Observe se a panela possui certificados de qualidade e se apresenta características típicas de panelas de cerâmica legítimas, como peso, acabamento e textura. Caso suspeite de fraude, entre em contato com o vendedor imediatamente e solicite um reembolso ou a substituição do produto por um genuíno.
1️⃣ Selo do Inmetro: Verifique sempre se sua panela possui o selo do Inmetro, garantindo segurança e conformidade com os padrões de qualidade. 2️⃣ Carimbo Timbrado: Cada panela Moncoc autêntica tem um carimbo timbrado abaixo dela. Esse é o sinal de autenticidade que você deve procurar!
Portanto, a principal dica para saber se uma panela é de cerâmica MESMO é se atentar aos detalhes do produto. Pesquise sobre a marca e sobre os materiais usados em sua produção. Além disso, se o preço for muito baixo, desconfie!
Logo, para serviços que exigem resultados leves, o alumínio pode ser indicado. Já nos quesitos resistência e durabilidade, o aço inox é superior, além de ter melhor absorção a impactos. O inox contribui até mesmo na redução – não impede – da quebra de louça. O alumínio tem certa resistência à oxidação.
Desta forma, deve-se observar a composição do material da panela e as características da liga metálica, ao comprá-la, podendo ser encontrada como aço cirúrgico da série 304, ou 18/10 ou 18/8, o que significa que tem 18% de cromo e 10 ou 8% de níquel.
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.
Usa um íman. Outra forma de testar se uma peça de joalharia é feita de aço é usar um íman. O aço inoxidável é um metal não magnético, portanto, se a jóia for de aço inoxidável, não será atraída pelo íman. Se a peça for atraída pelo íman, é provável que seja feita de outro tipo de metal.
Qual a diferença entre panela de aço inox e aço cirúrgico?
Um detalhe importante que muitos desconhecem é que o aço cirúrgico é um tipo de aço inoxidável. A diferença é que ele pertence a uma família específica de aço inox, a austenítica, que tem entre 17% e 25% de cromo em sua composição, bem como de 7% a 20% de níquel.
Nas lojas, você pode identificar facilmente o aço inoxidável usando 3 logotipos “18/10”, “18/8” ou 18/0”. O aço inoxidável 18/10 contém 18% de cromo e 10% de níquel. A composição é ideal para fazer frigideiras, panelas e frigideiras. O níquel oferece melhor resistência ao calor.
O magnet é um teste que realiza a distinção dos materiais por meio do magnetismo, ou seja, utilizando um ímã. Basta aproximar o ímã do metal e, se ele for atraído e se aderir ao metal, será aço inox, pois no alumínio esse processo não acontece.
Assim como as de alumínio, essas panelas grudam se não tiverem um revestimento antiaderente. É preciso esquentar bem e usar bastante gordura no cozimento. O inox mancha facilmente e, para resolver isso, é preciso lavar com força usando materiais abrasivos, mesmo que acabe riscando.
Apesar de um cozimento mais lento, panelas feitas de barro retém o calor por um longo período, assim como a panela de cerâmica. A desvantagem é que são pesadas e os alimentos grudam com facilidade. Por essa questão, são indicadas para fazer alimentos líquidos ou com caldo, como sopas, molhos, feijão e ensopados.
As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior.
No dia a dia, o Teflon é quase sinônimo de panela antiaderente. É bem comum encontrar panelas com Teflon, mas existem alternativas sem a substância e que também não grudam. Para saber se tem a substância ou não, procure na embalagem pela sigla PTFE. Se tiver PTFE, é Teflon.
Como saber o tamanho da panela? Geralmente, o tamanho da panela de pressão é indicado na embalagem do utensílio assim que você o adquire. Assim, sabendo que não comumente não existem tamanhos menores que 2 litros, é possível comparar as opções para identificar sua capacidade.
Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.
Panelas de Cerâmica costumam ter um custo mais elevado. Panelas de Inox exigem mais cuidado no cozimento, pois não são antiaderentes. Há modelos de Panelas de Inox com revestimento antiaderente em cerâmica, o que impede que os alimentos grudem e exige menos uso de óleo. O Inox é resistente e durável.
5) COMO SABER SE A JOIA É DE AÇO INOX? Joias em Aço são reconhecidas por terem um Brilho Uniforme por toda a peça, nos cantos e dobras não possui coloração escura e acúmulo de materiais (pois é tão resistente que geralmente não adere outros materiais), possui aspecto Liso e algumas vem identificadas como: S.
Para saber se uma panela de aço inox possui níquel, basta aproximar um ímã de geladeira. Se ele grudar, então a graduação da panela é 18/0 e não contém níquel. Se não grudar, ela é feita com níquel, pois esse elemento neutraliza o efeito do ferro em atrair ímãs.
O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.
Geralmente, se utiliza o teste do imã por algumas empresas para distinguir o que é aço inox de aço carbono. Como a segunda opção possui magnetismo, quando um aço inox reage, mesmo que de maneira leve ao imã, fica aquela dúvida se ele é então um aço carbono.
Por exemplo, a cor do aço inoxidável ou inox pode ser encontrada em diversos tons, como bronze, dourado, azul, verde, preto, marrom e púrpura. Além dele, temos o aço corten, um material patinável que possui uma cor avermelhada que lembra bastante a ferrugem.
Aço cirúrgico é uma variação excepcional do metal que tem resistência à oxidação, o que faz a joia durar muito mais tempo. O que vai indicar que a joia é inoxidável é o seu valor, e o aço cirúrgico possui o valor 316L.