A análise cromática é uma área da consultoria de imagem e pode ajudar muito a determinar o que combina ou não combina para cada pessoa. Para chegar aos resultados, são analisados os subtons da pele, ou seja, o que está embaixo dela - a temperatura: quente, fria ou neutra.
Uma excelente opção gratuita é o Color Palette Generator. Essa ferramenta não só extrai paletas de cores de imagens, como também permite ajustes estratégicos para atender às especificidades de sua marca e gerar o impacto visual desejado.
É importante destacar que, para conseguir descobrir sua cartela de cores, é necessário que o site visualize uma foto sua. A dica é tentar tirar uma selfie em um ambiente com boa iluminação, de preferência natural, que identifique as cores predominantes em seu rosto e pescoço.
COLORIMETRIA DO JEITO MAIS FÁCIL QUE VOCÊ JÁ VIU NA VIDA. Ache suas cores em você | por Renata meins
Como saber se a cor da pele é quente ou fria?
Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".
Basicamente, é preciso estar em frente ao espelho, de preferência em um local com boa iluminação, coloque os tecidos de cores diferentes, ou roupas abaixo do queixo e verifique qual tonalidade ilumina o seu rosto. Depois, compare as cores que ficam melhor com as paletas disponíveis.
Remova toda a saturação da imagem, tornando-a preto e branco; Observe os tons de preto a branco da pele, cabelo e olhos; Identifique o tom mais escuro e o mais claro; Subtraia os valores e assim você saberá quantos graus de contraste há entre os tons.
A melhor forma de descobrir a sua cor de pele é consultando um dermatologista, que vai realizar os exames e as análises mais adequadas de pigmentação, sensibilidade à radiação ultravioleta e o quanto de melanina o seu corpo produz naturalmente.
Pele quente combina com quais cores? As melhores cores de roupas para quem tem o tom de pele quente são vermelho, pêssego, coral, laranja, âmbar, ouro e amarelo. Versões fortes de cores mais frias também funcionam, como azeitona, verde musgo e violeta.
O que são fenótipos pardos? Pardo é um termo utilizado pelo IBGE para classificar um dos seis níveis de cor ou raça da população brasileira. Na prática, as pessoas pardas são aquelas que possuem várias ascendências étnicas, como a mistura de raça com branco e preto ou brancos com índios (ou ainda, índios com negros).
A melhor forma de você saber se é ou não uma pessoa parda, é através de suas características fenotípicas, ou seja, de suas características físicas, como por exemplo, cor da pele mais escura, textura dos seus cabelos em forma natural, lábios maiores, e narinas mais largas (dentre outras).
Nesse contexto, a categoria de pessoas pretas abrange aquelas com tons de pele mais escuros, enquanto as pessoas pardas englobam aquelas com tons de pele menos escuros (ou mais claros).
Quando há muita diferença entre as cores, a pessoa é alto contraste. Quando a diferença é pequena ou quase nenhuma, baixo contraste. Quem tem alguma variação de cor, mas não é tão grande, é médio contraste. Uma maneira super fácil de descobrir é colocar um filtro P&B na sua foto e observar a transição das cores.
O contraste é, na prática, a diferença entre cor do cabelo, sobrancelha e olhos em relação ao tom da pele. Quando a discrepância é grande, a pessoa é alto contraste. Quando a diferença é sutil ou nenhuma (eu estou falando de você, Nicole Kidman), então a pessoa é baixo contraste.
O contraste alto se dá quando a diferença entre as cores de cabelo, pele, olhos e sobrancelha é grande. Por exemplo: pele muito clara e cabelos e sobrancelhas bem escuros.
A análise também leva em conta elementos como temperatura, intensidade e profundidade, resultando em 12 opções: Primavera (Clara, Quente e Brilhante), Verão (Suave, Claro e Frio), Outono (Suave, Escuro e Quente) e Inverno (Frio, Escuro e Brilhante). Há outras abordagens que consideram ainda 16 cartelas.
Anotadas as numerações, avalie a diferença entre o ponto mais escuro da sua beleza e o mais claro. Se a diferença do maior para o menor for de 1 a 3, você provavelmente terá um baixo contraste. De 4 a 6, possivelmente terá um médio contraste. Com mais de 6 de diferença, certamente o seu será um alto contraste.
O valor da análise cromática varia entre R$ 600 a R$ 800 podendo mudar de acordo com o serviço solicitado. Se além da paleta de cores sugerida, o cliente também pedir por sugestões de looks e roupas que melhor se adequem ao corpo de acordo com as intenções pessoais, por exemplo, o valor pode ser alterado.
Pele bronzeada ou tom médio: praticamente todos os vermelhos combinam com as peles em tom médio ou bronzeadas, então aproveite! Vermelho vivo, terroso, coral ou rosado... É só escolher seu favorito.
A coloração Inverno Puro ou Frio, possui cores puras, de temperatura fria e profundidade média e suas características são de cores mais fortes como azul, preto e cinza.