1 - Entre no site da Serasa. 2 - Faça o login com o seu CPF e senha (ou faça um cadastro rápido). 3 - Vá em "Soluções", depois em "Validar meio de pagamento". 4 - Informe o código do boleto ou o código Pix e confira se é um acordo oficial da Serasa em seu nome.
Com o acesso criado e liberado, basta clicar em “Consulte seu CPF” para checar registros de inadimplência em seu nome. O SPC Brasil também disponibiliza um aplicativo para baixar no Google Play e na Apple Store.
O Serasa está mais vinculado a dívidas bancárias, como empréstimos não pagos, cheque especial, entre outras modalidades de pendências; O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por sua vez, está mais associado a dívidas com lojistas, como parcelas de compras não pagas.
Quanto tempo leva para caducar uma dívida com a Receita Federal?
Para o Imposto de Renda pago por declaração (tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas), a inscrição na dívida ativa pode levar até sete anos. Somados aos cinco anos para a prescrição da dívida ativa, o contribuinte pode passar 12 anos devendo ao governo federal sem ser cobrado.
Acesse o Portal da SPU, informe o nº CPF ou CNPJ ou informe o n° do documento (DARF) e clique em 'OK' para gerar a consulta ao DARF correspondente. Consulte os DARFs emitidos, consolidados por CPF ou CNPJ, com detalhamento dos débitos constantes do código Receita 4444.
Significa que o nome e o CPF do consumidor estão negativados. A negativação da dívida, no entanto, não acontece do dia para a noite. Geralmente o credor envia aviso de que existe o débito e aponta um prazo para a regularização. Se esse prazo não for cumprido, a dívida vencida poderá ficar negativada.
Na Serasa, constam dados de pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas em aberto junto às instituições financeiras. Essas dívidas podem ser provenientes de cartões de crédito, cheque especial e/ou empréstimos.
É só seguir o passo a passo abaixo: 1) Acesse o site da Serasa e insira seu CPF e senha. 2) Em sua área logada você verá se tem dívidas negativadas. Caso não tenha, aparecerá a mensagem Seu nome está limpo.
Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.
É verdade que depois de 5 anos o nome limpa no Serasa?
Sim. Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.
Após 5 anos, o consumidor não poderá permanecer negativado em razão dessas dívidas, mas ainda será muito difícil conseguir contratar serviços com as instituições financeiras enquanto houver a inadimplência, mesmo que o consumidor não esteja negativado.
Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente. Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.
Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e faça seu login; Vá em “Serviços” e em seguida na opção “Extratos/certidões/declarações” Escolha a opção “Extrato para o Imposto de Renda” do lado esquerdo da página. Emita o documento.
A multa será de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado ao valor máximo de 20%. O valor mínimo é de R$ 165,74. Essa multa começa a contar a partir do primeiro dia após a data limite da entrega.
Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir Darf/DAS parcial ou integral". Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição. Clique em "Emitir Darf integral" ou "Emitir Darf parcial".
Se não tiver um certificado, você pode utilizar o número do CNPJ e CPF para gerar um código de acesso. Depois de logar no sistema do Simples Nacional, selecione a opção “Débitos” no menu principal. Em seguida, clique em “Consultar/Gerar DAS” para verificar a lista completa dos débitos com a Receita Federal.
O que acontece com quem tem o nome na dívida ativa? Todas as contas que devem ser pagas ao governo, como impostos (IPVA ou IPTU), multas de trânsito, multas ambientais e taxas de ocupação, quando não pagas, podem se transformar em uma dívida ativa.
O MEI que não pagar a DAS também pode perder os benefícios previdenciários, já que a DAS engloba também a contribuição previdenciária do microempreendedor. Caso fique inadimplente, o MEI mantém a condição de segurado da previdência por 12 meses após o início dos débitos.
O primeiro passo do banco será a negativação do devedor, como forma de pressão para receber a dívida. Segundo passo, ele vai apelar para uma medida judicial, para tentar bloquear (penhorar) o dinheiro no banco. Depois, também por meio de medida judicial, o banco vai partir para bens como carros e imóveis.