Por definição, humildade é a virtude da modéstia e do bom senso, da capacidade de compreender as próprias limitações. É a aceitação plena das vulnerabilidades e fraquezas. É invocar as qualidades sem o erro de ignorar os defeitos.
Os humildes têm melhor percepção sobre suas forças e fraquezas, são mais modestos ao falar de si mesmos, mais abertos a novas visões sobre as coisas e respeitosos ao interagir com os outros. Temos a tendência de preferir nos aproximar e iniciar relacionamentos com quem percebemos ser mais humilde.
Quais são as características de uma pessoa humilde?
Humildade (do latim humilitas) é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.
Qual a diferença entre ser humilde e ter humildade?
Embora ser humilde exija reconhecer nossas próprias dificuldades, limitações e limites, isso não significa fazer uma demonstração deles. Humildade significa viver na verdade, aceitando que não somos perfeitos.
Uma pessoa humilde tem caminho aberto, passagem livre, aceitação geral, pois trata a todos com a mesma dignidade. Seguidamente observo os estragos que o orgulho faz acontecer. Uma pessoa orgulhosa tem tudo para residir na solidão. O humilde, no entanto, está sempre rodeado de pessoas queridas.
pessoa simples é uma pessoa pobre de espírito, ela é humilde, não é vaidosa, não tem inveja, não fala mal da vida alheia, não cobiça itens caros ou luxuosos e nem o que as outras pessoas tem, não é uma pessoa perfeita, mas que reconhece seus erros e tenta corrigi-los e também não é uma pessoa orgulhosa, não ...
O autoconhecimento, empatia, reconhecimento das contribuições alheias, abertura ao aprendizado (com uma “Máquina de Aprender” eficiente), ausência de arrogância, capacidade de admitir erros e foco no bem coletivo são aspectos que constroem a humildade e promovem um ambiente de trabalho harmonioso e positivo.
Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)
Qual é a diferença entre simplicidade e humildade?
Humildade significa virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações. Já simplicidade demonstra qualidade, caráter daquele que é sincero; franqueza ou pureza. Embora semelhantes em certos pontos, são diferentes entre si, pois nem sempre uma pessoa humilde quer dizer que ela é simples, ou vice-versa.
Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.
Originada do latim, a palavra humildade significa 'reconhecer as próprias limitações'. Ou seja, reconhecer os erros e fraquezas. Quem é humilde sente respeito pelos outros, não desvaloriza ninguém e nem se considera superior, e, acima de tudo tem uma atitude de aprendizado contínuo.
Pessoas arrogantes têm como comportamento a vontade de se exibir de uma maneira prepotente e com desprezo em relação aos outros. Tanto é que o sinônimo de arrogância é orgulho ostensivo, soberba e altivez. E seu oposto é a humildade.
Tem gente pobre materialmente orgulhoso, e tem ricos economicamente humildes. Pessoas humildes não sentem o impulso de se exaltar. Ser humilde não é pensar menos em si mesmo, mas pensar menos de si mesmo, e não ficar falando de sua pessoa o tempo todo.
Um dos frutos da humildade é a magnidade, o vôo do espírito, da nossa alma, para as coisas grandes, não quanto ao luxo, mas enquanto aos valores, voltado para as coisas de Deus.
O primeiro princípio para exercitar a humildade é olhar para os seus valores e atribui-los a Deus. O segundo é se colocar diante de Deus numa atitude de criança confiante. O terceiro é despertar a mansidão que caminha lado a lado com a paciência, caridade e serenidade.
Ela é definida como a qualidade de ser humilde, modesta e respeitosa. A humildade é o oposto do orgulho, que é uma atitude de arrogância, presunção e superioridade. A Bíblia ensina que a humildade é uma característica importante do caráter cristão.