos informados pela Receita. No programa do Imposto de Renda 2024, após se identificar e informar que se trata de uma declaração retificadora, as divergências apontadas pelo Fisco estarão destacadas em vermelho.
Não é possível afirmar quanto tempo leva para sair da malha fina. O período pode variar de acordo com o motivo e a complexidade do caso em análise. Em geral, a Receita Federal demora 72 horas, após a entrega da declaração retificadora, para atualizar sua base de dados.