Como saber que está na hora de trocar o pneu?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.Como saber se meu pneu está vencido?
As fabricantes recomendam realizar inspeções anuais após o pneu completar cinco anos de vida, seja em uso ou armazenado. Para saber a data de fabricação do pneu, é necessário procurar os quatro últimos dígitos do DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu.Como saber se o pneu está ruim?
Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.Como saber se o pneu está meia vida?
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.Você sabe quando deve trocar o pneu?
Como saber se um pneu está velho?
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.Como verificar a vida do pneu?
Mesmo que um pneu pareça em bom estado, é importante levar em consideração sua idade. Os pneus têm uma vida útil que geralmente é de cinco a seis anos a partir da data de fabricação. Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT.Como identificar o desgaste do pneu?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como verificar o estado dos pneus?
Use um medidor de pressão de pneus confiável para verificar a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe (caso seu veículo o tenha). Verifique a pressão quando os pneus estiverem frios, pois a pressão aumenta à medida que os pneus esquentam durante a condução.Quantos anos dura um pneu?
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.É perigoso rodar com pneu vencido?
O que as regras de trânsito estabelecem é a penalização por rodar com pneus em mau estado de conservação, como exemplares 'carecas' , com banda de rodagem muito desgastada, que apresenta risco à segurança. A multa para pneus em mau estado é de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).Pode usar pneu com mais de 5 anos?
A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.Como saber se o pneu está careca?
Uso de medidor de profundidadeOutra forma eficaz é utilizar um medidor de profundidade de pneus. Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente.
Quantos km dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Qual o limite de desgaste do pneu?
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.Como verificar o vencimento de pneus?
Para determinar a idade dos seus pneus, basta olhar para a estampa DOT na parede lateral. No final da marcação DOT, haverá um número de 4 dígitos. Este é o código de data.Como saber se está na hora de trocar os pneus?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Como conferir a durabilidade do pneu?
O Índice Treadwear varia de mínimo para máximo, iniciando-se em 60. O valor de referência é 100. Um exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 70, ele irá se desgastar 30% mais rápido que um pneu de 100. Outro exemplo: um pneu com índice Treadwear de 600 vai durar 6 vezes mais que o de 100.Como podemos saber se o pneu está em condições de uso?
- Pneus em mau estado de conservação possuem sulcos pouco profundos.
- A calibragem incorreta também contribui para uma má conservação dos pneus.
- Aparecimento de deformidades e bolhas também é um mau sinal.
- Desgaste irregular na banda de rodagem também é um sinal de más condições dos pneus.