Hoje as principais marcas dessa substância são o Sculptra® e o Elleva®. Em geral, têm durabilidade de 24 a 25 meses, no entanto, é recomendado que sejam feitas manutenções pelo menos 1 vez ao ano, pois, assim você mantém o estímulo.
Sculptra. Produzido pela Aventis e comercializado pela Galderma., surgiu no começo dos anos 2000, este produto é derivado do Ácido Poli-L-Lático e seu uso foi indicado em um primeiro momento para pacientes HIV positivos com quadros de Lipodistrofia.
Os preenchedores Sculptra® e Radiesse® têm complicações incomuns e geralmente transitórias. Podem ser observados dor, edema, vermelhidão e hematomas após a aplicação. Nódulos são pouco frequentes e, na maioria das vezes, resultam de uma técnica de aplicação inadequada, muito superficial, dos produtos.
Quais são os riscos e os possíveis efeitos colaterais do Sculptra? Pequenos nós sob a pele podem ocorrer imediatamente após a injeção, geralmente como resultado do inchaço e devem ser massageados. Se eles ainda estiverem lá mais de um mês após o tratamento, entre em contato com seu médico.
Composto pela mesma substância do Sculptra® o Rennova Elleva® é um bioestimulador muito eficaz, composto por 210 mg de ácido Poli-L-Latico, 132 mg Carboximetilcelulose (CMC), e 178 mg manitol apirogênico, é utilizado para as mesmas indicações: flacidez, celulite, melhora da qualidade dérmica, podendo ser utilizado no ...
Recomenda-se aplicação de até 0,3 mL a cada cm2, de 3 – 6 sessões, com volume total de produto de até 16 mL, podendo ser essa diluição de 1 ou 2 frascos por área a ser tratada com intervalo mínimo de 3 semanas entre as sessões. Na fossa piriforme, recomenda-se aplicar até 0,3 mL a cada cm2.
Cada sessão de aplicação pode custar em torno de 3.000 a 6.000 reais dependo da quantidade a ser aplicada. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A pele é preparada com um anestésico tópico e o Sculptra é inserido com aplicações em camadas profundas da pele, a derme. São feitas cerca de 3 sessões. Depende da idade e do estado da pele de cada paciente. Depois, é feito uma manutenção a cada 12 meses, ou seja, uma vez ao ano.
O Radiesse, Sculptra e Ellansé são os mais famosos bioestimuladores no mercado! Mas você sabe qual a diferença entre eles? Antes de mais nada, é importante entender que esses são três compostos distintos.
O que corta o efeito do Bioestimulador de colágeno?
Após a aplicação de bioestimuladores de colágeno, recomenda-se evitar o uso concomitatante de anti-inflamatórios, corticoides, que possam interferir na ação do medicamento. No caso, não havia opção e era necessário o tratamento do quadro infeccioso de COVID.
Para quem deseja saber qual opção é mais vantajosa: Ultraformer ou Sculptra, é importante se atentar para o seguinte: nenhum dos dois tratamentos supera o outro de forma tão evidente, ambos são eficientes e apresentam excelentes resultados.
COMO PODEMOS AUMENTAR O EFEITO DO RADIESSE OU DO SCULPTRA? Podemos potencializar o efeito dos bioestimuladores através da associação de procedimentos que estimulam o colágeno como o laser de CO2 fracionado, ultrassom microfocado (Ultraskin) e radiofrequência.
Radiesse possui um efeito preenchedor mais imediato e uma duração que pode variar de 12 a 18 meses enquanto o Sculptra oferece um efeito volumizador suave em determinadas áreas, mas não preenchedor como o Radiesse, e o seus efeitos são notados após algumas semanas, podendo ser sustentados por aproximadamente 24 meses.
O Sculptra é indicado para o tratamento de flacidez facial, flacidez corporal de regiões como braços, glúteos, coxas, axilas, pescoço, colo e mãos, flacidez abdominal (principalmente após emagrecimento e gravidez), tratamento do famoso “bigode chinês” e as rugas de “marionete”, tratamento de celulite e também da perda ...
A sessão dura cerca de 45 minutos e a cada 3 ou 4 injeções o dermatologista realiza uma leve massagem para que o produto se espalhe de maneira homogêneo. Em geral, é utilizada no mínimo uma ampola do Sculptra® para cada lado do glúteo.
Sculptra® possui duplo mecanismo de ação: preserva o colágeno e estimula sua produção na pele em 66,5% em 3 meses, aumentando sua espessura em 73%, em média após 12 meses.
Dos dois bioestimuladores de colágeno, a Sculptra é a que possui mais tempo de duração, podendo notar os resultados das sessões por até 25 meses. A Radiesse, por ter um efeito mais imediato e função também de preenchimento, tem uma duração mais curta, por volta de 12 a 18 meses.
Não existe nenhum “antídoto específico” porém a hialuronidase pode ser usada. Após um tempo seu rosto retornará ao formato de antes, porém há de se registar que o “ganho” do bioestimulador pode ser permanente em um baixo percentual.
É necessário massagear adequadamente a região onde o produto foi aplicado para que não ocorra acúmulo e formação de pequenas granulações do material, prejudicando a sua eficácia.
Assim, das complicações mais comuns destacam-se: inchaço, hematomas, eritema e dor, que normalmente se resolvem espontaneamente em algumas semanas, sem importante gravidade; além de nódulos/pápulas e granulomas, que são complicações de gravidade moderada.