A maioria dos veículos tem uma barra de balanço (também conhecida como barra estabilizadora) na frente. Alguns modelos também têm uma barra estabilizadora na parte traseira. Normalmente, o único sintoma associado a um problema na barra estabilizadora é um estalo enquanto o carro passa sobre lombadas.
A barra estabilizadora do carro fica localizada na parte inferior do veículo conectando as suspensões das rodas opostas, tanto na frente quanto na traseira.
- Função da barra estabilizadora nos veículos: Na grande maioria dos veículos, a barra estabilizadora fica localizada na suspensão dianteira, em alguns modelos a barra também é encontrada na suspensão traseira.
O que acontece com o carro sem a barra estabilizadora?
Sem ela, o veículo pode estar mais suscetível a capotamentos em curvas acentuadas ou manobras de emergência. Por fim, sua remoção proporcionará um desgaste irregular dos pneus e componentes da suspensão, pois as forças dinâmicas durante a condução não serão mais distribuídas de maneira uniforme entre as rodas.
O que acontece se a barra estabilizadora estiver ruim?
Falhas. Se tiver muita estabilização da barra estabilizadora, o seu veículo perderá a independência entre os membros da suspensão em lados opostos do veículo. A mesma também afeta o conforto de direção, distribuindo os efeitos dos solavancos na estrada para ambos os lados do veículo.
Em alguns casos, porém, o motorista pode ter a opção de retirar o equipamento, especialmente quando este se torna uma desvantagem. Vale lembrar que, embora seja fundamental para a dinâmica do veículo, alguns malefícios são comuns, sobretudo em relação ao conforto.
Por ser uma peça simples e não afetar diretamente o funcionamento do carro - é possível ligar o motor e trafegar sem a barra estabilizadora -, muita gente acaba negligenciando a manutenção do componente.
Embora seja menos comum, a barra estabilizadora pode quebrar devido a impactos fortes ou desgaste excessivo. Uma barra quebrada compromete significativamente a estabilidade do caminhão.
A barra estabilizadora pode ser soldada sim, mas depende o local, éla é de aço tenperado como as molas, no seu caso como foi na ponta sem problemas é só soldar com capricho, a solda destempera o material, por isso não se pode soldar onde a barra sofre torção.
A bieleta é uma haste de metal que tem dois fixadores em suas extremidades, que são ligados à barra estabilizadora e à suspensão do carro por meio de buchas ou pinos. Todo esse trabalho dinâmico é o responsável por manter o contato dos pneus com o solo e dar estabilidade ao veículo, principalmente nas curvas.
As bieletas recebem impactos, vibrações e todas as forças que atuam no carro. Por isso ela é um componente que precisa estar sempre em dia. Quando a peça quebra a estabilidade do veículo fica comprometida, colocando em risco a vida dos ocupantes.
A função da bucha é reduzir as vibrações de uma peça para outra e também a emissão de ruídos. As buchas estão localizadas nas extremidades articuladas da suspensão dianteira e traseira. Os problemas nas buchas são detectados quando há excesso de barulho/ruído, como estalos metálicos na suspensão.
O que acontece com o carro quando a bieleta está ruim?
Como vimos no artigo, os sintomas de bieleta ruim podem indicar problemas sérios. A falta de inspeção preventiva e de substituição periódica do componente prejudicam a boa condução, o que pode ocasionar desgastes no sistema de suspensão, estouro de pneu ou até mesmo acidentes.
Em geral, a bieleta deve ser trocada a cada 60 mil km ou a cada 3 anos. Na manutenção preventiva, é importante que o mecânico analise o conjunto de bieleta, barra estabilizadora e buchas. Por ser uma haste flexível, essa peça não pode estar com folga nem ressecada.
A barra axial funciona como uma peça essencial no auxílio da rotação das demais peças da caixa de direção. Ela atua nas rodas dianteiras do automóvel, por meio de articulações que permitem o movimento da mesma e, portanto, o pleno funcionamento de todo o sistema do veículo.
✅Barra estabilizadora 🔹A barra estabilizadora, também chamada de barra anti-rolagem, é uma barra de metal que atravessa a largura do veículo e conecta os dois lados da suspensão. 🔹Pode estar presente tanto na suspensão dianteira quanto na traseira.
A folga na barra de direção pode acarretar diversos problemas prejudiciais ao veículo, tornando perigoso continuar rodando com o carro após a detecção desse problema. Confira alguns dos principais impactos: Desgaste irregular dos pneus. Perda do alinhamento.
O que acontece quando as buchas da barra estabilizadora estão ruins?
Essas buchas são responsáveis por fixar a barra no chassi e na suspensão do veículo. Quando as buchas desgastam, é possível ouvir o barulho de atrito de ferro quando o carro passa por cima de algum buraco ou lombada.
Como o próprio nome sugere, a barra estabilizadora serve exatamente para trazer uma maior estabilidade ao veículo. Esse item faz com que o veículo não incline demasiadamente nas curvas, principalmente no caso de veículos que levam cargas maiores ou ônibus.
Barra de amarração ou torção, stress-bar ou Barra Estabilizadora é um elemento metálico que interliga as torres de uma suspensão, a fim de reduzir a movimentação do chassi provocada pelas solicitações em curvas fortes. O objetivo é manter inalterada a geometria da suspensão, com ganho em estabilidade.
A única coisa necessária é a retirada de uma pequena seção da barra, para que não haja contato entre as pontas e, assim, barulhos de rangido. Ao soldar as extremidades da barra estabilizadora no tarugo ou tubo quadrado (cor amarela), evite ao máximo o superaquecimento da peça, soldando pequenos trechos de cada vez.
Como comentamos ao longo deste artigo, bieletas são uma peça que, em contato com o sistema de suspensão, precisam estar em pleno funcionamento para rodar com tranquilidade: quando gastas demais ou “frouxas” por conta do atrito das rodas com o solo, sua manutenção torna-se essencial.