Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.
instabilidade na direção, como vibrações excessivas e/ou o carro se deslocar para um lado, mesmo quando o volante está alinhado; impactos fortes, como batidas em buracos profundos, que causam um impacto considerável nas rodas ou na suspensão do carro.
O desgaste irregular dos pneus acontece porque, com a cambagem fora do padrão, apenas um lado da banda de rodagem toca o chão, “comendo” a borracha por fora em caso da cambagem estar positiva, ou por dentro, se estiver negativa.
CAMBAGEM o que é? É necessário? Quais CARROS PRECISAM de Cambagem? Cambagem POSIVITA e NEGATIVA
Quando trocar o pneu tem que fazer cambagem?
2) Cambagem nem sempre é necessária
Ao contrário do balanceamento, a troca dos pneus não exige sempre a alteração da cambagem, que é a inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical.
Além disso, o alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina. O balanceamento melhora a direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
O que são camber e caster? Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.
Por sua vez, se o condutor observar o desgaste na parte externa da banda de rodagem do pneu, então, trata-se de um problema na cambagem positiva. E como saber qual é a cambagem ideal? A Zapay lhe explica: a cambagem deve estar nula, ou seja, a 90º em relação ao asfalto (solo).
cambagem negativa: nessa cambagem de pneus, as rodas se inclinam levemente para dentro, na direção do centro do veículo. Isso aumenta o contato dos pneus com a estrada, melhorando a aderência nas curvas. Isso faz com que haja uma resposta mais ágil na direção.
Quando troca o amortecedor, tem que fazer alinhamento.?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora. Não se "desamassa" nenhuma peça da suspensão. Se fizer isso, você trará a peça de volta às medidas do fabricante, mas ela perderá a elasticidade responsável por absorver as vibrações e solicitações do asfalto.
Um teste simples é acelerar o carro até 60 km/h em uma via com pouco movimento e frear até ele parar. Se o volante “puxar”, é hora de ir para a oficina. O teste também pode ser feito com uma velocidade de 20 km/h em uma rua vazia.
Veículos desalinhados também consomem mais combustível, puxam para um lado e podem fazer com que o motorista perca o controle nas curvas. Assim como o balanceamento, o alinhamento das rodas deve ser realizado de forma preventiva a cada 10.000 km rodados.
Como saber se o carro realmente precisa de cambagem?
Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.
O preço para fazer cambagem veicular normalmente fica entre R$ 100 e R$ 400. Vale saber que o valor desse serviço pode ser maior ou menor dependendo de três fatores principais: o modelo do veículo, a região onde serviço será feito e a oficina escolhida para realizá-lo.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Quando faz alinhamento e balanceamento precisa fazer cambagem?
Os pneus devem estar o mais próximos do ângulo reto, que seria o ideal. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro. Portanto, o recomendado é que a cambagem seja feita junto com o alinhamento e balanceamento. Assim, você garantirá que o automóvel sairá da manutenção totalmente regulado.
Se o volante está puxando para algum lado ou os pneus estão apresentando desgaste irregular, o veículo precisa de alinhamento. Mas se o volante está vibrando ou se o automóvel faz barulhos estranhos em velocidades mais altas há necessidade de balanceamento.
A quanto custa cambagem traseira Centro nada mais que é que um ajuste que, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo.
Já a cambagem negativa, por sua vez, é quando a parte superior da roda fica inclinada para dentro do veículo, ou seja, aproxima-se do centro do carro. Esse tipo de cambagem é mais comum em carros esportivos e de alto desempenho, pois aumenta a aderência dos pneus ao solo, permitindo uma melhor estabilidade em curvas.
Existem três tipos camber: Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.