Como saber que está na hora de trocar o pneu?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.Como verificar o estado do pneu?
Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.Como saber se o pneu ainda pode rodar?
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.Como saber quando o pneu está ruim?
Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.Como FUNCIONA a etiqueta do INMETRO para PNEUS? O que SIGNIFICA? Classificação e Melhores avaliados
Como identificar o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Quantos km dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Quando sei que tenho que trocar os pneus?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Como olhar se o pneu está vencido?
Como identificar a data de fabricaçãoLá, você encontrará a sigla DOT seguida de quatro dígitos. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Por exemplo, se você encontrar DOT 2320, significa que o pneu foi produzido na 23ª semana de 2020.
Como ver se o pneu está careca?
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.Como avaliar se um pneu é bom?
Caso não saiba, todo pneu é submetido a testes, recebendo uma pontuação que chamamos de classificação. As mesmas são A, B e C. Ou seja, pneus de classe A são considerados ótimos, B bom e C médios. Essas informações estão sempre gravadas na lateral do pneu, e também podem estar presentes na embalagem.Quantos anos dura um pneu?
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.Como conferir a durabilidade do pneu?
O Índice Treadwear varia de mínimo para máximo, iniciando-se em 60. O valor de referência é 100. Um exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 70, ele irá se desgastar 30% mais rápido que um pneu de 100. Outro exemplo: um pneu com índice Treadwear de 600 vai durar 6 vezes mais que o de 100.Qual o limite de desgaste do pneu?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.Como medir o sulco do pneu?
Podemos medir a profundidade dos sulcos do pneu pelo paquímetro analógico, aferidor eletrônico ou observando o TWI do pneu. Cada método tem diferentes características e você precisa avaliar qual alternativa melhor se encaixa na rotina da sua operação.Como saber se está na hora de calibrar o pneu?
Passo 2: Verifique a calibragem dos pneus
- Vá a um posto de gasolina e procure por um calibrador de pneu.
- Insira o bocal do calibrador na válvula do seu pneu.
- O manômetro (medidor de pressão do pneu) exibe a pressão interna em bares ou PSI.
- O chiado que você ouve é emitido pelo ar que escapa do pneu.
Como saber se o pneu está ressecado?
Entre os sulcos dos pneus há filetes de borracha que indicam o desgaste, o chamado Tread Wear Indicator (TWI). Quando a superfície do pneu começa a se aproximar desses pequenos blocos, significa que a profundidade da banda de rodagem está ficando menor que 1,6 mm e chegou a hora de trocá-lo.É perigoso rodar com pneu vencido?
O que as regras de trânsito estabelecem é a penalização por rodar com pneus em mau estado de conservação, como exemplares 'carecas' , com banda de rodagem muito desgastada, que apresenta risco à segurança. A multa para pneus em mau estado é de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).Como saber se o pneu é novo?
Como Identificar um Pneu Novo: 5 Indicadores CruciaisVerifique a banda de rodagem: Pneus novos têm uma profundidade de banda de rodagem completa. Observe a aparência geral: Pneus novos não devem ter cortes, rachaduras ou bolhas. Verifique a data de fabricação: A data de fabricação está codificada no pneu.