Consulte o manual do veículo para saber a pressão recomendada para os pneus dianteiros e traseiros. Use um calibrador confiável para pressurizar os pneus, com manômetro funcionando corretamente. Faça a leitura da pressão (PSI) em cada pneu e compare com o manual do veículo.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A sigla PSI significa Pound per Square Inch, que ao traduzirmos do inglês para o português quer dizer “Libras por Polegada Quadrada”. Esta unidade se refere à resultante de uma força aplicada em uma área de uma polegada quadrada.
Pese embora, regra geral, varia entre os 2.2 BAR e os 2.5 BAR ou então entre os 31 PSI e os 36 PSI. Em caso de possuir um carro citadino (depreenda-se um veículo com um peso abaixo do 1300 kg deve utilizar uma pressão entre 2.2 BAR e 2.3 BAR ou 31 PSI e 33 PSI.
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O que significa 30 psi?
Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,5 PSI).
A maneira correta de usar um calibrador de pneus é informando ao equipamento a pressão ideal e introduzindo o bico da mangueira na válvula do pneu. Dessa forma, ao reconhecer que a pressão do pneu está baixa, o calibrador irá equalizá-la até chegar ao valor informado, por intermédio de um compressor de ar.
Geralmente, a pressão recomendada para pneus aro 20 varia entre 30 e 40 libras por polegada quadrada (psi), mas essa informação pode variar de acordo com o veículo e o tipo de pneu utilizado.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga. Já pneus maiores com medida 175/65R14 sem carga a pressão adequada será 28/29 libras e com carga 28/30 libras.
O TPMS, ou monitoramento direto da pressão dos pneus, emprega sensores individuais montados nas rodas, na região das válvulas. Esses sensores medem com precisão a pressão dos pneus e, em alguns casos, a temperatura. As informações são transmitidas a um módulo de controle e exibidas no quadro de instrumentos do veículo.
Um exemplo é a calibragem do pneu 185 65 R15 que com pouco peso pode ser de 26 libras na frente e 29 libras atrás. E se você tá se perguntando por que o valor da frente muda, saiba que é por causa do peso maior, que geralmente fica na traseira dos carros, onde tem o porta-malas.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
A pressão recomendada dos pneus para o seu carro pode ser encontrada no manual do proprietário, em um adesivo na coluna da porta ao lado do motorista ou online. A pressão dos pneus é medida em libras por polegada quadrada (PSI), e se estiver abaixo do PSI recomendado, é considerada baixa pressão dos pneus.
O bar, com símbolo bar e plural bares (do grego barys, significando "pesado"), é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.325 Pa.
No Brasil, a pressão é medida em libras, PSI ou BAR. Libras e PSI possuem o mesmo significado. No mercado, a maioria das marcas indicam a pressão de suas lavadoras em libras, por exemplo: 1750 libras ou 1400 libras de pressão.
A rastreabilidade da pressão em psi para o SI (Sistema Internacional de Unidades), conforme descrito anteriormente, é através da unidade Pa (pascal), que é a relação entre a força em N (newton) e a área em m² (metro quadrado), levando em conta que 1 libra = 4,448 N e 1 polegada = 25,4 mm.
Você aumenta a pressão do pneu, reduz o consumo de combustível, mas reduz a vida útil do pneu, que custa caro. Então, o que você reduziu de combustível não dá para pagar o que você vai gastar a mais com pneu. Além disso, quando você coloca a pressão acima da recomendada, você vai aumentar a dureza do carro.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.