Toda equação deve possuir: sinal de igualdade, primeiro e segundo membro e uma ou mais incógnitas. Podemos definir equação como uma sentença matemática que possui igualdade entre duas expressões algébricas e uma ou mais incógnitas (valores desconhecidos) que são expressadas por letras.
Uma equação pode ser classificada quanto ao seu grau e número de incógnitas. Uma equação é uma sentença matemática que possui uma igualdade e, pelo menos, uma incógnita, ou seja, quando temos o envolvimento de uma expressão algébrica e uma igualdade.
É uma equação com uma ou mais variável em que cada variável tem expoente igual a um e não pode existir multiplicação nem divisão entre elas. Assim, ax + by = 0 é uma equação linear, pois a variável é x e o seu expoente é igual a um (x¹) e a variável y também tem expoente igual a um (y¹).
É a igualdade que relaciona uma operação matemática aplicada em alguns números com o seu resultado. Portanto, a igualdade é peça fundamental ao procurar os resultados de uma equação. Por exemplo: Dada a equação x – 14 = 8, qual é o valor de x? Somando 14 e 8, teremos 22 como resultado.
Como identificar se uma equação não está BALANCEADA? | Professora Gessica
Como saber se é equação ou não?
Toda equação deve possuir: sinal de igualdade, primeiro e segundo membro e uma ou mais incógnitas. Podemos definir equação como uma sentença matemática que possui igualdade entre duas expressões algébricas e uma ou mais incógnitas (valores desconhecidos) que são expressadas por letras.
Dizemos que a equação Mdx+Ndy=0 é exata se: My=Nx. Exemplos: A forma diferencial 3x2y2dx+2x3ydy=0 é exata pois existe F(x,y)=x3y2 cuja diferencial exata coincide com o membro da esquerda da equação dada. Outra forma de verificar isto é mostrar que My=Nx=6x2y.
A equação do 1º grau é uma equação que possui incógnita com grau 1. Equações são sentenças matemáticas que possuem incógnitas, as quais são letras que representam valores desconhecidos, e igualdade. A sentença matemática da equação do 1º grau é ax + b = 0, em que a e b são números reais, e a é diferente de 0.
As EQUAÇÕES QUÍMICAS são representadas por: REAGENTES → PRODUTOS EXEMPLO: Sódio + Água → hidróxido de sódio + Hidrogênio Ou, de maneira resumida: Na + H2O → NaOH + H2 (Não balanceada e será discutido mais a frente) Esta representação é comumente denominada EQUAÇÃO ESQUELETO.
As expressões são combinações de variáveis e números, enquanto as equações igualam duas expressões. As variáveis podem receber diferentes valores dependendo do contexto, e podemos calcular expressões por meio da substituição de valores nas variáveis.
Se resolver uma equação linear ax+b=0 é trivial, o mesmo já não se passa se considerarmos uma função f mais complicada. Comecemos por considerar, por exemplo, as equações x4 - 4 x3 - x + 5 = 0 ou 2 ex - x sin(x+3) = 0. São ambas equações não lineares.
Uma função linear é definida genericamente como f(x) = a.x. Esse é um caso particular de função afim, também conhecida como função de primeiro grau, contudo não existe valor para o coeficiente b, ou seja, b = 0.
Nas equações químicas, utilizam-se símbolos específicos para não só identificar os participantes, mas também condições específicas, tais como calor, luz, catalisador etc. Essas equações precisam seguir as leis da Química, bem como as leis ponderais.
Dessa maneira, uma equação possui números desconhecidos, números conhecidos e uma igualdade. Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto numérico a um único elemento de outro conjunto numérico.
Uma equação é uma sentença matemática aberta, ou seja, sentença matemática que possui ao menos uma incógnita, e que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas.
São representadas por equações químicas que mostram os reagentes e produtos. O balanceamento das equações é necessário para que a quantidade de átomos seja a mesma nos dois lados da equação. Podem ser de quatro tipos: síntese, decomposição, simples troca ou dupla troca.
Qual e a diferença entre uma reação química e uma equação química?
A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nestas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.
Como diferenciar equações de primeiro é segundo grau?
A equação de primeiro grau é aquela equação que envolve apenas soma e a subtração de incógnitas. Já a equação de segundo grau é aquela com multiplicação ou divisão entre as incógnitas ou alguma variável elevada à segunda potência (x²).
Como podemos identificar uma equação de segundo grau?
A equação do 2º grau é do tipo ax² + bx + c = 0. Pode ser completa, se os seus coeficientes forem todos diferentes de zero, e incompleta, caso contrário. Para encontrar suas soluções, calcula-se o discriminante Δ e depois utiliza-se a fórmula de Bhaskara.
As equações são utilizadas para resolver problemas simples do nosso cotidiano. Veja alguns exemplos: Percebeu que muitas vezes utilizamos as equações para resolver problemas simples, mesmo sem saber que são equações.
Sempre que há letras e números separados por um sinal de igual, temos uma equação. A equação 3x + 1 = 10, por exemplo, é uma equação de 1º grau, com uma incógnita apenas. De 1º grau, porque a única incógnita presente (x) tem expoente 1, sendo que x1 = x.
Equações completas e incompletas Uma equação do 2º grau ax²+bx+ c = 0, com a≠0 é denominada: Completa, quando b≠0 e c≠0, ou seja, todos os coeficientes da equação são diferentes de zero. Exemplo: 9x²+3x+2=0 é uma equação completa, pois a= 9, b=-3 e c= 2.