NPK 10-10-10: adubo padrão para plantas que não produzem frutos; NPK 04-14-08: usado para estimular a produção de flores e frutos; NPK 20-10-10: geralmente, utilizado na fertilização de gramados; NPK 15-15-20: muito indicado para hortas, em especial, para cultivos em estufas.
Por exemplo, ao adubarmos uma cultura que necessite, por hectare, de 30 kg de nitrogênio (N), 90 kg de fósforo (P2O5) e 60 kg de potássio (K2O), faremos o seguinte cálculo: Dividir os 3 números pelo menor, sendo: 30/30 - 90/30 - 60/30, resultando em 1 - 3 - 2.
Utilizado em plantas de jardim vasos, roseiras entre outras. Para hortas, serve em jiló, abobrinhas, berinjela, pepino, tomate, etc. Em frutas, pode usar em citros, açaí, acerola, pinha, etc.
O NPK(S) 10.20.20(2) é um fertilizante complexo balanceado, aditivado com enxofre em forma de sulfato. Isto garante boa consistência e uma aplicação eficaz, ajudando a maximizar a produtividade, qualidade e lucratividade. Fornece às lavouras de cereais uma boa concentração de fósforo, potássio e enxofre necessários.
COM ESSES 2 ADUBOS TENHA MUITOS FRUTOS E RAMAS GROSSAS
O que significa um adubo NPK 10-10-10 40 10 10 e 20 10 10?
A sequência de 3 números indica a proporção dos elementos dentro do adubo, para nitrogênio, fósforo e potássio, respectivamente. Sendo assim, no caso do NPK 10x10x10, a proporção de cada um dos nutrientes é exatamente a mesma.
O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.
O adubo 20-00-20 é o mais utilizado na adubação de cobertura. Em síntese, ele possui justamente o ideal para a manutenção do solo: altas quantidades dos macronutrientes nitrogênio e potássio.
PARA QUE SERVE? Maximiza o potencial produtivo das plantas. são elementos fundamentais para o desenvolvimento e nutrição da planta, levando ao produtor um alto padrão de produtividade e qualidade.
Atua no tamanho e na qualidade dos frutos e na resistência a doenças e falta de água. Crescimento lento, raízes pouco desenvolvidas, caules fracos e muito flexíveis e formação de sementes e frutos pouco desenvolvidos são indícios de falta de potássio.
Você deve dividir a dose recomendada pelo nutriente em menor quantidade para determinar a proporção entre eles. Dessa maneira, uma formulação adequada deve obedecer esta relação de 2,5/1,0. Uma formulação NPK comercial facilmente recomendada neste caso é a 0 – 25 – 10. Esses valores são expressos em porcentagem.
Para descobrir qual adubo utilizar, é importante considerar qual é o tipo de planta que será cultivado no local e analisar a situação do meio de cultivo, por meio de um estudo químico do solo.
Dosagem: plantas de pequeno porte - 100 a 150g / planta; plantas em produção e/ou de grande porte - 200g por ano de idade, sendo o limite máximo 2kg / planta. Época: na produção, dividir a aplicação em 2 vezes, sendo metade no início da brotação e o restante de 30 a 60 dias após.
Exemplo: Se naquele ano agrícola a produção esperada é de 40 sacas/ha e na safra seguinte é de 25 sacas/ha, temos: N (kg/ha) = (40 sacas x 2,6) + (25 sacas x 3,6) = 104 + 90 = 194 kg de N por hectare.
adicione 2 colher do n p k em 2L de água sem cloro. após 3 dias descansando. você vai obter esse resultado. aplique 250 ml ao redor da sua planta uma vez por semana.
Utilizado em todos os tipos de plantas o 04-14-08 é um fertilizante de alta solubilidade e ideal para novos plantios ou mudança de vasos, aplicando a quantidade adequada sobre o substrato ou terra. Rabanete, alho, alface, chicória, almeirão, cenoura, beterraba, cebola e outras.
Indicado na semeadura ou plantio de diversas culturas para a formação e desenvolvimento do sistema radicular (raízes), por ser rico em fósforo (fórmula fosfatada). Além dos efeitos do nitrogênio e potássio no desenvolvimento das plantas e produtividade.
BOMBA COSTAL: Usar 250ml (NPK - 20.10.10) misturados a 20 Litros de água (dependendo do tipo e idade da plantação). 1 Bomba/20 Lts faz 250 m2. 50 Bombas/20 Lts faz 1 hectare. TANQUE PULVERIZADOR: Usar 10 Litros (NPK-20.10.10), misturados ao tanque, com 500 litros de água.
É um Fertilizante NPK de liberação controlada, recoberto com uma resina orgânica biodegradável, para uso em viveiros, estufas, transplantes de mudas, entre outros cultivos.
Ele fornece as plantas e também ao solo substâncias como o Nitrogênio, fósforo e potássio e também o cálcio. Essas substâncias tem um aproveitamento totalmente imediato na formação e desenvolvimento de sistema radicular das plantas.
De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é indicada para a fase de enraizamento e para as fases de floração e frutificação. Mas, para entender melhor os benefícios do fertilizante, é importante conhecer quais são as fases de uma planta frutífera.
O Fertilizante Ouro Verde NPK 15-15-20 é um pó solúvel em água, produzir nutrientes essenciais e um bom desenvolvimento de todos os tipos de folhagens, flores, hortaliças, verduras, frutíferas e gramados.
A aplicação do adubo NPK pode ser feita de diferentes maneiras, como a aplicação superficial ao redor das plantas, a incorporação ao solo antes do plantio ou a aplicação via irrigação. É importante distribuir o adubo de maneira uniforme para evitar concentrações excessivas em determinadas áreas.
O fertilizante mineral granulado DIMY NPK 10-10-10 possui em sua composição uma fórmula balanceada contendo 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio. É indicado em adubações de manutenção pois estimula o crescimento vegetativo das plantas.
Por que o NPK é o adubo recomendado para frutíferas? Todos os elementos presentes em um adubo NPK possuem uma especificidade e razão para estarem ali. O nitrogênio, por exemplo, se encarrega da evolução saudável de elementos visíveis da planta, como as folhas, raízes e caules.