Desgaste visual: inspeção visual das pastilhas através das rodas pode revelar o nível de desgaste. Se as pastilhas estiverem muito finas, é hora de substituí-las; Luz do freio acesa: em alguns veículos, a luz do freio no painel pode indicar desgaste excessivo nas pastilhas ou problemas no sistema de freio.
Como saber se está na hora de trocar a pastilha de freio?
Quando o nível do fluído de freio começa a baixar progressivamente é preciso verificar o que está ocorrendo. Se não houver vazamentos é provável que a pastilha de freio esteja desgastada.
Trepidação do pedal. Ainda que o efeito de vibração no pedal seja normal em carros com freio ABS, é importante ficar atento a este sinal se ele acontecer até mesmo em frenagens mais suaves. ...
Em geral, o primeiro sinal de que a troca de pastilha de freio deve ser feita é o surgimento de ruídos metálicos constantes no processo de frenagem. Outro ponto que ajuda a entender qual o melhor momento da troca é quando a peça atinge sua espessura mínima, de 2mm, perdendo boa parte do seu desempenho.
Assim como grande parte dos componentes de um veículo, as pastilhas também possuem uma vida útil. Segundo especialistas, as pastilhas de freio duram entre 30 mil e 40 mil quilômetros rodados.
Caso você continue dirigindo com a pastilha gasta, a tendência é que os discos de freio, os componentes mais caros sejam afetados, podendo até mesmo ter a sua vida útil drasticamente reduzida.
O que acontece quando as pastilhas de freio estão gastas?
Quando desgastadas, elas podem aumentar a distância de parada, tornar o freio menos eficiente e afetar a capacidade de controlar o veículo durante uma frenagem. Além disso, pastilhas de freio podem danificar outro componente fundamental do sistema de frenagem: o disco de freio.
Se as pastilhas apresentarem ranhuras profundas, desgaste irregular ou trincas, é recomendável trocá-las. Um freio irregular causa uma frenagem irregular e também um desgaste irregular. Nestes casos a chance de falhar a frenagem e também estragar os discos é maior.
Quais sintomas indicam que as pastilhas estão desgastadas?
Frenagem barulhenta. Se você pisar no pedal do freio e ouvir sons estridentes, isso pode significar que você está trafegando com pastilhas de freio ruins. ...
Acionamento do pedal com padrão fora do normal. ...
Vibrações: tremores no volante ou no pedal de freio sinalizam discos de freio empenados. Pedal de freio baixo: se o pedal do freio estiver mais baixo do que o normal ou se afundar facilmente, pode ser um sinal de vazamento no sistema hidráulico.
O custo da troca da pastilha fica entre R$ 50 e R$ 200, mas, geralmente, esse não será o valor cobrado. Por falta de conhecimento, muitas pessoas ignoram sinais de problemas nos freios nem realizam visitas frequentes ao mecânico.
Normalmente, a indicação das montadoras é para que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km. Especialistas em freios, por sua vez, orientam que o condutor faça a substituição da pastilha entre 30.000 e 40.000 km rodados. Depois desse período, o desgaste nas frenagens se torna inevitável.
Nesse caso a solução é substituir o elemento com desgaste. Porém, a causa pode ser mais complicada: pode se tratar de vazamentos no cilindro mestre, nas tubulações rígidas ou flexíveis, na pinça de freio ou no cilindro de roda.
Como saber a hora certa de trocar as pastilhas de freio?
Desgaste visual: inspeção visual das pastilhas através das rodas pode revelar o nível de desgaste. Se as pastilhas estiverem muito finas, é hora de substituí-las; Luz do freio acesa: em alguns veículos, a luz do freio no painel pode indicar desgaste excessivo nas pastilhas ou problemas no sistema de freio.
Isso pode variar de acordo com o tipo de carro, mas, em média, ele deve ser trocado a cada 10.000 Km rodados. O fluido é quem transmite o comando de freio do pedal até as pastilhas, e, caso esteja fora do prazo, pode frear de forma incorreta, diminuindo a vida útil da pastilha.
Ruídos estranhos ao frear: ruídos agudos, rangidos ou chiados ao frear podem ser sinais de desgaste nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo contato irregular das pastilhas de freio com os discos desgastados.
Muitas vezes o problema pode estar até mesmo no motor. Mas se você não realizou a manutenção dos freios recentemente e começou a fazer barulhos especificamente na hora de frear, então o problema pode ser um sinal de desgaste na pastilha de freios.
O recomendado pelas montadoras é que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km, já os especialistas em freios orientam a substituição entre 30.000 e 40.000 km rodados, depois desse período o desgaste é inevitável!
Quilometragem alta. Pode ser que as pastilhas do seu carro não tenham apresentado nenhum dos sinais já citados acima, só que, mesmo assim, elas devem ser trocadas. O ideal é que a substituição das peças seja feita a cada 20 mil km rodados.
O motorista deve se atentar também à perda de eficiência dos freios e ao desconforto no pedal. Além disso, o vazamento de fluido e desgaste do disco de freio também são sinais de desgaste da pastilha. Os quilômetros rodados são também mais um ponto de atenção.
Onde encontrar pastilhas originais? A COBREQ é uma das marcas do grupo TMD Friction e atende o mercado de pastilhas originais no Brasil e em todos os continentes nos quais atua para vários padrões de veículos.
Tal ruído pode ser um sinal claro de que um sistema de freio está com algum problema e precisa de uma manutenção urgente. Na maioria dos casos, o barulho é provocado pelo desgaste acentuado das pastilhas, que no final da vida útil acabam tocando nos discos e emitindo um chiado.
A substituição de pastilhas de freio é uma operação comum em oficinas mecânicas. No entanto, o custo varia bastante. Podemos dizer que o custo das pastilhas em si varia de R$ 50 a R$ 300, enquanto a mão de obra estaria custando entre R$ 100 e R$ 200.
Um pedal de freio duro pode ser causado por várias razões. Aqui estão algumas possibilidades: 🔹Problemas no Sistema de Freio: Pode haver um problema com o sistema de freio, como ar no sistema hidráulico, vazamentos de fluido de freio ou um problema com o cilindro mestre.
Muitos veículos apresentam uma luz de advertência no painel, que acende quando o nível de fluido do freio está baixo. Essa luz pode variar de cor e formato, mas geralmente é vermelha e tem o desenho de uma lâmpada ou de um líquido.