RESULTADO DE EXAMES Cerca de 45 dias após a doação, o voluntário pode acessar o resultado dos exames sorológicos pelo portal do doador, através do site: doador.hemoce.ce.gov.br.
Os resultados dos testes são enviados através dos Correios, para o endereço informado durante o cadastro, até 30 dias após a doação de sangue. Se preferir, o doador poderá buscá-los pessoalmente no serviço de atendimento ao doador (SAD), na sede da Hemoba, Av. Vasco da Gama, após 72h da doação.
A plataforma está integrada ao ConecteSUS e possibilita, entre outras funcionalidades, que o cidadão localize facilmente a rede saúde mais próxima e baixe a carteira do doador, onde consta o tipo sanguíneo e a data da última doação.
Como posso ver o resultado da minha doação de sangue?
Os testes descritos são realizados a cada doação, e você receberá os resultados impressos na sua Carteirinha do Doador. Caso haja alguma alteração no resultado, você será comunicado(a) e talvez seja necessário repetir os exames.
Quando há alguma alteração nos resultados, o doador é convocado - por carta registrada - para prestar esclarecimentos ou mesmo para fazer uma nova coleta.
QUANTO TEMPO LEVA PARA O ORGANISMO REPOR O SANGUE DOADO?
Como saber se deu certo a doação de sangue?
RESULTADO DE EXAMES
Cerca de 45 dias após a doação, o voluntário pode acessar o resultado dos exames sorológicos pelo portal do doador, através do site: doador.hemoce.ce.gov.br.
Quanto tempo demora para sair o resultado da doação de sangue?
Os exames ficam disponíveis a partir de 15 dias após a doação e são entregues apenas ao doador, mediante inserção dos códigos de triagem e número de doador, recebidos em mãos no ato da doação.
Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.
São realizados exames sorológicos (HIV, HTLV, Hepatite B e C, sífilis e Chagas) em todas as doações de sangue, porém existe um período denominado janela imunológica (ou sorológica) em que uma pessoa pode estar infectada e não ser detectado pelos exames.
Quantas vezes preciso doar sangue para ter a carteirinha?
Todos os associados do clube têm direito a uma carteirinha digital nas seguintes modalidades: acima de 10 (dez) doações voluntárias o doador receberá o Cartão Bronze, depois da 20ª doação o Cartão Prata e depois da 50ª doação o Cartão Ouro.
Quanto tempo o corpo leva para se recuperar após doar sangue?
A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.
A carteira e a declaração de doador são os meios de comprovação de cadastro emitidos pelo REDOME. Para obtê-los, basta fazer download do Aplicativo REDOME (Android e IOS) e fornecer seus dados de identificação.
Quanto tempo vale a carteirinha de doador de sangue?
§ 2º A carteira de Doador de Sangue terá validade de 120(cento e vinte) dias contados da última doação. Art. 4º Para receber o atendimento preferencial de que trata a presente lei o doador apresentará a carteira de “Doador de Sangue” que deverá estar dentro do prazo de validade. Art.
Sintomas pós-doação - Apesar de serem muito incomuns, podem ocorrer: fraqueza, dor de cabeça, tontura, queda de pressão, sudorese, náuseas, vômitos, dor ou hematoma no local da punção, desmaios ou convulsões.
Quais os benefícios para quem tem carteirinha de doador de sangue?
Conforme a Lei nº 13.891, de 2 de janeiro de 2012, doadores de sangue regulares têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. A meia-entrada corresponde a 50% do valor do ingresso, sem restrição de data e horário.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.
É realizado algum exame no sangue doado? Sim. Os exames realizados no sangue doado são: Tipagem sanguínea, Sorologias para Hepatites B e C, HIV, HTLV, Sífilis, Chagas, e o exame NAT (teste de ácido nucléico) para Hepatites B e C, HIV e Malária.
Quem doa tem direito a atestado de doação de sangue? O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem Prejuízo de salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Aquelas provenientes de vírus ou bactérias inativadas (mortas) como a do Tétano; Cólera; Pólio (Salk); Difteria; Febre Tifóide e Paratifóide (injetável); Meningite; Coqueluche; Hepatite A; Peste, Pneumococo; Leptospirose; Brucelose; Haemophillus influenzae tipo B; Antraz; Doença de Lyme; Influenza; HPV; exigem um ...
O sangue doado é testado para hepatite B e C, HIV, HTLV I e II, Chagas e sífilis. Se um destes testes apresentar resultado alterado, o sangue doado não será utilizado para transfusão e o doador será convocado a retornar à Fundação Pró-Sangue para repetição dos exames.
Também são descartadas as bolsas cujo plasma do doador está turvo às custas de gordura no sangue (lipemia) ou que tenha sido colhida uma quantidade muito acima ou muito abaixo da quantidade padronizada para a quantidade de solução preservadora presente na bolsa.
· Hemorrágica: apto a doar 6 meses após a recuperação completa. » Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.