É importante estar atento a outros fatores de mudanças, como na textura. Se estiver viscosa ou úmida, significa que está pronta para ser descartada. Além disso, o cheiro é outro fator importante para estar atento, pois se estiver com mau odor, é provável que o alimento esteja estragado.
Sabe quando a alface está murcha, úmida (às vezes até viscosa)? Pois então, isso significa que ela não está mais adequada para consumo. Outro sinal que você precisa estar atento é ao cheiro: se o odor estiver forte e ruim, já sabe, né?
Seu nome científico é Lactuca Sativa, e é uma hortaliça pertencente à família Asterácea, a mesma da chicória, da escarola, do almeirão e da alcachofra. As folhas de alface encontram-se prontas para o consumo quando estão frescas, ou seja, quando possuem a aparência brilhante, firme e sem áreas escuras.
Aí você acaba consumindo algo que está contaminado”, afirma o biólogo. Já o alface e outras hortaliças folhosas costumam apresentar pequenas bolinhas pretas, que na verdade não fazem mal a saúde. "Pontos pretos são normais do alface.
Se a alface ficou guardada na geladeira em pote hermético e foi preparada a menos de 24h, não há problema nenhum consumir! Por outro lado, se encontrar os clássicos sinais de deterioração, como manchas, cheiro estranho ou textura pegajosa, é melhor não arriscar.
Mas apesar de esse escurecimento causar uma má impressão aos nossos olhos, trata-se de um processo natural que não traz muitos prejuízos para o aporte nutricional da alface —e de outros alimentos.
As cultivares de alface podem diferir quanto à duração do período vegetativo e florescimento, número de folhas e peso da planta sendo estes, influenciados pelo fotoperíodo e principalmente pela temperatura (Lopes et al., 2002; Oliveira et al., 2004; Kanazawa et al.,1997 citados por Figueiredo et al., 2002; Lêdo, 1998).
O ciclo de uma plantação de alface em regiões mais quentes é em torno de 35 dias, enquanto que nas épocas mais frias, é de 45 dias. Entretanto, pode haver variação de acordo com a cultivar escolhida, clima da região, estado nutricional e quantidade de água disponível para o seu desenvolvimento.
O consumo de alimentos crus sem a devida higienização pode levar a episódios de intoxicações alimentares por micro-organismos patogênicos. Por isso é importante que todos saibam como lavar de forma adequada hortaliças como a alface.
Nunca corte a alface de sua salada na França: isso é considerado má educação. Ao invés de cortá-la, dobre-a e coma com o garfo. 2. No México, a pontualidade não é bem-vista na hora de se juntar para uma refeição.
"A coisa certa a fazer é lavar suas frutas, legumes e verduras porque pode haver muitos patógenos nocivos e perigosos, bactérias que podem ser prejudiciais", afirmou o especialista ao programa de rádio Mornings, da BBC.
Isso porque a alface pode chegar a ter mais de 300 mg de potássio, que é uma quantidade considerável e não é indicada para pessoas que têm problemas como a insuficiência renal e que precisam fazer uma restrição de potássio na alimentação.
Com essa técnica, a alface pode durar de uma a duas semanas na geladeira sem estragar, perder o sabor ou a crocância. O ideal é colocá-la na gaveta de legumes ou na prateleira mais baixa da geladeira, para que ela mantenha uma temperatura mais amena (aproximadamente 10°C) e não queime ou resseque.
Os principais sintomas são amarelecimento das folhas e a murcha progressiva com atrofia da planta. Nas raízes, ocorre redução do crescimento e formação de listras vermelhas ou marrons.
Separe as folhas da alface e mergulhe na água com gelo. Feche o recipiente com uma tampa. Leve a alface mergulhada na água e no gelo à geladeira, e deixe descansando por 15 minutos. Passado este tempo, retire o recipiente com as folhas de alface da geladeira.
A alface deve ser colhida quando a cabeça atinge crescimento vegetativo suficiente, está firme, antes do ponto de crescimento máximo, enquanto as folhas ainda estão tenras (Figura 1) e a planta sem indícios de pendoamento (Figura 2).
Na geladeira, a refeição dura até dois dias com proteínas (carne, frango ou atum) e até cinco dias sem proteínas. Por isso, você pode preparar as saladas da semana no domingo, para levar ao trabalho nos dias seguintes. É importante lembrar que a salada deve ser mantida na geladeira, mesmo no ambiente de trabalho.
4. Armazenamento. Ao armazenar as folhas, lembre de forrar o pote com papel toalha, intercalando camadas de alface e papel para evitar umidade excessiva. Isso ajuda a preservar a alface por mais tempo.
A alface é rica em antioxidantes, pois contém vitamina C, carotenoides, folatos, clorofila e compostos fenólicos, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células e, por isso, o seu consumo regular poderia ajudar na prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer.
A alface americana é conhecida pelo seu alto teor de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a digestão, imunidade e saúde óssea. Por outro lado, a alface romana destaca-se pelo seu alto teor de fibras e vitamina K, beneficiando a saúde digestiva e óssea.
Este vegetal é rico em minerais, vitaminas e fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino. As alfaces de modo geral trazem sensação de frescor aos alimentos, dando cor e sabor principalmente às saladas e sanduíches.
Se estiver mole, jogue fora. Se tiver qualquer cheiro também não deve ser usada. Alface – A alface tem cerca de uma semana de vida na geladeira. Procure por marcas escuras ou marrons.
A queima das bordas da alface (tip burn) compromete o visual das folhas e, consequentemente, a sua comercialização. Este fenômeno está atrelado, principalmente, a deficiência ou desiquilíbrio de cálcio nas variedades. Podendo também ser resultado de uma má fertirrigação das variedades (falta de água).