Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".
A melhor forma de descobrir a sua cor de pele é consultando um dermatologista, que vai realizar os exames e as análises mais adequadas de pigmentação, sensibilidade à radiação ultravioleta e o quanto de melanina o seu corpo produz naturalmente.
Experimente tomar sol e avaliar se a sua pele bronzeia após o banho de sol, caso isso aconteça, o subtom da sua pele é quente. Se a pele ficar avermelhada, o subtom da sua pele é frio e se o caso não for nem bronzear ou avermelhado, o subtom é neutro.
O teste das veias é uma maneira fácil de descobrir seu subtom de pele. Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio.
Coloração pessoal: como saber se tenho tom de pele quente ou frio? | Camila Gaio
Como descobrir qual é a sua cor?
A tonalidade pessoal é descoberta com a soma de letras do nome para chegar a um resultado matemático e, em seguida, à definição do tom. A partir daí, é possível identificar a imagem, ou seja, como alguém se mostra ao mundo e é visto pelos outros.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.
A pele amarelada é um dos principais sintomas de doenças no fígado, como cirrose, insuficiência hepática ou hepatite, especialmente quando existe também amarelamento da parte branca dos olhos. Porém, a pele amarela também pode ser um sinal de outras doenças como anemia ou anorexia nervosa.
Já as peles frias são mais abrangentes, com tons rosados e avermelhados. Podem ser tanto peles negras azuladas, quanto brancas com bastante opacidade. É a pele que queima ao se expor ao sol. As cores corretas para realçar esse tom são os metais prateados, rosa, azul e tons acinzentados (indo até o preto).
São consideradas cores frias: violeta, azul e verde. São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.
O círculo das cores também demonstra uma divisão integrada às cores quentes e frias. São elas: Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado.
Para quem tem o subtom frio, as cores de cabelo que tenham coloração fria são as mais indicadas, como o irisado, platinado e acinzentado. Já quem tem o subtom neutro pode se beneficiar de todas as cores de cabelo, pois todas elas poderão combinar com o seu visual.
Com tantos tons de pele, pode ser difícil identificar o seu. Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.
De maneira geral, a pessoa de pele muito branca usa o tom mais claro das cartelas de cores de base. Geralmente é uma tonalidade de subtom frio, para não ficar amarelado na pele, criando contraste com o resto do corpo. Procure pelo primeiro ou segundo tom e sempre teste próximo ao pescoço, para igualar o tom.
Pardo é um termo utilizado pelo IBGE para classificar um dos seis níveis de cor ou raça da população brasileira. Na prática, as pessoas pardas são aquelas que possuem várias ascendências étnicas, como a mistura de raça com branco e preto ou brancos com índios (ou ainda, índios com negros).
A Certidão de Nascimento é o documento mais utilizado para comprovar que uma pessoa é parda, no entanto, nem sempre ela vai conter a etnia do candidato a uma vaga nas cotas raciais.
Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.
Em meio à coleta do Censo e diante de polêmicas envolvendo políticos, você sabe como autodeclarar a sua raça ou cor? Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça.
No Brasil, a classificação da cor da pele é baseada em uma categorização amplamente utilizada que reconhece as seguintes categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Essas categorias são definidas com base na aparência física e na autoidentificação racial dos indivíduos.