Ao montar um jogo de assimétricos no carro, cada um dos quatro pneus tem uma posição específica na hora da montagem dos eixos. O unidirecional precisa respeitar o sentido de rodagem, enquanto o bidirecional pode ser colocado em qualquer posição e rodar nos dois sentidos.
Os pneus que possuem lado de montagem possuem a palavra “Outside” marcada na lateral do pneu que deve ficar do lado externo do veículo e a palavra “Inside” marcada na lateral do pneu que deve ficar do lado interno do veículo. Alguns pneus possuem uma seta marcada em sua lateral seguida da palavra “Rotation”.
Você consegue identificar o pneu assimétrico ao encontrar termos específicos gravados na lateral, como “exterior/interior, outside/inside ou extérieur/intérieur”.
Desta forma, ao fazer o rodízio, não se pode inverter a posição entre os lados direito e esquerdo, pode-se mudar apenas os pneus dianteiros com os traseiros. Caso sejam trocados de forma errada, a eficiência dos mesmos será prejudicada, seu desgaste será maior e o escoamento de água será dificultado.
Conclusão: Não há problema algum em inverter o sentido de rotação do pneu e, portanto, fazê-lo não provocará qualquer tipo de problema (ruído, vibração, etc). Vale ressaltar que a inversão do sentido de rotação do pneu no carro deve respeitar o tipo de banda de rodagem deste.
Evita a aquaplanagem: pneus novos na frente ajudam a evitar a aquaplanagem, o que é crucial para a segurança em estradas molhadas. Estabilidade aprimorada: melhora a estabilidade do veículo em situações de frenagem e curvas.
De acordo com Fabrice Weisgal Wermus, gerente de marketing da Goodyear do Brasil, o modelo de pneu com banda assimétrica é único. É a sua colocação na roda que definirá seu desempenho. A banda do pneu possui um lado externo definido, e este deve sempre ser montado voltado para fora do veículo.
A cada 10 mil quilômetros, o motorista deve trocar de forma cruzada os pneus dianteiros com o traseiro. Troca cruzada, como assim? Simples. O pneu dianteiro esquerdo vai para a roda traseira direita, assim como o pneu dianteiro direito vai para a roda traseira esquerda e vice e versa.
Os pneus com um perfil direccional, ou seja, que devem rodar apenas numa direcção, têm o sentido de rotação indicado por uma seta no pneu. A seta indica o sentido de rotação da roda.
A primeira coisa a ser feita, é afrouxar os parafusos. E se você tem dúvida para que lado gira o parafuso do pneu, anota aí: é para o sentido anti-horário!
O pneu dianteiro esquerdo deve ser posicionado do mesmo lado, mas na parte traseira. O mesmo se aplica ao lado direito. Por outro lado, pneus simétricos não são afetados pela posição da roda durante uma rotação.
Neste caso, observe a indicação na lateral do pneu. O lado em que estiver escrito INSIDE deve estar voltado para o lado de dentro do veículo. Por sua vez, o lado em que estiver escrito OUTSIDE estará voltado para o lado de fora.
De frente para a roda do seu carro, a chave vai desparafusar se você encaixá-la no parafuso e girá-la no sentido anti-horário (da direita para a esquerda), e apertar os parafusos no sentido horário (da esquerda para a direita).
Todos os pneus nos dias de hoje saem com a referência de “OUTSIDE e “INSIDE. Seguindo sua primeira referência Outside(pra fora) está parte do pneu deve ficar para fora sendo assim a marcação Inside(lado de dentro) deve ser para dentro.
Use a chave e gire no sentido anti-horário – 90% dos veículos os parafusos giram nesse sentido. Se a academia não estiver em dia, tudo bem, libere sua frustração com a situação e use os pés na chave para abrir. Desde que esteja no sentido horário, vai ser fácil afrouxar os parafusos.
A causa mais comum desse desgaste unilateral (em apenas um lado do pneu) é o alinhamento falho. A suspensão mal alinhada faz com que o pneu fique torto e em contato desigual com o chão. Contudo, o excesso de carga localizado no veículo também pode acarretar nesse problema.
É possível montar pneus de marcas, pisos ou profundidades diferentes no mesmo eixo? No geral a lei não o proíbe. Num mesmo eixo, os pneus devem ser iguais (marca, modelo, dimensão, índices de carga e código de velocidade).
Um teste simples para confirmar isso: com o pneu no chão, repare nos desenhos da banda de rodagem. Gire o pneu uma volta, em torno do seu eixo vertical. O desenho continuará com a mesma direção.
O pneu simétrico é o modelo mais popular e econômico do mercado. Recomendado para pistas secas, esse tipo de pneu apresenta maior durabilidade e pode aguentar temperaturas mais elevadas. Para identificar um pneu simétrico, basta o motorista dividir a banda de rodagem em duas.
Qual a diferença entre pneu assimétrico e assimétrico?
Enquanto o simétrico é o mais popular, o pneu assimétrico tem uma tecnologia mais avançada. Esse tipo é mais largo, com a banda de rodagem ficando mais em contato com o piso. Olhando-se a banda de rodagem de frente, nota-se que os dois lados do pneu assimétrico têm desenho diferente.