Quando a bariátrica dá errado?
Vazamento de conexões cirúrgicas; Hérnias incisionais por possíveis deslocamentos de órgãos; Torção do intestino, por causa da invasividade da cirurgia bariátrica; Riscos associados a condições de saúde pulmonar e cardiovascular do paciente.Como saber se a bariátrica deu certo?
Quando se fala em cirurgia bariátrica (gastroplastia), a perda de peso é o principal indicador de sucesso do procedimento. Com ela é possível verificar melhora nas condições clínicas em pessoas que apresentam alguma comorbidade e também na qualidade de vida.Como saber se o grampo da bariátrica estourou sintomas?
Para constatar o rompimento dos grampos usados na cirurgia, o médico poderá pedir exames de imagem, como radiografias com constate oral ou uma TC (tomografia computadorizada) do abdômen. Se o caso da fístula não for tão severo, o uso de antibióticos intravenosos (pela veia) e jejum podem resolver.O que pode romper os grampos da bariátrica?
Alguns fatores como tabagismo, diabetes descontrolado, imunossupressão e outras condições crônicas podem facilitar este processo. No entanto, na maioria das vezes, a ocorrência das fístulas são ao acaso.Conheça os riscos de não mudar hábitos após cirurgia bariátrica
O que é estenose após bariátrica?
Pacientes submetidos a cirurgias bariátricas podem apresentar algumas complicações no pós-operatório. Uma delas é o estreitamento (estenose) da passagem do estômago para o intestino (anastomose), complicação relatada em 3% a 27% dos pacientes. Em geral, ocorre nos primeiros 90 dias após a cirurgia.Quais as complicações da cirurgia bariátrica a longo prazo?
Alterações gastrointestinais: Nos pacientes operados, as complicações gastrointestinais mais encontradas foram estenose da gastrojejunostomia, úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal de delgado, dumping, diarréia e vômitos.Como saber se deu fístula?
Os sinais mais comuns são a presença de veias salientes, inchaço das mãos ou dos pés, cansaço e, dependendo da sua localização, hipotensão arterial ou insuficiência cardíaca. Pode ocorrer a formação de um coágulo no interior destas fístulas e a sua libertação na corrente sanguínea pode causar embolias à distância.O que é fissura na bariátrica?
Fissura anal é uma ferida (úlcera) na região anal. Como uma fissura, esses rompimentos pequenos podem se mostrar como sangramento retal vermelho vivo e pode causar dor severa periódica após a defecação.Quanto tempo depois da bariátrica o estômago dilata?
Pode ocorrer dilatação do estômago que permanece, em um grau um pouco maior que no by-pass, e a cicatrização ocorre também em cerca de 4 semanas, havendo necessidade de dieta líquida neste período.Quais sequelas da bariátrica?
Problemas como cansaço, perda de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica foram observados em artigos e possuem relação com a deficiência de vitaminas.Qual o lado negativo da bariátrica?
Um dos maiores problemas relacionados à cirurgia bariátrica é uma espécie de "efeito rebote" que os pacientes desenvolvem devido à abrupta redução do estômago. A obesidade participa de um ciclo vicioso de compulsão, onde a relação com a comida se torna um vício.Sou bariátrica e estou com muita dor no estômago?
As causas mais comuns de dor abdominal funcional pós cirurgia bariátrica são a constipação, a diarréia e a Síndrome de Dumping. Existem também as causas de dor abdominal por desordens comportamentais e nutricionais, sendo a mais comum devido à ingestão rápida de volumes de alimentos além do adequado.Quando o Bariatrico passa mal?
A síndrome de dumping é um problema que ocorre quando a ingestão de alimentos ricos em açúcar ocasiona sintomas de mal estar no paciente, como dores abdominais e sensação de desmaio. Isso acontece pois, na cirurgia bariátrica, o processo do sistema digestivo é alterado.Qual bariátrica não volta a engordar?
Cirurgia bariátrica Bypass volta a engordar? Com a cirurgia bariátrica Bypass, o paciente não consegue mais ingerir a mesma quantidade de comida como antes.O que pode acontecer se não seguir a dieta pós bariátrica?
Além de aumentar as chances de complicações depois da cirurgia, não seguir a dieta pós-bariátrica pode fazer com que o quadro de obesidade continue mesmo depois do procedimento.O que pode dar errado na cirurgia bariátrica?
Sangramentos intestinais ou intracavitários. Obstrução intestinal por aderências. Hematomas e infecções de feridas operatórias. Hérnias incisionais (raro nas laparoscopias, mas muito comum nas cirurgias convencionais)O que é estenose na bariátrica?
Estenose de anastomoseEstreitamento que ocorre na junção do estômago com o intestino (gastroenteroanastomose) devido à formação da cicatriz na anastomose que, por sua vez, pode provocar dificuldades para a ingestão de alimentos, ocasionando vômitos e eventuais dores.
Quanto tempo após bariátrica pode dar fístula?
Na maioria dos casos, ela ocorre em até dois dias. Um pouco menos comum, é a ocorrência até sete dias. E, mais raro ainda, até 12 dias do pós-cirúrgico. Os sintomas mais comuns da fístula são dor forte na barriga, presença de febre e de taquicardia, que é o aumento da frequência cardíaca.Como é a dor da fístula?
Pacientes que evoluem com fístulas perianais, em geral, queixam-se de episódios intermitentes de dor local, seguida por saída de secreção de aspecto purulento, às vezes misturado a sangue, com melhora da dor local após esta drenagem.O que acontece com os grampos da cirurgia bariátrica?
Na cirurgia por grampeamento os grampos permanecem por tempo indeterminado. Eventualmente, alguns caem ao longo do tempo, mas a maioria permanece. Existem alguns casos que conseguimos remover os grampos, especialmente nos pacientes que praticam sexo anal.Qual exame para detectar fístula?
A ressonância magnética é método que permite diagnosticar e identificar o trajeto da fístula, e avaliar, mediante cortes em diferentes planos, as alterações que eventualmente possam coexistir nas estruturas pélvicas adjacentes, permitindo um planejamento adequado do tratamento cirúrgico.Quais problemas a bariátrica pode causar?
As complicações após a cirurgia podem incluir:Síndrome de dumping (um grupo de sintomas, incluindo fraqueza e desconforto abdominal, que ocorre após as refeições) Cálculos na vesícula biliar Desnutrição Náusea e vômito
O que não te contam sobre a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica não elimina sua vontade de comerA diferença é que, após a cirurgia bariátrica, seu estômago não terá espaço para uma ingestão exagerada desses alimentos. Você passará vontade, mas com o estômago cheio.
Quais os pontos negativos da bariátrica?
Quais são as desvantagens com a cirurgia bariátricaEntre as desvantagens com a cirurgia podemos citar a deficiência de nutrientes, o que exige a suplementação por parte do paciente, e chances pequenas de ocorrer complicações (1%), como trombose, assim como em todo procedimento cirúrgico.