O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
Radical: é o elemento irredutível que informa o significado básico da palavra. As palavras que possuem o mesmo radical são as famílias de palavras ou palavras cognatas. Exemplo: folha, desfolhar, folhagem, folhinha. Afixos: são os morfemas que se unem ao radical para formar novas palavras.
Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
O radical da palavra planeta (πλανήτης) vem do grego e significa grosso modo “viajante”. Um planeta é um corpo celeste que viaja, mas dentro de um padrão: se movimenta de acordo com um sistema de corpos celestes em harmonia, em formato esférico.
O radical da palavra "entendam" é "entend-". O radical é a parte da palavra que contém seu significado básico e sobre o qual são adicionados os afixos, como prefixos e sufixos, para formar diferentes formas da palavra.
O radical é a raiz de uma palavra, mantendo seu significado constante em diferentes derivados. Por exemplo, em "livro" e "livraria" ou "amigo" e "amizade", o radical permanece inalterado.
Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos que apresentam um ou mais elétrons livres (valências livres). Eles são resultantes de cisões homolíticas, ou seja, de rupturas de ligações covalentes equitativas, em que cada átomo da ligação fica com um dos elétrons que antes estava sendo compartilhado na ligação.
O símbolo “√” é conhecido como radical e é utilizado para representar a operação matemática radiciação. Nessa operação, o número L é obtido de acordo com o seguinte princípio: L é um número que, multiplicado por si mesmo n vezes, tem x como resultado, ou seja, Ln = x.
O radical contém a raiz, a base da significação, mas ele muitas vezes também carrega consigo um afixo derivacional. Afixo derivacional é um morfema, elemento que se une a palavra modificando o sentido do radical, devido a isso forma-se um novo vocábulo. Ex: o -in de infeliz.
Resposta. o radical das palavras vida e viver esta na sílaba vi que significa em latim algo que está no início de algo. Radical: VID. Vogal Temática: A.
Pode juntar-se a radicais de substantivos (papel-ão), de adjetivos (solteir-ão) e de verbos (chor-ão), quer directamente, como nos exemplos citados, quer por intermédio de consoantes de ligação (chape-l-ão) ou de outros sufixos (-alho, -arro, -eiro, -il), donde os sufixos compostos –alhão (grand-alhão), -arrão (gat- ...