Preste atenção nesses sons para observar se há alguma anormalidade no padrão, o que pode indicar chips queimados. No manual do fabricante da peça deve estar indicada uma lista de códigos de erros, que podem ajudar a descobrir se o problema é na CPU ou em outro lugar.
Há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado: vida útil, superaquecimento, overclocking do PC, sobrecarga de energia elétrica.
Primeiramente, é caso ele apresente problema ao ligar. Caso você ligue o computador, ele faça barulhinhos de que está ligando, o cooler funcione, mas o sistema operacional não carregue, esse é um sinal de problema no processador. Também pode acontecer dele ligar, mas imediatamente desligar sozinho.
Como saber identificar se o Processador está Queimado
O que acontece se o processador estragar?
Forçar a CPU para atuar muito além da velocidade de clock padrão pode causar uma sobrecarga e inutilizá-la. Como qualquer aparelho eletrônico, computadores e notebooks também podem ser vítimas de sobrecarga de energia (relâmpagos, pico de alta tensão na rede).
O superaquecimento do processador pode ocorrer devido a várias razões, como má ventilação do gabinete, dissipador de calor obstruído por poeira, pasta térmica desgastada ou aplicada de forma inadequada, overclocking excessivo, entre outros fatores.
Atualmente, o limite térmico dos principais CPUs, tanto Intel quanto AMD, é de 100ºC, com alguma margem de erro, mas trabalhar constantemente nessas temperaturas pode levar a outros problemas.
A sobrecarga de tomadas pode causar superaquecimento e, eventualmente, queimar o computador. Portanto, distribua os dispositivos entre várias tomadas ou use régua de energia com proteção.
Quais são os sintomas de superaquecimento do processador?
O sistema inicializa e desliga automaticamente após um curto período. A frequência operacional relatada da CPU é menor do que a esperada. Evidência de limitação da CPU.
Seu computador anda lento, travando, desligando sozinho ou dando tela azul com muita frequência? Saiba que esses podem ser sintomas que de defeito na memória RAM! O Random Access Memory, ou simplesmente RAM, é o responsável pelo armazenamento temporário de dados, como por exemplo programas em uso.
Como saber se o problema é no processador ou na placa-mãe?
Uma opção seria testar os dois pentes de memória em outro sistema com uma placa-mãe e processador compatíveis para ver se eles funcionam normalmente em dual channel. Se eles funcionarem, é provável que o problema esteja na controladora de memória do processador ou na placa-mãe.
Quando queima a placa-mãe perde tudo? Os dados não são perdidos quando a placa-mãe queima. Desde que o HD ou SSD não sejam prejudicados. Porém, durante a troca do componente, sua máquina precisará ser formatada.
Uma maneira simples de verificar se o chip está enfrentando gargalos é verificar o seu desempenho. No Windows, por exemplo, basta abrir o “Gerenciador de Tarefas” e verificar a porcentagem de uso da CPU.
Quais são os principais problemas de um processador?
Superaquecimento do computador, alta temperatura do processador ou erros frequentes de tela azul são problemas comuns que muitos jogadores e proprietários de cafés da Internet estão encontrando.
O que acontece se o processador chegar a 100 graus?
Tanto para o processador como para outros componentes do computador, ficar trabalhando constantemente em uma temperatura alta tende a diminuir o tempo de vida desses componentes, além de gerar instabilidade e redução de desempenho em algumas dessas peças.
O comportamento de alta temperatura do processador normalmente tem relação com uma: falha de hardware; ausência de pasta térmica; excesso de poeira ou mal funcionamento do sistema de resfriamento.
A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a potência para evitar o superaquecimento. O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C.
Você pode executar diagnósticos no processador por meio da Ferramenta de diagnóstico do processador Intel. No link acima, faça download da Ferramenta de diagnóstico do processador Intel, execute o arquivo e verifique se a Internet está conectada, pois ela faz download dos componentes necessários para executar o teste.
Pode levar ao superaquecimento. Isso pode danificar a CPU e outros compentes. Alguns programas podem não funcionar corretamente se a CPU estiver em 100%.
Usando um cotonete ou pano de microfibra embebido em álcool isopropílico, limpe cuidadosamente a superfície do processador e a superfície do dissipador de calor. Certifique-se de remover completamente a pasta térmica antiga e qualquer sujeira.
Em Windows, use Pesquisar na barra de tarefas para pesquisar "Verificação de integridade do PC", em seguida, selecione-a na lista de resultados. Se uma atualização da Verificação de integridade do PC estiver disponível, você poderá instalá-la rapidamente para a versão mais recente.
Toque nas teclas Windows + R ao mesmo tempo para abrir a caixa de diálogo 'Executar'. Comece digitando 'dxdiag' e clique em Enter. Marque sim se você for solicitado a verificar os seus drivers. A velocidade do processador estará exibida na Guia Sistema.
Se você deseja uma rápida visão geral do hardware do seu sistema, use o painel esquerdo para navegar até Relatórios> Sistema> Diagnósticos do sistema> [Nome do computador] . Ele fornece várias verificações de hardware, software, CPU, rede, disco e memória, além de uma longa lista de estatísticas detalhadas.