Em resumo, as lendas são narrativas fantasiosas sobre fatos reais. Ou de um modo mais completo, podemos afirmar que as lendas têm um caráter fantástico e misturam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produtos da imaginação aventuresca humana.
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
As lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas para explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Nas lendas há uma mistura de fatos reais com imaginários, história e a fantasia. As lendas são contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
As lendas são narrativas que têm como objetivo transmitir conhecimentos e valores culturais de uma comunidade. Elas são transmitidas oralmente ou por meio da escrita, e muitas vezes são baseadas em fatos históricos, personagens reais ou elementos da natureza.
Características de uma Lenda: Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos. Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos. Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
Relatos sobre seres e fatos inverossímeis são também chamados “lendas”. Há fantásticas histórias protagonizadas, por exemplo, por seres imaginários a que consensualmente se denominou mitos, como o Curupira, o Saci, a Mula-Sem-Cabeça.
Uma lenda é uma narrativa do tipo popular, que geralmente contém elementos mágicos (fantásticos) ou sobrenaturais. São apresentados como explicação para a origem de certos elementos naturais ou como parte de acontecimentos reais, históricos ou como parte de acontecimentos realistas.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos (mitologia). De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
Você sabe como escrever lendas e mitos? Eles muito comumente começam com “era uma vez” e terminam com uma lição de moral. Esse tipo de texto geralmente serve para explicar acontecimentos, sendo eles sobrenaturais ou não.
"As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico.
Para se tornar uma lenda, é preciso coragem para dar a outra face quantas vezes for preciso, ser tenaz na postura e audaz para mostrar ao mundo a que veio! (Fátima Pérola) 👮🏽♀️💃🏽✨ Filme: A História de Uma Lenda 🎬🎥
A lenda é um gênero textual muito curioso, muito bacana. Ela se compõe de narrativas breves, normalmente de caráter fantástico, que envolvem muito mistério, e procuram explicar aquilo que ninguém sabe. Isso tem muito a ver com a cultura popular, a cultura de uma região, de uma nação.
Entre a Lenda e a História existe a diferença que a primeira é feita de imaginação e fantasia, ao passo que a segunda leva, também, presunções de verdades.
na fábula, a história é escrita em prosa curta. a principal característica é que na fábula as personagem são animais. ex: três porquinhos. Na lenda, prosa curta ou longa, conta uma história fictícia que muitas pessoas possuem conhecimento e que fazem parte da cultura local.
São narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso, há uma mistura de fatos reais ou imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo.
Muitas vezes, o conto tem um caráter pedagógico, procura ensinar valores. - na lenda, o desenrolar da narrativa é mais complexo, há uma localização espacial e temporal dos eventos (ligados a um determinado território e a uma época precisa) e algum fundamento histórico mesclado com muita imaginação e fantasia.
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitadas em brincadeiras de crianças. Lenda é definida como conto ou histórias, contada entre comunidade, que passa de geração para geração.
As lendas são relatos que fazem parte da tradição popular. Essas histórias podem ser transmitidas de forma oral ou escrita, e falar sobre acontecimentos reais ou fictícios. Além disso, costumam ser histórias fantásticas, com muita magia, seres encantados ou místicos, por exemplo.
Uma lenda é uma narrativa popular de tradição oral que conta fatos naturais ou sobrenaturais, que costumam se combinar com elementos fantásticos ou maravilhosos e se transmite de geração em geração numa cultura determinada. Por exemplo: a lenda do Chorão, a lenda do Lobisomem, a lenda do Saci pererê.