Como saber se o terminal de direção está com problema?
Ao girar o volante, se você sentir trepidação ou vibração excessiva, especialmente em velocidades mais altas, pode ser um indício de problemas no terminal de direção.
Quais são os sintomas quando o terminal de direção está ruim?
Os principais sintomas indicativos de problemas nos terminais de direção são: Trepidação – Facilmente percebido ao dirigir. Folga na direção – Outro problema que surge quando o terminal de direção está danificado. Essa condição prejudica a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, podendo causar acidentes.
Quando é necessário trocar os terminais de direção?
Quando saber a hora da troca
O primeiro deles é a folga na direção, perceptível pelo condutor pela sensação de imprecisão ou movimento excessivo, em desacordo com o movimento do volante. Vibrações ao esterçar as rodas também são indicativos de que os terminais precisam de atenção.
O que acontece quando o terminal de direção quebra?
Além de dificultar o controle do veículo, se o terminal quebrar durante uma viagem, provavelmente o motorista perderá a direção, o que pode provocar um acidente grave. Infelizmente nem sempre dá para prever uma situação dessas; por isso, o certo é fazer a inspeção preventiva a cada 10.000 km.
Ela deve ser realizada, em média, a cada 10 mil quilômetros. Em caso de dúvida sobre o tempo ideal para o seu veículo, siga as instruções do manual do fabricante do automóvel. Se mesmo com esses cuidados você tiver dificuldades em dirigir, pode ser sinal de que está na hora de trocar o terminal de direção.
Terminal de direção | Como funciona e quando trocar | Suspensão - #3
O que acontece se o braço axial estiver ruim?
Fique atento a possíveis problemas com a suspensão, eixos, balanceamento, rodas amassadas e pneus desgastados, pois qualquer defeito em algum desses itens pode vir a desgastar a barra axial do seu automóvel. Como consequência, você terá a sensação ao dirigir de que o carro está “tremendo”.
O que acontece se o pivô está ruim? Algumas mudanças podem ser observadas nessas situações, como folga na direção, batidas secas e barulhos agudos ao fazer curvas ou percorrer desníveis. O desgaste irregular dos pneus também está entre os sinais de problemas.
Qual a diferença entre pivô e terminal de direção?
O pivô é um componente metálico, comumente fixado na bandeja de suspensão, conectando o chassi do carro ao telescópio, cubo de roda e manga de eixo. Por outro lado, o terminal de direção é uma peça roscada no terminal axial, conectando-se à caixa de direção e posicionada junto às rodas do veículo.
A Nakata é reconhecida como a marca líder em Top of Mind e Top of Market na categoria de terminais de direção, segundo a pesquisa da Revista O Mecânico em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec).
O terminal de direção, ou ponteira, como também é chamado, liga todo o sistema de direção às rodas do veículo. É dele a tarefa de transmitir o movimento da caixa de direção para as rodas, em conjunto com o terminal axial.
Como eu sei que a barra de direção do carro está com problema?
Se o veículo está com folga na barra de direção a comunicação entre o volante e as rodas apresentará problemas. Sendo assim, você vai sentir uma imprecisão e demora na resposta do volante.
Negligência na manutenção: A falta de manutenção preventiva, como a lubrificação adequada das juntas, pode levar ao desgaste prematuro das peças. Impactos e colisões: Acidentes ou colisões, mesmo os de baixa intensidade, podem danificar o terminal de direção.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
A folga no volante é mais comum em carros equipados com direção hidráulica e pode estar associada a vazamentos de óleo ou ao desgaste de componentes do veículo. É importante ficar atento ao possível ressecamento da mangueira do fluido de direção e seguir o período de troca de óleo indicado no manual do veículo.
É perigoso andar com problema na caixa de direção?
Problemas na caixa de direção, assim como em qualquer outra peça ou parte do seu carro, pode ser bastante perigoso. No caso dos volantes, a dificuldade em fazer manobras pode resultar em acidentes fatais. Por isso, quanto mais cedo eliminar o problema, mais segurança e menos gastos financeiros você vai ter.
Vale a pena reparar a caixa de direção? Vamos relembrar quanto custa consertar a direção hidráulica? Para fazer este serviço, o motorista precisará desembolsar, em média, entre R$ 750,00 e R$ 900,00. Fora isso, ainda ficará sem carro entre dois e três dias.
Existem inúmeras causas para isso: desde o vazamento de óleo, até defeitos na bomba hidráulica de direção assistida. O ideal é começar verificando as possibilidades mais simples, como o nível do óleo, e seguir para problemas menos prováveis, enquanto a causa da falha não for encontrada.
Um terminal de direção danificado pode causar desgaste irregular ou excessivo dos pneus. Para prevenir, é importante fazer a inspeção visual dos seus pneus e, se eles apresentarem desgaste excessivo de um lado, mas não tanto do outro lado, pode ser um sinal de componentes do sistema de direção com defeito.
Resumidamente, esse é o papel da barra axial. Por se tratar de uma barra articulada, além de permitir que a roda se movimente horizontalmente, ela também faz com que aconteça o movimento vertical, tornando a direção mais segura e confiável mesmo quando se dirige em terrenos esburacados.
Essa peça tem uma vida útil longa, mas quando há problemas, pode ser confundida com outras peças do sistema de suspensão. Por isso, é aconselhando inspeções na peça a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses, juntamente com outros componentes da suspensão e direção — ou, conforme o manual do veículo.
Um dos sinais mais evidentes de um pivô desgastado são ruídos anormais, como batidas ou rangidos, especialmente ao passar por estradas irregulares, lombadas ou em curvas. Outro indicador importante é o desgaste irregular dos pneus, que pode ocorrer devido a um alinhamento inadequado provocado por pivôs danificados.
O que acontece com o carro quando o pivô está ruim?
Além da ligação entre os componentes, sua função é permitir o movimento angular das rodas. No caso de uma quebra do pivô de suspensão, a conexão do sistema de direção com as rodas é completamente perdida, o que pode gerar sérios acidentes.
Em geral, a peça apresenta defeitos quando está gasta ou folgada. Quando está folgada, ela costuma causar um barulho incômodo e constante. O som é semelhante ao de um porta-malas aberto, e vai aumentando gradativamente com o passar dos anos.