Quando falamos em "como saber se o sonho é um aviso", estamos nos referindo à capacidade de discernir se um sonho possui um significado mais profundo e se está tentando transmitir uma mensagem importante. É importante ressaltar que nem todos os sonhos são avisos, mas alguns podem ser interpretados dessa forma.
Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.
O sonho é um sinal e um sinal porque ele é um efeito e todo efeito é um sinal de sua causa. Isso acontece com todas as produções do inconsciente, tanto nos estados normais como nos patológicos.
Portanto, sonho premonitório significa viajar ao espaço e visualizar antecipadamente o que irá acontecer", explica. Segundo ela, todos os sonhos geralmente se desenrolam a partir de fatos reais, avisos ou simbologias. Por isso, é preciso se atentar às mensagens e imagens que chegam durante a noite.
Jó 33:14-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Pois Deus fala repetidamente, embora as pessoas não prestem atenção. Fala em sonhos, em visões durante a noite, quando o sono profundo cai sobre todos, enquanto dormem em suas camas. Sussurra em seus ouvidos e aterroriza-os com advertências.
SIGNIFICADO DOS SONHOS (COMO SABER SE O SONHO É REVELAÇÃO DE DEUS)
Quais são os sinais que revelam a presença de Deus?
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
Sonhos premonitórios são difíceis de descobrir! Assim como Domitila, você nunca saberá na hora se seu sonho foi premonitório ou não. A única maneira de saber é se isso se tornar realidade - e isso pode ser no dia seguinte ou três anos depois.
Acordar muito durante os sonhos pode ser um indício de que a qualidade do sono não vai bem. Além de sintoma de estresse e ansiedade, isso está relacionado a quadros de insônia, ronco e apneia obstrutiva do sono.
Existem alguns sinais que nos indicam se temos ou não o dom da revelação como ter um desejo crescente de construir um relacionamento com Deus, orar espontaneamente, rezar por uma pessoa e receber a resposta dela de que as palavras que você usou eram exatamente as que ela precisava ouvir.
Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.
Os sonhos têm significados? Verdade. “Os sonhos são imagens que trazem consigo diversos significados, esses podem ter parte da nossa própria vida ou podem vir de um fundo de toda humanidade, carregamos conosco algumas imagens e possibilidades que são iguais em qualquer cultura.
Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.
Podemos sentir-nos melhor só por contarmos a alguém os nossos pesadelos e como eles nos fizeram sentir – um amigo, os Pais, um Professor ou o Psicólogo da escola. Se há alguma coisa que durante o dia nos deixa preocupados também podemos falar sobre isso.
Estresse, ansiedade, rotina de sono irregular, uso de medicamentos antidepressivos e para hipertensão podem aumentar os riscos de ter pesadelos. Pessoas que sofreram algum tipo de trauma recente, como acidentes, assalto, estupro ou a morte de uma pessoa querida, tendem a ter sonhos ruins.
Além dos temas recorrentes, algumas características prevaleciam nos sonhos entre as pessoas com ansiedade, entre elas a presença de relacionamentos antigos e a alta potência e velocidade. O autor da pesquisa, Anton Ramish, explicou que os ansiosos tendem a ter mais pesadelos com ambientes assustadores e hostis.
Por sua vez, os sonhos de origem satânica são quase sempre fascinantes, e podem conter verdades, para confundir a pessoa. Suas predições podem até se cumprir, mas eles tendem a afastar, eventualmente e de alguma forma, a pessoa de Deus e de Sua vontade (ver Jeremias 29:8; Mateus 24:24; 1 Pedro 5:8).
A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.
“O sonho é uma tentativa de simular o amanhã com base no ontem; a recombinação disso abre espaço para novas ideias e criatividade", argumenta Sidarta Ribeiro. Para o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos podem sim prever o futuro.
Na realidade, somos bombardeados pelos muitos sinais que o Senhor nos envia: Ele fala conosco por meio da nossa intuição, através dos nossos amigos, das circunstâncias, usa a letra de uma música, um texto, um filme...
O perdão e a misericórdia divina nos lavam e purificam. Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50).