Quem adere a uma dieta low carb pode não saber, mas o hálito tende a mudar. Com gosto metálico, que lembra a acetona, ou às vezes mais adocicado, a halitose cetônica é apenas um reflexo das alterações que o organismo teve de fazer para se adaptar à falta de glicose ou a um jejum prolongado.
Esses corpos cetônicos são transportados para o cérebro e músculos, permitindo o bom funcionamento do corpo. Os sintomas de cetose podem variar de uma pessoa para outra, sendo mais característico a mudança do hálito, que possui cheiro semelhante à acetona.
Mastigue chicletes sem açúcar para ajudar a estimular a saliva e a refrescar o hálito. Ajuste a ingestão de carboidratos complexos, como verduras e grãos integrais, e continue evitando os carboidratos refinados. Encha uma garrafa de água e beba ao longo do dia. Mantenha bons hábitos de higiene bucal.
Muitas pessoas têm ouvido falar sobre esse odor característico, mas nem todas compreendem o que ele significa e por que ocorre. O hálito cetônico, também conhecido como hálito de acetona, é um odor peculiar que pode ser percebido na respiração de pessoas que estão em estado de cetose.
Para confirmar a presença de corpos cetônicos na urina, pode ser indicada a realização de outro exame de urina, uma vez que o grau de hidratação da pessoa, por exemplo, pode interferir no resultado, fornecendo resultados falso-positivos, quando a pessoa está desidratada, ou falso-negativo quando a pessoa bebe muita ...
Embora não seja uma regra, quem tem problema no fígado pode apresentar mau hálito. Diversas doenças que atingem esse órgão, como hepatite, cirrose, tumores benignos e malignos, conseguem expelir certas substâncias na circulação. Elas acabam chegando aos pulmões e causando mau odor quando são eliminadas pela boca.
Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.
O que tira da cetose? Quando você entra em processo de emagrecimento e come fora da dieta, não é motivo de muita preocupação, não se apegue se você está ou não em cetose. O importante é seguir a dieta normalmente, de onde parou. Geralmente 2 dias comendo fora da dieta são capazes de tirar seu corpo da cetose.
A insuficiência hepática dá ao hálito um odor característico que lembra um rato (odor de mofo, doce e, às vezes, um odor que lembra ovo podre [sulfuroso]). A insuficiência renal faz com que o hálito tenha odor de urina ou amônia.
Quem adere a uma dieta low carb pode não saber, mas o hálito tende a mudar. Com gosto metálico, que lembra a acetona, ou às vezes mais adocicado, a halitose cetônica é apenas um reflexo das alterações que o organismo teve de fazer para se adaptar à falta de glicose ou a um jejum prolongado.
Quando você fica por longos períodos sem comer, seu organismo começa a liberar ácidos graxos que causam um cheiro ruim na boca. Por isso, tente se alimentar a cada três horas e escove bem os dentes após as refeições.
Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido, assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.
Quando as cetonas estão presentes, o corpo entra em um estado metabólico chamado cetose. Às vezes, as pessoas sentem letargia, boca seca ou mal-estar geral quando começam a dieta – sintomas de cetose apelidados de "ceto gripe". Porém, quando seu corpo se adapta, esses sintomas geralmente se dissipam.
Quando você mede a cetose na urina com as fitas teste de cetose e vê o teste mudar de cor, esse é o sinal de que a dieta cetogênica realmente está funcionando.
Uma alternativa para acelerar o processo de cetose é praticar o jejum intermitente. Ele consiste na ingestão de alimentos por um período e jejum nas horas restantes. Apesar disso, nem todas as pessoas se adaptam a essa prática, o que exige avaliação médica para evitar problemas.
Porque quando fazemos dieta ficamos com mau hálito?
Quando o corpo começa a usar as gorduras como a principal fonte de energia, na ausência de carboidratos, o mau hálito aparece. Também é por conta dessa mudança que o suor e o xixi ficam com cheiro mais forte.
Como tratamento a J.A Saúde Animal recomenda o uso de Glicoton B12, o mais novo suplemento energético e vitamínico da J.A Saúde Animal. Glicoton B12 é uma inovadora associação de Glicose a 50% e Vitamina B12, sendo o único produto a apresentar 500 mg de Glicose em 1 litro de solução.
Quantas horas de jejum para o corpo entrar em cetose?
O corpo entra em processo de cetose aproximadamente após 12 a 16 horas sem alimentação. É quando o organismo recorre às reservas de tecido adiposo para convertê-las em corpos cetônicos, que se tornarão sua principal fonte de energia.
Farinha de trigo, torrada, pão, bolos, doces, biscoitos, chocolate, caramelo, açúcar e açúcar mascavo são proibidos na dieta cetogênica pois são ricos em carboidratos e pobres em gorduras e proteínas. Batata e batata doce são proibidas na dieta cetogênica pois são ricas em carboidratos e pobres em gorduras e proteínas.
A maneira mais rápida de entrar em cetose é se exercitar em jejum, restringir a ingestão de carboidratos líquidos a mais ou menos 20 g por dia, e ingerir bastante água.
Disfunções severas no fígado podem provocar intenso mau hálito, como a cirrose, por exemplo. O odor do hálito hepático é conhecido como cheiro de “terra molhada” e pode piorar com o agravamento da doença.
São bactérias que liberam um odor de enxofre – que é associado ao esgoto. Em outros casos, essas bactérias estão nas amídalas, formando os cáseos amigdalianos.
Na maioria dos casos, o mau hálito, ou halitose, tem origem na própria língua, órgão revestido por papilas que conduzem informações ao cérebro com o intuito de reconhecer o sabor dos alimentos. Entre as papilas há pequenas criptas onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual.