Os etilômetros verificados recebem uma marca holográfica com o ano da validade. O mês e o dia de validade estão previstos em um certificado de verificação. A certificação do etilômetro pode ser consultada na página do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/Default.aspx.
A validade da verificação pode ser comprovada no documento “Certificado de Verificação de Etilômetro”, onde constam número de série do instrumento, entre outras informações, é emitido pelo agente do órgão delegado e entregue ao detentor do instrumento.
Quer saber se o equipamento foi verificado? Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento, clique em consulta de instrumentos e defina Medidores de Velocidade. Tenha em mãos o número do INMETRO e número de Série do instrumento que deseja consultar.
O Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) passou a disponibilizar uma nova funcionalidade para etilômetros, popularmente conhecidos como bafômetros. Com o novo serviço, qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre o instrumento, seu histórico de verificação, e a situação dos certificados emitidos.
Se você precisar verificar a autenticidade e vigência do teste realizado, deve-se acessar o PSIE – Portal de Serviços do INMETRO nos Estados, onde informações detalhadas e certificados estão disponíveis ao público.
Como verificar se o bafômetro está aprovado pelo INMETRO
Como saber se o bafômetro está calibrado?
Informação ao cidadão
Os etilômetros verificados recebem uma marca holográfica com o ano da validade. O mês e o dia de validade estão previstos em um certificado de verificação.
Para que você tenha em mente o limite estabelecido pelo teste do bafômetro, fique atento a esses indicadores: Até 0,04 mg/L = condutor liberado; Entre 0,05 mg/L a 0,33 mg/L = infração gravíssima; Igual ou superior a 0,34 mg/L = crime de trânsito.
Para verificar se sua empresa possui algum débito com o Ipem-SP, entre em contato com o atendimento jurídico, através do canal de atendimento eletrônico: [email protected].
A consulta pode ser feita pelo link . Desde dezembro de 2022, os certificados de VTRs são emitidos com QR Code. Ao escanear o código, é possível acessar a página do PSIE com uma cópia digital do documento validado.
Como saber se o radar foi inspecionado pelo Inmetro?
Para conferir se o radar que registrou a infração por excesso de velocidade estava dentro do prazo de validade previsto, é preciso acessar ao PSIE Inmetro - que é o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados. Ao acessar o site, basta clicar em "consulta de instrumentos".
Para fazer a defesa prévia você deve solicitar as informações sobre o radar eletrônico e questionar a sua validade. Anexe cópias da notificação, da CNH, do CRLV e de qualquer outro documento que comprove o seu argumento. Se a defesa prévia for aceita, a sua multa será anulada.
Nesse caso, você pode recorrer da multa por falta de aferição do radar eletrônico e tentar cancelar a infração. Para isso, você deve solicitar as informações sobre o equipamento ao órgão de trânsito e verificar se elas estão em conformidade com as normas do Inmetro.
O motorista não pode ingerir nenhuma lata de cerveja alcoólica se for dirigir. A tolerância é zero no etilômetro. Portanto, se consumir 1 lata, já será detectado no teste do etilômetro.
Para realizar a teste, é preciso assoprar o tubo descartável conectado ao aparelho por alguns segundos. O ar expelido reagirá com o oxigênio presente no dispositivo por meio de um catalisador, liberando elétrons de ácido acético e íons de hidrogênio.
A consequência de não assoprar o bafômetro são duas possíveis penalidades administrativas: multa (vinculada ao veículo) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses (+ curso de reciclagem). Não há qualquer consequência criminal ou judicial, só administrativa junto ao órgão de trânsito.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado de São Paulo.
O IPEM deverá recolher ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais a multa no valor de R$ 28.637,01. Já o Inmetro deverá pagar multa no valor de R$ 1.026.135,81.
Qual o limite de tolerância ao realizar o teste de alcoolemia no etilômetro?
A lei estabeleceu tolerância de 0,06% de álcool no sangue. Uma concentração superior rendia uma infração gravíssima com multa multiplicada por cinco, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do veículo. Motoristas envolvidos em acidentes e com sinais de embriaguez deveriam se submeter ao teste do bafômetro.
Não confunda esta diretriz com a margem de erro dada à aferição do aparelho, que é 0,04 mg/l (miligramas de álcool por litros de ar expelido dos pulmões). Isso quer dizer que ao soprar o bafômetro, o resultado no visor não pode ultrapassar 0,04 mg/l para que você não seja penalizado.
Para velocidades acima de 100 km/h, a tolerância da lombada eletrônica não é fixa e passa a ser calculada como uma porcentagem máxima permitida, que atualmente é de 7%.
Qual a tolerância de uma lombada eletrônica de 40km?
A regra, na verdade, é até fácil de memorizar: rodando a até 100 km/h, a tolerância é de 7 km/h. Ou seja, caso o limite da via em questão seja 40 km/h, a tolerância máxima será de 47 km/h.
Em uma via em que o permitido é 50 km/h, se a velocidade considerada variar entre 51 km/h e 60 km/h, o condutor deve receber uma multa média. Se a velocidade considerada estiver entre 61 km/h e 75 km/h, a multa deverá ser grave.