Geralmente, é um recipiente de plástico transparente instalado perto do radiador. O nível do líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas de “mínimo” e “máximo” no reservatório. Se estiver abaixo do mínimo, você precisará adicionar mais da solução.
Se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, pois possivelmente irá gerar entupimento e posterior superaquecimento, mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.
O que acontece se a água do radiador estiver baixa?
Superaquecimento do motor: Com a falta de água para resfriar o motor, a temperatura pode subir rapidamente, resultando em superaquecimento. Além disso, este superaquecimento pode causar danos irreversíveis ao motor e exigir reparos caros.
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.
O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Sem "água" nenhuma no sistema, eu ainda posso andar? Claro que tudo depende da situação em que você se encontra e da necessidade de tirar o carro daquele lugar. Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido.
Baixar um pouco o nível do líquido de arrefecimento, a “água do radiador”, é normal. O que ée rrado comum é você completar com água. Dizem alguns: “mas eu só completo com água desmineralizada, aí eu fico tranquilo”. Não fique não!
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
Como saber se a água do radiador está circulando corretamente?
Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.
A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido. Contudo, se um dia isso ocorrer, você precisa tomar cuidado para não sofrer um acidente. Antes de abrir o reservatório, ao perceber que está seco, é obrigatório que você desligue o carro e aguarde aproximadamente 15 minutos.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
É normal que o fluido do sistema de arrefecimento fique baixo. No entanto, é importante diferenciar a perda normal de vazamento, já que na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa do nível, pois existem alguns sistemas que possuem perda por evaporação.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
O radiador é responsável por manter a temperatura do motor em um nível adequado, e a falta de água pode fazer com que o motor superaqueça, causando danos permanentes. Se você notar que o nível de água no radiador está baixo, é importante adicionar água o mais rápido possível.
O nível de água deve ser checado regularmente, uma vez por semana, com o carro parado em piso plano e frio. Você mesmo pode fazer isso antes de sair de casa. Basta levantar a tampa do capô e observar se o reservatório está entre o mínimo e o máximo.
Válvula termostática ou bomba d'água: Às vezes, a perda de água se dá por problemas de vedação. Verifique se existe umidade no exterior dessas peças; Água pingando no chão: quando o vazamento é grande, pode haver muita perda de água. Nesse caso, é mais eficaz procurar o lugar de onde ela sai.
Como saber se o líquido de arrefecimento está baixo?
O marcador de temperatura, presente no painel do veículo, avisa quando algo está fora do desejado. Se houver algum alerta, significa que a temperatura está acima do que deveria. Isso pode indicar que o fluido de arrefecimento está abaixo do nível, mas também pode denunciar outros problemas. Na dúvida, investigue.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo.
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.