Como saber se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno?
A forma de saber se nódulo na tireoide é maligno ou benigno envolve exames clínicos, ultrassonografia e, principalmente, biópsia por agulha fina. Identificar a natureza de um nódulo na tireoide é uma etapa crucial no diagnóstico e tratamento de problemas relacionados a essa glândula.
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar, e o aparecimento de linfonodos aumentados no pescoço.
Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.
Quais são os tipos de nódulos benignos? A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm.
Dicas de Saúde - Como saber se tenho um nódulo benigno ou maligno na Tireoide?
Qual é o tamanho normal de um nódulo na tireoide?
Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.
Quando um nódulo é benigno e quando é maligno? O nódulo benigno cresce mais lentamente e as células são semelhantes às “originais". Apesar de não ser câncer, é necessário atenção para que não cresça exageradamente a ponto de comprimir estruturas vizinhas.
A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.
“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico. Depende de cada caso”, explica o Dr.
Para diminuir o nódulo na tireoide o paciente pode ser submetido ao procedimento de ablação de tireoide, uma técnica minimamente invasiva que necrosa o nódulo através de uma agulha geradora de calor. Com a ablação, o nódulo diminui gradativamente até que seja absorvido pelo organismo.
Os sinais e sintomas de câncer de tireoide podem incluir caroços ou inchaço no pescoço, rouquidão, tosse constante, dificuldade para engolir, entre outras manifestações.
Quais as chances de cura de um câncer na tireoide?
As chances de cura do câncer de tireoide são altas, especialmente para os tipos papilífero e folicular, com taxas de sobrevivência de 5 anos acima de 98% quando diagnosticados precocemente. As chances de cura do câncer de tireoide variam conforme o tipo e estágio da doença, bem como fatores individuais do paciente.
Esse exame avalia o histórico familiar do paciente, e se ele pode ser uma das causas do câncer de tireoide. Existem alguns fatores que podem alterar os níveis desse hormônio, como utilização de medicamentos, hábitos de tabagismo, gravidez e etc.
Quais as chances de um nódulo benigno na tireoide virar maligno?
Em algum momento, podem ocorrer alterações em sua estrutura, caracterizando um nódulo. O conceito de nódulo costuma assustar, porque as pessoas logo associam com câncer. “Mas a maioria dos nódulos de tireoide são benignos. Apenas cerca de 5% a 10% são malignos”, informa a Dra.
Quais são as características de um nódulo maligno na tireoide?
Algumas das características que mais sugerem a possibilidade de os nódulos tireoideanos serem malignos, ao ultrassom, são os nódulos mais escurecidos, chamados de hipoecogênicos, altura maior que largura. Nós conseguimos determinar as medidas desses nódulos. Aqueles mais altos do que largos possuem um risco aumentado.
Olá! Qualquer tumor, benigno ou maligno, pode doer dependendo principalmente da localização, se houver por exemplo compressão de alguma estrutura nervosa ou se causar reação inflamatória local. Por isso a dor não é parâmetro nem para desconfiar e nem para deixar de investigar.
CHRISTIANA VANNI – o não tratamento dos nódulos tireoidianos podem gerar consequências: No caso de nódulo de tireoide maligno – ele pode crescer e se espalhar, gerando metástase para os linfonodos, que são as “ínguas”, as áreas de drenagem da própria região do pescoço.
Dor ou incômodo na parte anterior do pescoço; Dificuldade de engolir devido à possível compressão da traqueia ou do esôfago; Compressão cervical, podendo causar desconforto, dificuldade para respirar ou sensação de aperto. Defeito estético na região cervical, devido ao aumento de tamanho glandular ou nodular.
Porém, mesmo que cheguem a tamanhos avançados, a maior parte dos casos não apresenta grandes riscos. A maioria dos nódulos na tireoide é benigno, enquanto que somente uma pequena parcela – cerca de 4% nas mulheres e 8% em homens – são malignos, ou seja, cancerígenos.
TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita. Se o nódulo for maior que 1,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,0 e 1,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 9,1% dos nódulos TI-RADS 4 são cânceres. TI-RADS 5: lesão muito suspeita.
A punção na tireoide é geralmente recomendada quando o paciente apresenta nódulos tireoidianos com tamanho superior a 1 cm, particularmente se houver características suspeitas na ultrassonografia ou se o paciente tiver histórico de exposição à radiação ou antecedentes familiares de câncer de tireoide.
Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame).
Qual a diferença entre nódulo e tumor na tireoide?
Normalmente tumores menores do que 3 centímetros são chamados de nódulo e os maiores chamamos simplesmente “tumores”. Os tumores podem ser sólidos ou preenchidos com algum líquido, chamados também de cistos.
Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.