Se depois de cair no chão o seu celular estiver com a tela manchada, com listas pretas, roxas ou coloridas ou com a cor anormal, significa que a tela sofreu danos depois de um impacto. Pode acontecer, em alguns casos, do vidro de fora não sofrer dano algum e o display acabar danificado, sendo necessário trocar a peça.
Se o seu celular caiu no chão e a tela ficou preta e não responde mais aos seus comandos, existe a chance de a tela ter queimado. Também existe a óbvia consequência de o vidro do display do celular quebrar, dificultando a identificação do problema.
O display do celular nada mais é do que a tela sem a parte do vidro, e é ela a responsável pelas imagens mostradas no smartphone. Quando essa peça sofre algum dano, o touch pode parar de pegar e a tela pode apresentar problemas como manchas e instabilidade.
Linhas verticais ou horizontais que aparecem na tela do celular, especialmente quando não estão relacionadas a rachaduras físicas, podem indicar que a tela do celular está queimada. Essas linhas podem ser intermitentes ou constantes e afetam a qualidade da imagem exibida.
Quando o display queimou, os componentes que dependem dele automaticamente param de funcionar. Alguns desses componentes inclusive podem queimar junto com o display. É comum que o componente seja de difícil acesso ou, então, não esteja disponível para compra.
Como saber se o defeito do seu TV, está no Display ou nos LEDs?
Como saber se o display do celular está danificado?
Geralmente, quando existem rachaduras na tela mas o touch está funcionando bem, o problema está no vidro que protege a tela. Agora, se a sensibilidade da tela ao toque está ruim ou se existem manchas, provavelmente o dano está na tela do celular.
De forma mais específica, a tela e o display são peças diferentes. A tela muitas vezes é tratada apenas como o vidro que fica em contato com o lado exterior, ou seja, apenas a película que protege o display. O display, por sua vez, é o conjunto de componentes eletrônicos que possibilitam a exibição de imagens.
Quanto custa o conserto de tela de celular? Depende de uma série de fatores, como os que veremos mais adiante. Porém, os valores podem variar de R$ 150 a R$ 2.500. Os valores são bem diferentes, embora o procedimento seja o mesmo, o que pode levantar algumas dúvidas.
A opção mais comum é buscar assistência técnica especializada para operações de troca de tela. Normalmente, dependendo do serviço e da marca, o custo desse serviço pode, em última instância, representar apenas 30% a 50% do valor original do equipamento.
Como saber se o celular está com a placa queimada?
Se o aparelho não liga com uma bateria nova ou diferente do habitual, é porque a placa está queimada. Esse teste é simples, porém eficaz, já que às vezes a bateria pode estar com a vida útil comprometida. A bateria também pode ser uma das causas de a placa queimar.
Tem como trocar o display do celular sem trocar a tela?
Se o seu celular está com o vidro trincado ou quebrado, porém você está usando o aparelho normalmente (sem manchas, linhas, e touch respondendo normalmente) “SIM”, é possível restaurar sua tela trocando só o vidro. Dessa forma mantemos a qualidade de imagem (brilho/display), e de toque (touch) original de fábrica.
O que acontece com o celular quando a tela fica preta?
As causas ainda podem estar relacionadas a um display queimado, mau contato com a tela, problemas com a bateria, sistema operacional com defeito de fábrica ou corrompido e falta ou sobrecarga de energia.
O que é mais caro: display ou tela? A substituição da tela geralmente se refere à troca da parte de vidro que cobre o display. Em muitos casos, especialmente quando o dano é superficial e não afeta a funcionalidade do display subjacente, essa opção pode ser mais econômica.
Isso porque a troca do vidro não interfere no touch display, não tem relação com a imagem do celular nem o toque por isso é importante entender quando é necessário fazer a troca do vidro e quando não é.
O funcionamento de um display LCD é baseado na luz de fundo que é emitida por uma camada backlight, passando por uma camada polarizadora. Depois disso, a luz passa pelos cristais líquidos que são controlados por uma corrente elétrica e, assim, por um filtro de cor que define a imagem que vemos na tela.
É possível sim fazer reparos em telas LCD, mas em algumas situações. Em alguns casos de danificação total do visor de uma TV, por exemplo, não é possível consertá-la, mas sim adquirir outra tela.
Quando o display queimou, os componentes que dependem dele automaticamente param de funcionar. Alguns desses componentes inclusive podem queimar junto com o display. É comum que o componente seja de difícil acesso ou, então, não esteja disponível para compra.
Um técnico experiente leva cerca de 15 minutos para fazer a troca do display. Algumas lojas especializadas não realizam o serviço na hora, visto que existem outras demandas.