“Quebrei o vaso e minha mãe ficou uma fera”: Fera é uma conotação porque a mãe não virou um animal feroz, apenas ficou brava e foi associada a uma fera.
Como transformar uma frase conotativa e denotativa?
Confira exemplos para entender melhor: Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo.
Sendo assim, podemos afirmar que a denotação é o sentido exato da palavra, não dando margem a outras interpretações. Exemplos: O leão é um mamífero. Já li esta notícia na revista.
SENTIDO DENOTATIVO X CONOTATIVO (FIGURADO x REAL) - Aula 1 - Profa. Pamba - Curso de Estilística
O que é uma frase denotativa?
Na linguagem denotativa, predomina-se o sentido literal das palavras, enquanto, na linguagem conotativa, predomina-se o sentido figurado. Ambas são importantes para a língua. Denotação e conotação são usadas para estabelecer comunicação de modos distintos.
a) Palavras denotativas de inclusão: até, inclusive, mesmo, até mesmo, também. Exemplo: Todos ficaram impressionados com o resultado das vendas, inclusive o proprietário da loja. b) Palavras denotativas de exclusão: apenas, senão, salvo, só, somente.
Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados.
CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.
A linguagem conotativa, que também pode ser referida pelo sinônimo sentido conotativo, é uma forma de adaptar o significado da palavra conforme o contexto em geral. É uma forma de trazer mais expressividade para as orações, muito utilizada no cotidiano, de forma que pode ser entendida em diferentes cenários sociais.
Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada. As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário.
Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.
O sentido conotativo é aquele que vai além do sentido literal da palavra em questão. Por sua vez, o sentido denotativo é aquele que se refere ao significado real de um termo, o do dicionário.
A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
Qual alternativa traz um exemplo de uso de denotação?
A alternativa que traz um exemplo de uso da denotação é a letra D: "O sabor amargo da planta afasta os predadores". A denotação é o uso da palavra em seu sentido literal, ou seja, sem nenhum tipo de figura de linguagem ou sentido conotativo.
Então, o texto literário abriga palavras que podem ter sentido ambíguo. Essa ambiguidade caracteriza as palavras Conotativas da língua. Portanto, vale definir: Conotação: palavras que possuem uma carga de experiência pessoal, subjetividade, emoção e cujo significado extrapola o sentido do dicionário.
Resumindo, então. O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual. Por exemplo: Ana é uma flor.
O sentido figurado amplia, expande ou transforma os significados das palavras e das frases. Como exemplo, das frases: "aquele apresentador de TV nada em ouro." ou "hoje estou morrendo de fome." Percebe? O apresentador de TV, no caso, não nada em ouro, mas a gente consegue compreender que ele tem muito dinheiro.
Qual o sentido conotativo utilizado na palavra droga no texto?
O sentido conotativo utilizado na palavra "droga" no texto é d) Substância com entorpecente. O termo "droga" é utilizado comumente para se referir a substâncias que causam dependência e alterações no sistema nervoso central, como a maconha, cocaína, heroína, entre outras.