O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).
O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.
Quando o resultado do preventivo é considerado normal?
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;
Diante de um preventivo alterado, o ginecologista irá avaliar a necessidade do encaminhamento para o exame de colposcopia. Muitos acham que o preventivo serve para “ver” se há corrimento. Isto não é verdade, é um grande engano. O preventivo serve para rastrear as lesões causadas pelo HPV.
Como ler o resultado do seu preventivo? Entenda o Papanicolau
Qual o resultado do preventivo é preocupante?
Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Resultado: Se o seu exame acusou: negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano.
Inflamação no Papanicolau é normal. Vem inflamação no seu, no meu e no de todas as mulheres que a gente conhece. Essa condição não deve ser confundida com uma infecção. Infecção quer dizer que há bactérias, fungos ou outros microorganismos causando doenças no útero ou na vagina.
O Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.
Quando ocorre a desordenação nas camadas mais basais do epitélio estratificado, estamos diante de uma Neoplasia Intraepitelial Cervical Grau I (NIC I) – Baixo Grau (anormalidades do epitélio no 1/3 proximal da membrana).
Não, o exame preventivo se destina ao rastreamento do Câncer do Colo do Útero e do HPV. Para a Sífilis é necessário um bom exame físico complementado com as sorologias feitas com o exame de sangue.
Como ver resultado de exame online? Visualizar o resultado de um exame online é simples. Basta acessar a página inicial do sistema de telemedicina, onde é possível fazer login. Para entrar no sistema, o profissional de saúde digita seu login e senha, como faria para visualizar seus e-mails, por exemplo.
O ASC-H é uma sigla que significa células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau. Essa é uma alteração que aparece em 0,2% dos exame preventivos do colo do útero. Se o seu preventivo teve como resultado ASC-H, isso significa que foi visto células anormais no papanicolau.
O que é uma avaliação de uma amostra satisfatória?
Amostra satisfatória para avaliação: designa amostra que apresente células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica.
A finalidade do exame de papanicolau é rastrear a presença de lesões pré-cancerosas, que são desencadeadas por essa doença. Isso só ressalta a importância de realizá-lo. Por isso, o acompanhamento preventivo deve ser feito de maneira recorrente.
É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista. Pode-se também descobrir a infecção pelo vírus quando é colhido o Papanicolau, um dos exames responsáveis por diagnosticar o HPV.
Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.
A inflamação no útero é a irritação dos tecidos uterinos, que pode provocar sintomas como dor na parte inferior do abdome, corrimento amarelado ou sangramento vaginal durante o contato íntimo e, algumas vezes, causar dificuldade para engravidar.
Papanicolau classe I: ausência de células anormais. Papanicolau classe II: alterações celulares benignas, geralmente causadas por processo inflamatórios. Papanicolau classe III: Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV: Citologia sugestiva de malignidade.
Durante a realização do exame, algumas pacientes podem sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no interior do útero durante a realização do exame em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas geralmente o papanicolau não dói!
Além de identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), o Papanicolau indica a presença de infecções ginecológicas – como a candidíase – que precisam ser tratadas.
O colo do útero é formado por um tecido escamoso e esse tecido escamoso se junta com o tecido glandular da face interna do útero. Como esse colo do útero tem uma agressão contínua, como alteração de pH, vida sexual, corrimento, cervicite, ele acaba trocando de célula continuamente.
O que significa presença de inflamação moderada no preventivo?
Atrofia com inflamação no resultado do preventivo são alterações nas células do colo do útero consideradas normais em mulheres no climatério. Normalmente, quando não estão associadas a atipias, estas alterações não alteram a rotina do rastreamento.