Textura e Consistência O açaí de boa qualidade deve ter uma consistência cremosa e suave, sem grumos ou cristais de gelo. Evite açaí que pareça muito ralo ou líquido, pois isso pode indicar que foi diluído com água ou outros ingredientes para aumentar o volume.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
O açaí tradicional é, geralmente, produzido misturando a polpa da fruta com xarope de guaraná, que contém açúcares naturais e adicionados. Essa combinação resulta em um sabor adocicado, popular em sorvetes, smoothies e outras sobremesas.
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
Açaí médio ou regular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando acima de 11 a 14% de Sólidos totais e uma aparência densa. Açaí fino ou popular: é a polpa extraída com adição de água e filtração, apresentando de 8 a 11% de Sólidos totais e uma aparência pouco densa (BRASIL, 2016).
Cor. O açaí em pó puro é rico em antocianina, um potente corante natural. Por isso, a cor deve ser bem forte, em tom roxo escuro. Se for clara, pode ter sido misturada a outras substâncias.
O ideal é que no rótulo conste apenas as frases: polpa de açaí ou 100% integral, o que indica que ela foi obtida exclusivamente da fruta. Quando é feito apenas com a fruta fresca, ele deve ser roxo bem escuro. Uma coloração mais clara costuma indicar que ele foi misturado com outro produto.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
A versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável de consumir esse fruto. A polpa pode ser batida com água ou fruta, sendo um bom ingrediente para sucos de banana, de laranja com couve e de abacaxi com hortelã.
Fruto do açaizeiro, o açaí é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra de origem do açaí. O açaizeiro é uma árvore que pode chegar a atingir até 30 metros de altura e que prefere áreas úmidas, fato que faz com que a mesma cresça nas margens dos rios.
No entanto, o mais comum é encontrar o açaí industrializado nos supermercados, que costumam ter a adição de diversos compostos ricos em açúcar e gordura. Por isso, na hora da compra também é importante se atentar ao rótulo. Cada 100 gramas de uma tigela de açaí com banana, granola e mel fornece cerca de 250 kcal.
Quem só conhece o fruto do açaizeiro por foto pode pensar que ele parece um mirtilo ou uma jabuticaba. Na verdade, ele se assemelha bem mais a um caroço – duro e impossível de mastigar. Por isso é que a fruta só é consumida em líquido ou pasta, depois de batida com água.
– Para descobrir se há substâncias que adulteram o açaí, como amido de milho ou trigo, é só colocar um pouco de açaí no fogo baixo e mexer até ferver. Se a consistência ficar parecida com um mingau, está adulterado.
Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo. “Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate.
O açaí costuma ser descrito como ligeiramente azedo com um sabor subjacente de terra. É uma fruta muito versátil que combina bem com muitos ingredientes diferentes.
Primeiramente, é importante ressaltar que o açaí deve ser conservado em temperaturas ideais. Assim, armazenar em temperaturas maiores ou deixar o produto fora da geladeira pode trazer consequências.
Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a reduzir os riscos associados a problemas cardíacos. As gorduras monoinsaturadas presentes no açaí contribuem para o equilíbrio dos níveis de colesterol, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento de aterosclerose.
Por ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas e, por isso, o consumo frequente do açaí (Euterpe oleracea), junto com uma dieta saudável, pode promover diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e diminuir o colesterol "ruim".
Preste atenção na cor do produto. Prestar atenção na cor da polpa do açaí também é importante. Ele possuiu 33 vezes vezes mais antocianina – potente corante natural – que a uva. Logo, é a cor que vai determinar a qualidade do produto.
Por isso, a versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável de consumir esse fruto. Além disso, a sua polpa pode ser batida com água ou fruta, sendo um bom ingrediente para sucos de banana, de laranja com couve e de abacaxi com hortelã.
AÇAÍ 14%: é a polpa extraída com adição de água e filtração, é a que possui maior concentração do fruto, aparência muito densa, sendo considerada a opção premium das polpas.