À Universa, os especialistas citam alguns sinais para ficar de olho e saber se é preciso trocar o anticoncepcional:
- Sangramento de escape que não para. ...
- Problemas dermatológicos (como espinhas e queda de cabelo) ...
- Náuseas, dor de cabeça frequente e vômito. ...
- Outros sintomas que podem ser causados pelo anticoncepcional.
Quando se deve mudar de anticoncepcional?
De forma geral, o número mágico para a adaptação ao método contraceptivo seria em três meses de uso. Normalmente, o padrão de sangramento melhora após esse período e outros eventos, por possuírem um caráter transitório, também desaparecem.Como saber se tá na hora de trocar de anticoncepcional?
Fatores que podem te fazer querer trocar de métodoEfeitos colaterais indesejados: se você está enfrentando efeitos colaterais desagradáveis, como sangramento irregular, alterações de humor, ganho de peso ou outros sintomas associados ao método atual, pode ser hora de considerar uma alternativa.
Quais os sintomas da troca de anticoncepcional?
Os sintomas mais comuns são: sangramento de escape, ciclo menstrual irregular, dor de cabeça, inchaço e acne. Lembre-se: Se você notar dificuldade de adaptação e sintomas intensos, converse com o seu médico sobre outras possibilidades de troca.Como saber que o anticoncepcional não está me fazendo bem?
Sintomas como dor na panturrilha, dor de cabeça intensa, falta de ar e dor no peito devem ser tratados como emergência médica. É importante estar ciente de como seu corpo responde ao uso de anticoncepcionais e reconhecer sinais de que esse método contraceptivo pode não estar fazendo bem.Posso mudar o horário de tomar o anticoncepcional?
Como saber que meu corpo está rejeitando o anticoncepcional?
Alterações no peso, menstruação irregular e piora das cólicas são alguns dos principais efeitos quando se deixa de tomar o anticoncepcional.Quando o anticoncepcional começa a fazer mal?
Algumas mulheres sentem ainda mais nas primeiras semanas de uso do anticoncepcional, devido às grandes alterações hormonais. O recomendado, nestes casos, é consultar o ginecologista quando os sintomas impedirem a realização de atividades diárias ou demorarem alguns meses para desaparecer.O que acontece com o corpo na troca de anticoncepcional?
Se a troca de anticoncepcional for realizada de maneira adequada não há risco de engravidar. Caso você comece a tomar o anticoncepcional novo no mesmo dia que iniciaria o anterior, não há chance de gravidez. Já está protegida logo na primeira cartela do novo anticoncepcional.Quando iniciar um novo anticoncepcional?
Quando a cartela terminar, deve ser realizada uma pausa de 6 dias e, no sétimo dia de pausa, iniciar uma cartela nova de anticoncepcional.Como deve ser feita a troca de anticoncepcional?
Recomendações ao trocar de pílula anticoncepcionalNo caso dos anticoncepcionais que contêm pílulas placebo na cartela, a orientação é não tomar as pílulas placebo, já que elas funcionam como uma pausa. Descarte-as e inicie a nova cartela, sempre emendando na anterior.
Tem problema ficar trocando de anticoncepcional?
A troca de anticoncepcionais pode ser recomendada pelo ginecologista na tentativa de descobrir o melhor método para cada mulher, ajudando a diminuir o risco de engravidar e também evitar os possíveis efeitos colaterais desses remédios.Quanto tempo demora para o corpo se acostumar com o novo anticoncepcional?
A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.Qual o anticoncepcional mais forte?
Confira o ranking com os 10 métodos contraceptivos mais eficazes: Implanon, conhecido como chip anticoncepcional (99,95% de eficácia) Vasectomia (99,9% de eficácia) Diu com hormônios (99,8% de eficácia)Como saber que o anticoncepcional não está fazendo efeito?
Quando as pessoas usam contraceptivos hormonais de maneira consistente e correta, a gravidez ocorre em apenas 0.05 a 0.3% das pessoas (dependendo do método) no período de um ano de uso (1). (Compare isso com os 85% das pessoas que engravidam dentro do período de um ano, quando não usam contraceptivos.)Pode tomar o mesmo anticoncepcional por quantos anos?
Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.É normal menstruar na troca do anticoncepcional?
A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando aos níveis hormonais do contraceptivo. Neste caso, a mulher usa um absorvente por dia. Cerca de três meses depois, o sangramento tende a parar.Quando tem que tomar o anticoncepcional de novo?
Deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com o uso da pílula. Ao fim da cartela, deve-se fazer então uma pausa de 7 dias, que é quando ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa, independente da menstruação.Qual é a melhor pílula anticoncepcional?
Entre as mais indicadas estão a ciproterona e drospirenona. Todavia, vale lembrar que a dosagem de estradiol é 35 mcg, ou seja, alta. Isso resulta em mais efeitos colaterais.Qual é o melhor anticoncepcional para não engordar?
As pílulas anticoncepcionais com dose baixa de estrogênio podem ser uma melhor opção para as mulheres que desejam evitar o ganho de peso, já que o estrogênio pode contribuir com a retenção de líquidos no corpo, afetando o peso. No entanto, a pílula anticoncepcional, de modo geral, não engorda.Quando é a hora de trocar de anticoncepcional?
A hora certa de trocar o anticoncepcional depende dos sintomas que você sente, da sua faixa etária e qual contraceptivo você usa. Normalmente o médico indica a mudança de método quando o uso prolongado leva a alterações na menstruação.Quais os sintomas da mudança de anticoncepcional?
Náuseas, dor de cabeça frequente e vômito"No caso da dor de cabeça, se a mulher já usa a pílula há muito tempo e nunca teve isso, pode ser que o anticoncepcional só piore, mas não a cause", diz Pupo.