Não é só a data de validade: o frango que não está adequado para consumo pode apresentar sinais de deterioração como alterações no cheiro, na textura e na cor. Se ele estiver com cheiro ácido, textura viscosa ou começando a ficar com uma cor verde-acinzentada, não arrisque: é direto para o lixo.
Um dos primeiros sinais que o frango não está apto para consumo é o cheiro de amônia e aspecto azedo. Geralmente, a cor também muda e tende a ficar mais acinzentada ou esverdeada. Além disso, o cheiro fica mais forte e a consistência fica mais pegajosa.
Ao contrário do peixe, o frango se deteriora rapidamente. Se estiver com cheiro azedo, pode estar estragado, mas lave com água e cheire novamente para verificar se o cheiro não vem da embalagem. De um modo geral, não arrisque comer frango mais do que um dia ou dois depois da data.
“Os principais indicadores de que a carne de frango está intoxicada, ou não se encontra em bom estado para o consumo, são a questão do odor forte e desagradável, e a coloração do alimento”, explica Edvânia Soares, nutricionista, com pós-graduação em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária.
Os frangos podem ser guardados na geladeira de 3 a 5 dias - diz Márcia Madeira. Os cuidados com a higienização também valem para produtos industrializados. Os enlatados devem ser lavados com água e sabão antes de serem consumidos.
Os animais infectados comumente não apresentam sintomatologia, mas eliminam a bactéria em grande número nas fezes, contaminando o ambiente, onde ela pode resistir por muito tempo,especialmente em presença de matéria orgânica.
Quanto tempo frango cru pode ficar fora da geladeira?
A carne geralmente pode ficar à temperatura ambiente por um total de quatro horas. Isso inclui o tempo em embalagem e transporte, então em sua casa você tem cerca de 2,5 horas cumulativas para brincar.
Uma delas é a de que se deve evitar comer frango ou outras aves na ocasião. Segundo a tradição popular, não é recomendado consumir aves, como o frango ou o peru, no Ano-Novo porque são animais que ciscam para trás. Por conta disso, consumir esse alimento na virada pode trazer um atraso para a vida da pessoa.
Lavar o frango, ou qualquer outro tipo de carne, antes do cozimento não é recomendado, pois a água não mata as bactérias e pode espalhá-las pelo ambiente, contaminando a louça que está próxima, por exemplo.
A carne de frango é altamente perecível e o tempo que leva para se deteriorar varia de quatro até aproximadamente doze dias após o abate, mesmo mantida sobre refrigeração (SMOLANDER et al., 2004).
Congelar alimentos após a data de validade não é perigoso
Não existe problema congelar um alimento com prazo de validade próximo. As baixas temperaturas do freezer/congelador retardam o desenvolvimento de bactérias responsáveis pela deterioração de carnes, vegetais, frutas e peixes.
A coloração das carnes de aves varia, de um branco mármore, até branco um pouco amarelado. Quando estragada pode ficar um pouco esbranquiçada, mas não costuma ter grandes mudanças na coloração.
Independentemente do tipo de carne, se cheira mal, não deve ser consumida. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer.
O vinagre também é um ótimo ingrediente para eliminar o cheiro do frango. Você pode adicionar um pouco de vinagre branco na água em que vai cozinhar o frango ou até mesmo fazer uma marinada com vinagre antes de prepará-lo. O vinagre ajuda a neutralizar o odor e deixa a carne mais macia.
No caso do frango, as principais bactérias que podem estar presentes neste tipo de carne são a Salmonella e a Campylobacter. “O cozimento mata essas bactérias. Não tem a necessidade de lavar (o frango). A água não vai eliminar, pelo contrário, vai espalhar as bactérias pela pia.
A prática tem origem nas celebrações da cultura judaica e, atualmente, segue orientações adotadas pela Igreja Católica. Evitar o consumo da carne vermelha e do frango é prática reservada para dois dias desse período: a Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa.
Para a nutróloga Liliane Oppermann, o consumo moderado de carne de frango é considerado saudável e seguro para a maioria das pessoas. A restrição se aplica ao consumo excessivo de proteína em si, que pode sobrecarregar os rins e levar a outros problemas de saúde.
Se ele estiver com cheiro ácido, textura viscosa ou começando a ficar com uma cor verde-acinzentada, não arrisque: é direto para o lixo. Tudo isso indica que o frango pode estar contaminado com bactérias como as dos gêneros Campylobacter e Salmonella.
Quantos dias o frango temperado pode ficar na geladeira?
O filé de frango quando está temperado dura um pouco mais na geladeira comparado ao frango que ainda não foi temperado, mas ainda assim não é muito tempo. A média é de uma semana, mas o ideal é verificar se não estragou na hora que for usar.
Essa gosma branca que às vezes aparece no frango quando cozinhamos é chamada de albumina. É uma proteína que está presente na carne e que, quando esquenta, vem para a superfície.
Armazene as embalagens da mesma forma que o frango e outras carnes cruas –em um saco à prova de vazamentos do supermercado, na parte mais fria da geladeira (abaixo e em direção à parte de trás).
Embora ninguém goste de comer carne frango, cordorna, peru ou pato crus ou mal passados, é bom se certificar de que elas foram preparadas na temperatura recomendadas. Isso porque se não houver cuidado na hora de matar a ave, a salmonella, que vive naturalmente nela, pode passar para a carne.
O frango estará completamente cozido quando não tiver nenhuma parte rosada, fria ou com aspecto de crua. Ele deve estar branco ou levemente amarronzado, a depender da parte. O tom amarronzado e até vermelho algumas vezes se dá nas áreas mais perto de ossos.