Ao colocar a ponta da caneta em um dos terminais da tomada, ela vai acender e apitar. Caso exista presença de tensão em apenas um ponto da tomada, ela é de 110V. Se for nos dois pontos, ela é de 220V.
Outra forma de descobrir qual é a tensão das tomadas da sua casa é dar uma olhada no painel de disjuntores. Normalmente, os disjuntores de 110V têm um interruptor único para cada circuito, enquanto os disjuntores de 220V possuem interruptores duplos.
Uma forma mais adequada de identificar a tensão da tomada é usar o voltímetro ou o multímetro. É importante saber qual a tensão de alimentação da rede elétrica da sua cidade ou estado.
A tensão de 220 V, uma vez que, na ocorrência de um apagão, as casas solicitam excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Assim, a tensão de 220 V pode evitar essa sobrecarga, já que, quanto maior a tensão, menor será a corrente usada pelos aparelhos elétricos durante seu funcionamento.
Em regra os chuveiros 220 V possuem 02 fios fase da mesma cor, e 01 fio terra na cor verde. Já os chuveiros 127 V (110 V) são unipolares, ou seja, têm 01 fio fase, 01 terra e 01 neutro.
Caso exista presença de tensão em apenas um ponto da tomada, ela é de 110V. Se for nos dois pontos, ela é de 220V. De acordo com Delbone, as tomadas de 110V, por padrão em regiões como na grande São Paulo, usam uma fase e 1 neutro.
Perguntar para um residente local. Em geral, a melhor forma de descobrir a voltagem correta das tomadas é, simplesmente, perguntar para alguém que possa ter a informação, como um residente local ou funcionário do hotel em que você está hospedado.
Nelson cita que existem alguns aparelhos simples para identificar se a tomada é 127V ou 220V. "Cada fabricante chama de um jeito, podendo ser encontrado como identificador de tensão, pino-teste de tensão ou plugue de teste de tensão. Nesse caso, basta colocar um plugue na tomada que o aparelho indica a tensão", afirma.
A resposta é simples! Para saber se um chuveiro é 110 ou 220 volts, verifique as informações na embalagem ou no manual do produto. Caso já esteja instalado, procure por uma etiqueta atrás do chuveiro. Outra dica simples, é pesquisar pelo nome do chuveiro no próprio site do fabricante.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.
Em cada região do nosso país há diferentes distribuições nos sistemas de energia, para descobrir qual é a tensão da rede elétrica de uma região ou cada cidade, pode consultar o site da ANEEL ou pesquisando em sites como o Google.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.
O que acontece se eu ligar um chuveiro 220 no 110?
Bom dia. Os terminais e cabos do chuveiro projetado para 220V são feitos para uma corrente elétrica menor do que o chuveiro 127V. Portanto haverá superaquecimento nos contatos do chuveiro. Substitua o chuveiro pela tensão correta para não ter problemas.
Em linhas gerais, um chuveiro 220 V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110 V – em torno de 1 a 2 graus, o que pode fazer diferença no frio. No caso de um aparelho de 110 V, a fiação deverá ser mais grossa, já que a quantidade de corrente elétrica que passará pelos fios será maior.
Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região. O equipamento usado para medir a tensão elétrica é chamado de Voltímetro.
O padrão de tensão elétrica dos lares brasileiros costuma ser 127V, que aqui é identificado como 110V. Já espaços comerciais e corporativos ficam nos 220V, mas cada casa e edifício possui uma instalação elétrica diferente, por isso esses números são apenas uma base e nem sempre representam a realidade.
Geladeiras de 110V tendem a ser mais eficientes energeticamente em regiões onde a voltagem da rede elétrica é 110V. Isso ocorre porque a voltagem está mais próxima daquela para a qual a geladeira foi projetada. Geladeiras de 220V, da mesma forma, são mais eficientes em regiões com rede elétrica de 220V.
A voltagem 127 é referente a um sistema em que a tensão elétrica disponível nas tomadas é de aproximadamente 127V, enquanto a voltagem 220 se refere a um sistema com uma tensão de cerca de 220V.
Isso acontece porque, no ano de 1986, a voltagem básica 110V, com uma corrente menos eficiente e menos segura, passou a ser substituída pela tensão de 127V, comprovada mais eficiente como corrente de baixa tensão.
E dessa forma, a energia elétrica passa pela rede de distribuição (postes e cabos que vemos diariamente nas ruas e estradas), que antes de chegar nas residências passa pelos transformadores de distribuição para rebaixarem a voltagem para 220 volts.