Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.
Quanto mais alto o número, mais branca/azulada a luz será. Quanto menor, mais amarelada é a aparência. As lâmpadas existentes no mercado costumam variar entre 2.400k (bem amarela) até cerca de 6.000k, uma luz muito branca, quase indo para o azulado.
Já a luz amarela, também conhecida como luz quente, tem uma temperatura de cor mais baixa, geralmente entre 2.700 K e 3.000 K. Ela emite uma tonalidade amarelada e cria uma atmosfera aconchegante e relaxante.
Quanto menor a grandeza na escala Kelvin (lado esquerdo da barra) mais amarelada a luz se apresenta, o que frequentemente denominamos como “cor quente”. E quanto maior (lado direito da barra), temos “cores frias” e azuladas.
Como ESCOLHER a LÂMPADA CERTA para cada AMBIENTE? 🤔💡
Como saber a cor da luz de LED?
Um dos indicadores para a avaliação da qualidade da luz LED é o IRC (Índice de Reprodução de Cores). Quanto maior foi o IRC da luminária LED, melhor será a visualização das cores dos produtos e pessoas, seu desempenho e eficiência.
A versão super branca, como o próprio nome indica, possui um faixo de luz mais claro enquanto a night break continua sendo amarela, porém com a luminosidade potencializada. Existem modelos que variam de 4200k a 8500k já disponíveis no mercado.
Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.
A lâmpada LED amarela, também conhecida como lâmpada LED de luz quente, combina os benefícios da tecnologia LED com a cor acolhedora e confortável da luz amarelada tradicional.
Essa é a melhor parte: sim! Se você tem o costume de utilizar os espaços para várias atividades ao longo do dia e não consegue se decidir entre luz quente ou luz fria, você pode misturar as duas no mesmo ambiente.
A lâmpada super branca é aquela que emite uma luz de cor branca muito clara, com tonalidade entre 4.200 e 8.000 kelvins. Ela é muito usada por quem busca um visual mais esportivo e sofisticado para o carro, além de melhorar a visibilidade noturna.
Se a luz amarela traz tranquilidade e conforto, pela lógica, a branca deve passar a sensação contrária. Por garantir mais visibilidade ao ambiente, essa luz nos deixa mais atentos e concentrados. Como é uma luz estimulante, a recomendação é ser usada em ambientes em que precisamos de foco.
Já a lâmpada amarela é mais utilizada para proporcionar um clima mais relaxante ou até mesmo para criar um jogo de luz. Utilize-a em pontos específicos e direcionados, como a área do box ou banheira.
Luz Amarela: Também conhecida como luz quente, a luz amarela cria uma atmosfera acolhedora e relaxante, ideal para áreas de descanso, como salas de estar e quartos.
Ela deixa o nosso cérebro mais alerta e produtivo, portanto, iluminar o quarto apenas com luz branca pode não ajudar a ter um sono de qualidade. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, é relaxante e tranquila, perfeita para descansar.
Por oferecer uma iluminação mais quente, a lâmpada amarela torna os cômodos mais confortáveis e aconchegantes, fazendo com que a pessoa fique mais tranquila e relaxada. Por esse motivo, ela é mais indicada para as áreas de lazer em geral, como varanda, quarto e sala de estar.
Abaixo você poderá visualizar uma faixa de definição de cor, de acordo com a escala Kelvin: Entre 800K e 3000K são as chamadas de luzes quentes ou amarelas. Entre 4000K e 4500K estão as luzes neutras.
Acontece que no espectro de cores da escala Kelvin as lâmpadas LED 3000k são chamadas de BRANCAS MORNAS, mas esse é somente seu nome técnico, elas possuem justamente aquela luz amarelada que traz elegância e sofisticação ao ambiente.
De qualquer forma, entender esse conceito ajudará na escolha adequada das lâmpadas de LED. Resumindo, quanto maior for a temperatura indicada em Kelvin na lâmpada, mais fria será a tonalidade (azulada). Quanto menor for a temperatura em Kelvin, mais quente será a cor emitida (amarelada).
Quanto mais alta é a temperatura de cor na escala, mais azulado é o tom da luz. Logo, quanto mais baixa a temperatura, mais amarelada é a luz da lâmpada. Conhecida também como TC, esse “medidor” é bastante importante porque diz respeito à fidelidade das cores deum ambiente – ou de um objeto – quando iluminado.
Posso colocar lâmpada de LED ou super branca? Conforme a resolução do Contran número 970, de 2022, a substituição de lâmpadas originais de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo.
A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela apresenta em um local iluminado.