No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.
A identificação do sexo dos pintinhos ocorre através da cor das penas e das características das asas. Na avicultura, a sexagem desempenha um papel muito importante.
O galo apresenta esporão que cresce com o passar dos anos, esporão este que é visto de forma residual nas galinhas. O dimorfismo sexual se apresenta no tamanho das esporas, da crista e barbela, e das penas da cauda, além dos galos apresentarem plumagem mais colorida ou vistosa no pescoço e na sela.
Frangoé o nome que se dá a um galo jovem. Franga, portanto, é a galinha na mesma fase. Na fase adulta, o frango vira um galo. A ave não costuma ser consumida em larga escala nessa época, porque a carne já é mais firme.
Quanto tempo demora para uma franga virar galinha?
Um frango já pode ser abatido a partir de 1 kg de peso vivo. Antes disto, ele ainda está muito pequeno. Mas não se deve abatê-lo muito grande, pois, quanto mais velho o frango, pior a sua conversão alimentar. É por isso que se deve abater a ave entre os 28 e os 42 dias de idade.
Postura - Conforme as informações fornecidas pela Embrapa, a sexagem pela cor das penas geralmente se aplica a linhagens de postura. Ou seja, o macho possui as penas mais claras [plumagem branca] e as fêmeas são marrons [para galinhas vermelhas].
Se forem macias e brilhantes, estamos perante um animal jovem; no entanto, a perda de penas, a falta de maciez e brilho nas penas, ou a existência de “aberturas” que dão um aspeto depenado poderão ser indicadores de uma idade avançada. As unhas e o bico são outros indicadores da idade da ave.
A cloaca é uma abertura existente tanto nas galinhas quanto nos galos. Ela marca não só a parte final do intestino grosso, mas também dos sistemas urinário e reprodutor. Isso significa que, por meio da cloaca, as galinhas eliminam as fezes e a urina. Além disso, é por onde elas conseguem botar ovos.
Como saber se o pintinho é macho ou fêmea pela cloaca?
Nas linhagens carijó, fêmeas são totalmente pretas e machos possuem penas pretas com pintas brancas na cabeça. Sexagem pela cloaca: Também realizado nas pintinhas e pintinhos de um dia de idade, é um método que consiste na observação da cloaca. A cloaca é revertida e o órgão reprodutor masculino é identificado.
Ao abrir com cuidado a asa com os dedos e olhar a superfície superior da asa, pode-se identificar a linha de penas de contorno na parte superior da superfície da asa, com a linha de penas primárias na parte inferior. A sexagem pelas penas deve ser feita sob uma fonte de luz forte para que seja exata.
O exame de sexagem determina o sexo das aves e pássaros através do DNA pela técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase). - Os exames são realizados pelo Laboratório Unigen, o laboratório do Grupo Anilhas Capri, pioneiro em análises genéticas de DNA para pássaros e aves.
Para que os frangos consigam ganhar o peso desejado, no menor tempo possível, precisamos de três pilares fundamentais, que juntos fazem com que os animais engordem. São eles: melhoramento genético, nutrição e manejo.
Essa resposta é simples: frango nada mais é do que o nome dado aos galos jovens. “Traçando um paralelo com a raça humana, os frangos seriam os moços e os galos os homens adultos”, diz o zootecnista Edivaldo Antônio Garcia, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu (SP).
No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.
Essa etapa demora 21 dias, quando então ocorre o nascimento dos pintinhos. Durante a época do choco, a galinha deve contar com alimento e água fresca perto do ninho, pois muitas vezes ela não sai de cima dos ovos nem para comer. Nesse período, a alimentação mais adequada para a ave é o milho.
A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
Além da luz, você pode incentivar a produção de ovos com temperaturas quentes que imitam o início da primavera. Dar às suas galinhas um local quente longe de correntes de ar irá incentivá-las a botar ovos no inverno. Substitua as tábuas soltas e conserte os buracos, isole o galinheiro com uma camada extra de cama nova.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.