Para saber se a sua insulina está estragada é simples: se ela apresentar aspecto turvo, viscoso ou de outra cor, não use. O mesmo vale para a insulina mal armazenada, tá? Confira sempre o prazo de validade, mas caso ela não esteja com o aspecto normal, transparente ou com cor leitosa (no caso da NPH), não arrisque.
O que acontece quando a insulina fica fora da geladeira?
Insulinas perdem sua estabilidade e sofrem alteração quando temperaturas altas (acima de 30°C) ou baixas (abaixo de 2º). Insulinas abertas, podem ficar na geladeira ou fora dela, em temperatura ambiente, sem se expor ao sol ou alta temperatura (não ultrapassar 30°c).
Abaixo de 2°C a insulina congela e perde seu efeito, devendo ser descartada [1,2,5]. É recomendado sempre verificar as orientações dos fabricantes, pois variações nas recomendações são possíveis [1,6].
Como saber se a insulina está vencida? #institucional
Pode tomar insulina que congelou?
E se ela estiver congelada? Caso a temperatura ambiente não tenha ultrapassado 25ºC a insulina poderá ser utilizada por até 6 semanas após a alteração das condições de armazenamento (desde que dentro do prazo de validade informado no frasco-ampola. Se a insulina for congelada, não poderá mais ser utilizada.
Segundo o médico endocrinologista Thiago Hirose, o maior problema de fazer uso de uma insulina vencida é o medicamento não funcionar, ou seja, não baixar a glicemia do paciente. “Se está vencida, pode simplesmente não funcionar. A glicemia do paciente pode ficar alta o tempo inteiro, já que ela não tem porquê baixar”.
A insulina não deve ser aplicada em áreas com feridas ou veias visíveis e em regiões endurecidas. Retire a insulina da geladeira de 15 a 30 minutos antes da aplicação. Atenção: a aplicação de insulina gelada é muito mais dolorosa!
Quais são os sintomas da resistência à insulina ? Além do aumento do risco de desenvolver diabetes, outros sintomas comumente associados à resistência à insulina são: fraqueza e fadiga; ganho ou perda de peso de forma rápida (em especial na região do abdômen);
Em primeiro lugar, praticar atividades físicas regulares é uma das formas mais eficazes de controlar e reduzir insulina. Quando você se exercita, seu corpo utiliza a glicose disponível no sangue para gerar energia.
Quando o frasco é aberto, pode ser guardado tanto na geladeira (entre 2°C e 8°C) quanto em temperatura ambiente (15 e 30°C), sendo que após aberta a duração é de um mês para ambos os casos. É importante a insulina ser jogada fora após esse período mesmo que ainda tenha sobrado no frasco.
Insulina Humana NPH - botão injetor cor verde. Insulina Humana Regular - botão Injetor amarelo. A insulina NPH precisa ser ressuspendida antes da utilização por meio de agitação suave.
Como armazenar insulina para o trabalho? Se a pessoa precisar aplicar somente uma insulina, é possível deixar a seringa preparada e em temperatura ambiente, se não ultrapassar 6 horas. Se ela tiver que usar mais de uma, como dos tipos basal e bolus, será preciso transportar os frascos.
O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.
Você deve guardar as canetas de insulina na prateleira mais próxima da gaveta de legumes. Você não deve guardar na porta, pois é um local que sofre grande variação de temperatura. As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias.
Após aberto e/ou em temperatura ambiente, entre +15°C e +30°C, a estabilidade das insulinas NPH e Regular é assegurada de 4 a 6 semanas, conforme orientação de cada fabricante.
As insulinas ultralentas são representadas pela Insulina Detemir - com início de ação em 1 a 2 horas, discreto pico de ação em 2 horas e duração de ação de 12 a 24 horas - e pela Insulina Glargina - com início de ação em 1 a 2 horas, ausência de pico de ação e duração de ação de 18 a 24 horas.
Outra ação clássica da insulina é ativação da síntese de ácidos graxos no fígado em períodos de excesso de carboidratos. A atuação desse hormônio sobre a homeostase lipídica é regulada por uma família de fatores de transcrição designada SREBP (sterol regulatory element-binding proteins).
Porque mesmo tomando insulina a glicose não baixa?
A resistência à insulina é uma condição que acontece quando as células dos músculos, gordura e fígado não respondem adequadamente à insulina, apresentando dificuldades de absorção da glicose no sangue. Isso pode gerar complicações como pré-diabetes e diabetes tipo 2.
A pessoa com diabetes deve evitar o freezer, pois quando o hormônio é congelado, ele perde sua eficácia. Se o frasco estiver aberto, pode ficar dentro ou fora da geladeira, desde que, nesse último caso, não ultrapasse 30º C, nem fique exposto diretamente à luz solar.
Gire o suporte do carpule para dentro da caneta, conforme ilustrado, até você sentir ou ouvir um clique. Se você tiver um carpule cuja insulina está com aspecto turvo e esbranquiçado, ressuspenda o conteúdo antes da aplicação, sempre.
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Caso sejam medicamentos adquiridos nas farmácias privadas, você também poderá levar para o descarte na própria farmácia que comprou. As seringas de insulina, já utilizadas, poderão ser levadas para a Unidade de Saúde de referência do seu bairro para o descarte correto.