Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão. Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada.
Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo. Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.
PIERCING INFLAMADO! O que fazer? | GISELLE IZZO | VIPER TATTOO
Quanto tempo dura a fase inflamatória do piercing?
Fase inflamatória
Essa fase tem um período de duração entre um a quatro dias, sendo que é preciso levar em conta a extensão do ferimento. Ocorre a presença de secreção (exsudato).
Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias. Nesse período é importante manter o local do piercing sempre limpo e seco para evitar uma infecção e também garantir que a cicatrização acontece da melhor forma possível.
Por se tratar de uma perfuração na pele, o processo de colocação do piercing deixa a região mais suscetível a infecções bacterianas, lesões dermatológicas e até mesmo consequências mais graves, como a transmissão de vírus do HIV ou da hepatite B em caso de materiais contaminados que não sejam devidamente esterilizados.
Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço; Evitar o atrito do piercing com roupas ou acessórios; Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos.
É aconselhável aplicar uma compressa fria para reduzir o inchaço e aliviar a dor. No entanto, nunca aplique gelo diretamente sobre a pele para evitar danificá-la.
São sintomas comuns após o furo do piercing por dois ou três dias sentir queimação, dor leve e sensibilidade ao toque ou ao dormir. O sangramento se acontecer deve parar no mesmo dia em algumas horas ou até minutos. Mais que isso é sinal de infecção e um médico deve ser procurado.
A pele de textura mais rígida, conhecida como casquinha, é uma mistura de fibrina, plaquetas e sangue. É importante evitar passar os dedos ou retirá-la, tendo em vista que ela garante que a pele se renove completamente.
Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.
Confirme também se não tem a pele a escamar, se está vermelha, inflamada ou, de alguma forma, mais rija. Em certos casos, retirar a peça acaba por ser a melhor solução ou então trocar por outra.
Por isso, o mais recomendado é que o paciente retire todos os piercings e adornos antes de se submeter a qualquer cirurgia. Com o aval médico, a(s) joia(s) podem ser recolocadas durante o período pós-operatório.
Diariamente recebemos queixas e dúvidas vindo de pessoas que foram orientadas a utilizar o alcool 70% na limpeza do furo. Embora o álcool seja a nossa referência em desinfecção, a sua eficácia não vale para o piercing. O seu uso resseca a pele e a perfuração podendo causar irritação!
Já no caso do piercing, o mais indicado é lavar o local com sabonete neutro, movendo suavemente a peça e, em seguida, usar um spray antisséptico ou soro fisiológico de duas a três vezes ao dia durante ao menos três meses.
Como saber se estou com o piercing inflamado? Quando ocorre vermelhidão na região perfurada, dores, formação de pus e inchaços semanas após a introdução da joia, mesmo após realizar todos os cuidados solicitados, é o momento de se preocupar.
Se necessário, pode ser aplicado na região uma pomada com corticoide associada a um antibiótico, para evitar a inflamação.” Para saber o melhor creme ou pomada indicado, o ideal é conversar com um dermatologista. Mas, em geral, cremes simples dão conta de manter a região hidratada.
A infecção da orelha pode surgir no momento da implantação do piercing, se o processo for feito com pouca assepsia, ou mais tardiamente, caso a orelha não seja limpa com produtos adequados. Todos os casos de celulite da orelha ou pericondrite devem ser tratados com antibióticos e remoção do piercing.
Transversal. Para quem não sabe, piercings transversais são aqueles piercings que atravessam a parte superior da orelha. Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.
Quem nunca colocou um piercing ou fez um furo na orelha e ficou com medo de desenvolver queloide? Essa cicatriz avantajada, que normalmente se caracteriza por uma bolinha ou lesões salientes de cores escuras, ocorre quando há um crescimento excessivo do tecido de cicatrização no local de um ferimento ou corte.
No caso das infecções, quando avançadas podem levar bactérias a se espalharem pela corrente sanguínea e provocar danos em outros órgãos do corpo. Outras complicações incluem alergias, sangramentos excessivos e formação de queloides (cicatrizações que formam protuberâncias na pele).
“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.
Quando o piercing coça é porque está cicatrizando?
O processo de inflamação ajuda na cicatrização e reparação do tecido danificado. 1 Assim, quando tem uma erupção cutânea ou sente comichão significa que está a ocorrer o processo de reparação da pele e restauração da sua barreira natural para o meio ambiente, protegendo-a de danos.