Se você notar isso, é hora de levar seu carro para a oficina. Já o balanceamento envolve o equilíbrio entre a roda e o pneu, garantindo que a massa total seja distribuída uniformemente. Um desequilíbrio pode causar trepidações no volante, especialmente em velocidades superiores a 50 km/h.
Vibração no volante: Se o volante vibrar enquanto você dirige, mesmo em estradas lisas, isso pode ser um sinal de desequilíbrio das rodas. Puxando para um lado: Se o seu carro puxar para um lado quando você soltar o volante, isso pode indicar um problema de alinhamento.
Para o balanceamento, o principal sinal de um problema é trepidação no volante. É o que explica o diretor da SAE Brasil, Francisco Satkunas. “Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Este pode ser um sinal que é preciso fazer um balanceamento”.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
Quando troca os pneus precisa fazer alinhamento e balanceamento?
Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.
O serviço de alinhamento e balanceamento, comumente feito em conjunto, custa em média entre R$80,00 e R$300,00. Os valores podem variar por localidade e entre oficinas, além dos métodos e equipamentos utilizados. O tempo para fazer o alinhamento e balanceamento leva, em média, 1 hora.
Para isso, é importante ter em mente que com o passar do tempo, os pneus vão se desgastando e não mantêm o seu formato. Devido a esse desgaste, as medidas da circunferência mudam, o que cria um desbalanceamento que pode causar diversos problemas no carro.
“Rodas desalinhadas impedem o movimento natural do veículo, causando problemas de direção, cansaço no motorista e desgaste prematuro e irregular dos pneus”, diz Marchesin.
Um carro desalinhado, além de promover o desgaste dos pneus, é muito perigoso, pois interfere diretamente na sua direção. Caso esteja sentindo a direção puxando para algum dos lados, pode ter certeza que é hora de verificar o alinhamento.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
No caso de ter dúvidas entre colocar os pneus novos na frente ou atrás, o mais indicado é sempre priorizar a traseira, garantindo mais segurança. Por exemplo, em uma situação de pista molhada, é exigida a aderência dos pneus. As ranhuras da borracha fazem a drenagem dessa água parada na estrada.
Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.
As vibrações no volante podem estar relacionadas ao fato de os pneus terem sido montados de maneira errada. No entanto, falta de balanceamento, rodas amassadas e até mesmo problemas com peças da suspensão também podem fazer o volante trepidar.
O que fazer primeiro alinhamento ou balanceamento?
É importante ressaltar que não se faz balanceamento sem primeiro fazer o alinhamento do veículo. O correto é fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.
Esse procedimento consiste em equilibrar o conjunto do pneu e das rodas, de modo que o veículo fique alinhado perfeitamente para rodar. O balanceamento é feito usando contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas.
Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.