Como saber qual o serviço necessário? Vamos explicar de forma bem prática: Se a sua direção está trepidando, você precisa revisar o balanceamento; Se a direção do veículo está “puxando”, então precisa fazer geometria.
Quando a direção estiver pesada e o volante apresentar um endurecimento (ou começar a "puxar para um lado") No momento em que o condutor estiver dirigindo e sentir o volante mais rígido nos desvios e curvas, ou começar a levar o carro mais para um lado da pista, é necessário que o alinhamento seja efetivado.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
A geometria, por sua vez, é outro nome para alinhamento. O seu objetivo é ajustar os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem paralelas entre si, porém retas em direção ao solo.
Quando a geometria de seu carro não esta em dia, pode causar instabilidade e imprecisão na direção, desgaste irregular ou acelerado dos pneus e ainda um maior consumo de combustível.
Quanto tempo demora para fazer geometria no carro?
Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.
O que acontece se não fizer geometria e balanceamento?
O que acontece se eu não fizer alinhamento e balanceamento. Deixar de fazer as manutenções gera um maior desgaste do veículo, aumenta o consumo de combustível, coloca em risco a segurança do trânsito e o condutor ainda pode ser penalizado.
Caso o veículo apresente desalinhamento pode ocorrer vibrações, desalinhamento da direção, maior consumo de combustível e desgaste prematuro de buchas, coxins e batentes.
A geometria automotiva é um conjunto de parâmetros e medidas que definem a configuração e alinhamento dos componentes da suspensão e direção de um veículo. Esses parâmetros são essenciais para garantir o equilíbrio ideal entre o desempenho, segurança e durabilidade dos veículos.
As fabricantes recomendam, no Brasil e no mundo, que se faça o alinhamento dos automóveis a cada 10 mil quilômetros. As nossas ruas e estradas acidentadas, no entanto, podem fazer com que essa necessidade seja antecipada. Se o carro estiver “puxando”, procure uma oficina de confiança.
Veículos desalinhados também consomem mais combustível, puxam para um lado e podem fazer com que o motorista perca o controle nas curvas. Assim como o balanceamento, o alinhamento das rodas deve ser realizado de forma preventiva a cada 10.000 km rodados.
Quanto custa para fazer geometria e balanceamento?
Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento? O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Segundo o engenheiro, é recomendado fazer uma verificação de alinhamento e balanceamento a cada 10 ou 15 mil km. Mas se o carro estiver se comportando bem, sem vibração ou sem sair da linha reta, não é necessário fazer a avaliação.
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
O que acontece se andar com o carro sem alinhamento?
Com o desgaste irregular dos pneus, por exemplo, há também a perda de segurança do carro ao rodar. Sem a manutenção e revisão periódicas, existe um risco muito maior ao dirigir. A falta de alinhamento causa instabilidade ao veículo, o que pode comprometer a segurança, proporcionando um risco maior de acidentes.
Embora a cambagem não seja uma prática recomendada pelos fabricantes de veículos, ela pode ser indicada em situações específicas. Por exemplo, se o automóvel sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora do ângulo ideal – esta situação pode causar desgaste irregular dos pneus.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Se perceber que o volante está inclinado para um lado, é um sinal de desalinhamento. 2. Carro "puxando" para um lado ou para o outro: Se o veículo não mantém uma trajetória reta e exige esforço do motorista para corrigir a direção, é um indicativo de que o alinhamento está desregulado.
Com o passar do tempo, o alinhamento do veículo pode se desregular. Isso é causado por vários fatores: buracos na estrada, colisões e até mesmo desgaste excessivo dos pneus. É aí que entra a geometria automotiva!
A função da Geometria da Suspensão é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos.
A cambagem é um termo comumente utilizado na área automotiva, que se refere ao ajuste da inclinação vertical das rodas de um veículo em relação à superfície, quando visto o automóvel de frente.