Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água. Ambos os testes funcionam porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa.
Quando ele afunda, mas fica deitado, apenas com a pontinha tocando no fundo do copo ou até mesmo no meio de recipiente, significa que ele não está tão fresco, mas ainda está adequado para consumir. Mas quando o ovo boia na água, significa que ele está velho ou passado.
O ovo fresco tem casca porosa e seca, o ovo velho tem casca lisa, fina, brilhante com linhas cinzas. Faça o teste, compare um ovo fresco com um ovo guardado há dias na geladeira: Quebre o ovo em um prato, se a clara e a gema estiverem firmes e a gema centralizada o ovo está novo.
Quando novo, a gema e a clara estão firmes, formando uma pequena pirâmide, que ficará mais espalhada quanto mais velho for o ovo. No ovo velho, a clara encontra-se quase liquefeita e a gema bem dilatada.
Antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou em um recipiente fundo com água. Se o ovo estiver fresco, vai afundar. Se boiar, ele possivelmente está podre.
Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água. Ambos os testes funcionam porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa.
Algumas pessoas podem ter alergias ou sensibilidade ao ovo. Nesses casos, o consumo não é indicado. Por fim, quem tem gastrite, insuficiência renal crônica e gordura no fígado deve consumir com moderação.
Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.
Mesmo que o ovo esteja na geladeira, é bom conferir se está fresco antes de consumir. O conteúdo deve ser firme. Quanto mais líquida estiver a clara, mais velho está o ovo. A gema que quebra e se "esparrama" também indica que o ovo está vencido.
No entanto, se ele não for armazenado corretamente ou usado dentro do período de validade, pode causar prejuízos à saúde. Ao consumir ovo estragado, qualquer pessoa pode correr riscos de infecção alimentar, especialmente pela contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo.
A coloração é outro ponto a ser observado: casca turva ou escurecida é o indicativo de envelhecimento do ovo, pois durante esse processo, há um aumento das bolsas de oxigênio no seu interior, causando essa mudança de cor. “Outro ponto importante são os cuidados com o produto após as compras.
Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
Basta sacudir o ovo. Caso ele faça barulho, significa que está vencido. Note se o ovo está com mau cheiro: Essa é uma das principais características que afirmam que o ovo de fato está estragado.
Naturalmente, a densidade da água é menor que a densidade do ovo e, por isso, no copo sem sal,o ovo afundou, pois, como o ovo possui mais densidade, a água fica por cima do ovo. O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade.
Você só precisa encostá-lo na luz direta e observar como ele fica por dentro. Se o ovo ficar bem iluminado, como se fosse uma lâmpada acesa, significa que ele está fresco e ótimo para o consumo. Agora, se encostar a lanterna na casca ele permanecer escuro, pode jogar o ovo fora porque ele está estragado.
Os ovos são essenciais na cozinha, mas para garantir sua segurança e frescor, é crucial armazená-los corretamente. A temperatura é fundamental: mantenha-os na geladeira entre 1°C e 4°C para desacelerar o crescimento de bactérias e manter sua qualidade por mais tempo.
- Uma boa dica é colocá-lo em um copo de água. Se afundar significa que está fresco; do contrário, se flutuar, significa que está em más condições. - Se ao quebrar o ovo a sua clara se dispersa, está indicando que ele perdeu o seu frescor.
Ovos mantidos sob temperatura ambiente reduzem a sua qualidade a partir dos 15 dias de armazenamento, sendo o armazenamento sob refrigeração durante o período de 30 dias, o recomendado para preservar a vida de prateleira do ovo para consumo.
Ovos com a casca quebrada ou suja não devem ser comprados ou consumidos. Quanto ao armazenamento, este deve ser feito em local limpo e em recipiente fechado, dentro da geladeira. Deve-se lembrar de eliminar a embalagem original do produto.
“O ovo é um alimento perecível e depois de cozido pode ser guardado em geladeira por até 24 horas. Como o ovo é um alimento fácil de se preparar, em 12 minutos está cozido, o ideal seria que fosse preparado no momento do consumo”, aponta.
Ao consumir ovos crus ou com gema mole, as pessoas têm maior chance de contrair salmonelose, que causa entre os sintomas, cólicas abdominais, diarréia, vômitos e febre. Os sintomas da salmonelose aparecem de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado.