Como descobrir se tem DTM?
Normalmente, ela é caracterizada por dor local ou a distância, estalos ao fazer esses movimentos, dores de cabeça, na nuca ou nos ouvidos e até pressão nos olhos. Em casos mais graves, a mandíbula pode ficar “travada” e impedir a abertura ou o fechamento da boca.Qual o exame para detectar a DTM?
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).Quem dá diagnóstico de DTM?
O dentista é quem diagnostica e propõem os tratamentos mais indicados, mas o acompanhamento com endocrinologista e com ginecologista pode ser necessário. Isso é indicado, especialmente, para os casos em que a DTM está associada às disfunções hormonais.Quais são os 3 tipos de DTM?
Tipos de DTM
- DTM muscular. DTM muscular é um tipo de problema associado ao tensionamento dos músculos mastigatórios. ...
- DTM articular. Por sua vez, os sintomas de DTM articular estão ligados a uma tensão na própria articulação, como sugere o nome. ...
- DTM mista. Temos, também, a disfunção mista entre os tipos de DTM.
20 perguntas para identificar DTM no seu paciente
O que pode ser confundido com DTM?
Essa sigla indica Disfunções da Articulação Temporomandibular, e você também pode encontrá-la sendo referenciada como DATM. Por isso, as pessoas fazem um pouco de confusão. Mas, como você viu, DTM são problemas, como dores, desgastes e degeneração, que afetam a ATM.Como saber se a DTM e articular ou muscular?
Se paciente aponta para a região da bochecha ou têmporas (áreas que possuem músculos) vai ter o diagnóstico de DTM muscular. Quando é apontado para a articulação é definida como DTM articular. O que esta sendo feito nada mais é que determinar a localização da dor.Qual o médico trata DTM?
Geralmente é o Cirurgião Bucomaxilofacial, especialista em disfunção temporomandibular, que trata desses casos. O critério de diagnóstico atual para as DTMs subdivide-se em desordens dolorosas, articulares e alterações degenerativas.O que acontece se a DTM não for tratada?
A disfunção temporomandibular pode evoluir para quadros preocupantes, gerando não só dor e desconforto, mas afetando diretamente na qualidade de vida do paciente. “A DTM interfere na função mastigatória, causando dores nos músculos e gerando uma grande fadiga neles”, relata o profissional.Onde dói quem tem DTM?
Os sinais mais comuns da DTM/DOF são: estalos nas ATM durante o movimento da mandíbula, dificuldades de abrir ou de fechar a boca, dor de cabeça, dor nas bochechas, na região da orelha e cansaço durante a mastigação.O que a DTM causa no corpo?
A DTM pode causar diversas alterações bucais como desgaste dos dentes, fraturas dentárias, alterações na oclusão, entre outros. Portanto, assim que detectados alguns sinais ou sintomas relacionados à DTM, é importante procurar um Cirurgião-Dentista que possa diagnosticar e conduzir o tratamento da melhor forma.Como é feita a avaliação em DTM?
Uma avaliação compreensiva deve incluir: a história do paciente, um completo exame físico, testes diagnósticos e, se necessário, imagens e testes laboratoriais. Ao finalizar a tomada da história, o clínico deve ter uma idéia racional da natureza do problema do paciente e iniciar o exercício do diagnóstico diferencial.Como palpar a ATM?
Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos. A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.Como é uma crise de DTM?
A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face.Qual o melhor relaxante muscular para DTM?
1: BZD) são os ansiolíticos mais utilizados nas DTM e muitas vezes integrados ao tratamento da dor miofascial crônica, por seus efeitos como relaxante muscular, e também por sua ação em sintomas frequentemente associados a esta síndrome como a ansiedade e a alteração do padrão de sono (ALMEIDA, FONSECA et al., 2016).Qual é a diferença entre ATM e DTM?
A ATM é composta por ossos, ligamentos, discos e músculos, sendo considerada uma das partes mais complexas do corpo humano. DTM, por sua vez, se refere a Disfunção da ATM, ou seja, são distúrbios da articulação da mandíbula, que causam limitações funcionais.Como curei a DTM?
3.1. Principais formas de tratamento para DTM
- Acompanhamento psicológico;
- Compressas frias para controlar a dor durante crises;
- Cirurgia;
- Exercícios para relaxamento muscular;
- Fisioterapia;
- Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios;
- Placas de mordida.