Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como identificar se o pneu está gasto?
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.Como saber se o pneu já está ruim?
Os sinais mais claros de que você precisa trocar os pneus do carro são facilmente observáveis. Se existe discrepância de desgaste, se os sulcos já não estão como deveriam ou, até mesmo, se existem bolhas, furos e cortes. Todos estes são fatores que influenciam fortemente na hora de tomar a decisão de trocar os pneus.Como saber se está na hora de trocar os pneus?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.Qual o limite de desgaste que um pneu pode ter?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.Você sabe quando deve trocar o pneu?
Como identificar o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como verificar o estado do pneu?
Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.Qual a vida útil de um pneu?
Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Como saber se o pneu está careca?
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.Como avaliar se um pneu é bom?
Caso não saiba, todo pneu é submetido a testes, recebendo uma pontuação que chamamos de classificação. As mesmas são A, B e C. Ou seja, pneus de classe A são considerados ótimos, B bom e C médios. Essas informações estão sempre gravadas na lateral do pneu, e também podem estar presentes na embalagem.Como saber se o pneu está meia vida?
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.Como conferir a durabilidade do pneu?
O Índice Treadwear varia de mínimo para máximo, iniciando-se em 60. O valor de referência é 100. Um exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 70, ele irá se desgastar 30% mais rápido que um pneu de 100. Outro exemplo: um pneu com índice Treadwear de 600 vai durar 6 vezes mais que o de 100.Qual pneu gasta mais, direito ou esquerdo?
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).O que desgasta o pneu?
Desgaste localizadoPode ser por uma frenagem brusca ou travagem de emergência, derrapagem transversal ou pelo bloqueio de pneus. Para prevenir, você precisa sempre verificar o sistema ABS e o sistema de travagem do veículo. Assim como, é claro, evitar as freadas repentinas do veículo.
O que observar na hora de comprar pneus?
Fique atento ao índice de carga e à velocidadeAlém dos números e letras que acabamos de mencionar, há outros indicadores que servem para identificar as características que o produto terá. Um desses indicadores é o índice de carga do pneu, que indica a carga máxima que o pneu pode suportar por motivos de segurança.
Como fazer o cálculo de gasto de pneu?
Divide-se o valor pela quantidade de meses: 300 / 15 = 20. R$ 20 é o valor mensal da troca de pneus. Depois, é só aplicar o método de dividir o valor mensal pela quilometragem rodada. Se o caminhão rodou 10.000 km no mês, então: 20 / 10.000 = 0,002.Quando é a hora de trocar o pneu?
Há uma marcação, no próprio pneu, que indica o desgaste máximo permitido pelo Código Nacional de Trânsito. A lei determina que a profundidade mínima dos sulcos não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco até a parte mais externa da banda de rodagem.Quantos km o pneu fica careca?
Dentro desses 60.000 quilômetros, o pneu pode apresentar uma boa performance com até cinco anos de uso. A partir dessa “idade”, é preciso que o pneu passe por inspeção profissional, para garantir que sua estrutura ainda esteja adequada.Qual o limite do pneu careca?
Como saber se o pneu está careca? De acordo com a Resolução 913/2022 do CONTRAN, os sulcos de um pneu de automóvel devem ter no mínimo 1,6 milímetros de profundidade, para garantir a estabilidade e segurança do veículo, evitando a aquaplanagem.Como saber se precisa trocar um pneu?
4 sinais que indicam a hora de trocar os pneus do carro
- Desgaste/TWI Atingido. O TWI é o índice que torna possível saber se os pneus do veículo estão dentro da vida útil recomendada pelo fabricante. ...
- Desgaste irregular. ...
- Envelhecimento. ...
- Furos ou cortes. ...
- Cuidados que contribuem para uma vida útil mais longa.